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07/11/2007 - 10:05

Carioca não é fiel a operadoras


Pesquisa mostra que, quando bem planejadas, ações de fidelização e campanhas de marketing para conquista de clientes têm impacto relevante sobre os usuários de telefonia móvel no Rio de Janeiro.

A Direkt, empresa de marketing direto e pesquisa de mercado, divulgou os resultados da segunda edição do estudo sobre “Fidelização de clientes de telefonia móvel do Rio de Janeiro”. Segundo a pesquisa, a intenção dos clientes de permanecerem fiéis a uma mesma operadora diminuiu: era de 9% em 2006 e passou a 11% este ano. Também foi constatado que ações bem planejadas e direcionadas são efetivas na conquista de novos clientes, já que apesar de 9% terem pretendido continuar utilizando os serviços da mesma operadora, 15% acabaram migrando para outras no ano passado.

Ações de fidelização também são eficientes. Com elas, a Claro conseguiu manter quase 87% de sua base de usuários, revertendo a situação de operadora com clientes menos fiéis em 2006 para assumir a liderança de fidelização. A TIM teve este ano mais clientes infiéis e a Vivo foi a que mais perdeu clientes por apresentar tarifas elevadas: cerca de 25,2% dos seus churners.

Dos entrevistados que não possuem celular, 61% pretendem adquirir um telefone nos próximos 12 meses, com a pretensão de gasto médio de R$ 32 mensais em ligações e outros serviços, principalmente das operadoras Oi, 37,8%; e Vivo, 35,7%. Do público que pretende adquirir celular, mais de 80% são homens, na faixa dos 30 anos, solteiros e pertencentes a classe C.

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