Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/05/2013 - 09:55

Abraceel propõe novo modelo para formação do preço do gás natural

Entidade e mais 14 associações de classe da área empresarial alertam para perda de competitividade da indústria nacional, pois o insumo brasileiro conta com uma das maiores tarifas do mundo.

Brasília – 15 entidades de classe do setor energético brasileiro, coordenadas pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), propõem um novo modelo para a formação do preço do gás natural no Brasil. Tal como está hoje, o insumo conta com uma das tarifas mais caras em todo o mundo, inclusive quando comparada com países que são fortes importadores, tais como Alemanha, Reino Unido e Espanha.

O estudo elaborado pelas entidades mostra que a estrutura de precificação da molécula atrelada ao petróleo vem na contramão da tendência dos demais países produtores, onde ocorre a formação do preço pela competição gás-gás ou pelo seu custo. “Para o Brasil, em especial, essa contradição é relevante, uma vez que o País segue no sentido de significativo aumento da sua produção de gás”, afirma Reginaldo Medeiros, presidente da Abraceel e coordenador do Fórum das Associações Empresariais Pró-Desenvolvimento do Mercado de Gás Natural.

O grupo acaba de cumprir missão oficial com deputados da Frente Parlamentar Pró Gás Natural, que congrega 235 deputados e senadores, presidida pelo deputado Mendes Thame, aos Estados Unidos para conhecer a revolução do mercado local, onde o xisto vem fazendo renascer a competitividade da indústria. “Como o mercado norte-americano, o Brasil conta com um potencial enorme de exploração de gás natural e temos de estar preparados para fazer esse segmento deslanchar”, destaca Medeiros. “Isso pode representar uma enorme fonte de novos investimentos produtivos, bem como um vetor de competitividade para a nossa indústria”, complementa. “Precisamos de ações urgentes, como uma lei, que efetivamente abra o mercado de gás no País e reduza o seu preço.”

Segundo o documento preparado pelas associacões que compõem o Fórum, o Brasil possui 38 bacias sedimentares, 29 delas são as mais relevantes e totalizam 7,5 milhões de km². De todo esse potencial, menos de 5% (aproximadamente 350.000 km²) estão concedidos para exploração e produção, sendo que apenas 6% da área concedida (aproximadamente 21.000 km²) estão em fase de desenvolvimento e produção.

Fórum das Associações Empresariais Pró-Desenvolvimento do Mercado de Gás Natural -O movimento soma as entidades Abraceel, Abiape, Anace, Abraget, Apine, Abrace, Abegás, Aspacer, Anfacer, Abvidro, ABGNC, Firjan, Cogen Rio e IBP.

Abraceel -Fundada no ano 2000, a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) conta com 60 empresas participantes, responsáveis por 98% dos contratos contabilizados no âmbito do mercado livre, um segmento de R$ 30 bilhões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira