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16/05/2013 - 10:10

Mercantil do Brasil Comemora 70 anos de história

Tradicional e competitiva, a instituição financeira ocupa posição única no mercado e segue com a trajetória de crescimento.

O Mercantil do Brasil comemora 70 anos neste mês de maio. Hoje a instituição ocupa uma posição ímpar no mercado, já que é o único banco médio de varejo do Brasil. A trajetória bem-sucedida ao longo das sete décadas se deve ao fato de o banco ter um modelo de negócio consolidado, por meio do qual consegue atuar em vários segmentos. Segundo o vice-presidente executivo do Mercantil do Brasil, André Brasil, “a forma para crescermos mesmo em período de mudanças constantes é explicada por esse modelo. Por meio de nossa rede de agências, conseguimos oferecer uma gama completa de serviços, com um atendimento diferenciado. Por isso, permanecemos há tanto tempo no mercado”.

O atendimento foi mesmo atestado como um diferencial do Mercantil do Brasil. A última pesquisa de imagem realizada no final de 2012 pela Vox Populi com clientes da instituição revela que o índice de satisfação geral com o banco é de 84,4%. Sendo que, dentre os pontos fortes, 30,9% destacam a cordialidade e atenção dos funcionários. Outra pesquisa realizada apontou que nove entre 10 clientes estão satisfeitos com o atendimento que recebem.

Não por outro motivo as ações de marketing em comemoração aos 70 anos, na qual o banco investiu mais de R$ 2,5 milhões, apresentam como destaque a boa relação entre clientes e instituição.

MB no mercado- Com desempenho acima da média do mercado financeiro em 2012 a instituição investiu R$ 31 milhões nos últimos três anos para ampliação e reforma da rede física de atendimento (abertura de novas agências), TI e pessoal.

Em 2013, o MB espera crescer em torno de 20% nas operações de crédito, nos dois segmentos PF e PJ. No acumulado do ano passado, o banco expandiu 32% em operações de crédito – crescimento quase duas vezes maior do que o do mercado (17%) e quatro vezes maior do que o dos bancos privados (8%).

Para André, os resultados alcançados nos últimos anos ratificam a estratégia de negócios desenvolvida e a determinação na execução da mesma, em um segmento altamente competitivo. “O país passou por várias transformações econômicas e reordenamentos do sistema financeiro durante esses 70 anos. Os resultados consolidados que hoje ostentamos nos orgulham, pois comprovam que temos conseguido aliar a tradicional atuação segura e conservadora da instituição com a modernidade e a competitividade que o mercado financeiro nacional hoje exige”.

A instituição mantém o programa de expansão da rede de agências, a maioria em Minas Gerais e no interior de São Paulo. “O objetivo é alcançarmos 200 agências ainda em 2013. O projeto original planejava que esse número fosse alcançado em 2014”, comenta o vice-presidente. Hoje são 185 agências espalhadas por todo o Brasil, exceto a região Norte.

Como resultado dos investimentos realizados, o MB aumentou em 23% a sua base de clientes ativos. Em 2012 eram 1,4 milhões, hoje já passam de 1,7 milhões.

Ações de Marketing MB 70 anos -Já está no ar a campanha publicitária para registrar os 70 anos do Mercantil do Brasil. Com o mote “Suas conquistas constroem nossa história”, a campanha reforça que a excelência no atendimento possibilita ao MB entender cada cliente e auxiliá-lo na busca das conquistas e na realização dos sonhos. Um dos indicativos utilizados para confirmar a qualidade de trabalho realizado pelos colaboradores do banco é a pesquisa realizada junto aos clientes sobre o atendimento. O último Índice de Qualidade no Atendimento (IQA) demonstra que nove entre 10 clientes estão satisfeitos com o atendimento recebido.

Entre as ações de marketing estão: a criação de um hotsite comemorativo (www.mercantildobrasil70anos.com.br) com conteúdos que incluem os fatos marcantes dos 70 anos de história do banco e do mundo, a apresentação da equipe que faz parte do MB e as iniciativas inspiradoras para um mundo melhor. Na página, estão disponíveis para visualização todos os anúncios da campanha de 70 anos que foram veiculados em outros canais.

O público interno foi envolvido na construção do conteúdo do hotsite com envio de fotos e informações sobre seus cargos e locais de trabalho. Além disso, ganharam uma intranet customizada com a campanha.

O Mercantil do Brasil criou também mais formas de aproximação com os seus públicos. A instituição teve o site totalmente restruturado com novas ferramentas e facilidades e disponibilizou para os clientes e os usuários do banco mais dois canais de relacionamento – o Facebook e o Twitter (facebook.com/MercantildoBrasil / twitter.com/MercantilBrasil).

A campanha, elaborada pela agência Lápis Raro, está sendo utilizada em veículos regionais, na sinalização das agências do MB e no envio de mala-direta reforçando a importância do cliente na construção dos 70 anos do banco.

História do MB -As origens do Mercantil do Brasil remontam aos anos 40, à cidade de Curvelo, centro-norte do estado de Minas Gerais. Fundado por empresários locais, foi adquirido nos anos 50, ainda com o nome de Banco Mercantil de Minas Gerais, pelos Srs. Oswaldo de Araújo e Vicente de Araújo.

No ano de 1955, mediante a implementação de uma filosofia de crescimento sustentado, a sede foi transferida para Belo Horizonte. Assim, a instituição começou a conquistar a tradição de segurança e solidez.

Na década de 60, com a incorporação do Banco Industrial de Minas e, logo depois, a aquisição dos bancos Santa Cruz e Metrópole, ambos do Rio de Janeiro, o número de agências saltou de quatro para 52. Acompanhando o acelerado desenvolvimento do país, no início dos anos 70, mais dois bancos foram incorporados: o Industrial de Campina Grande e o Mercantil do Brasil, cujo nome passou a ser utilizado pela Instituição. As mudanças proporcionaram ao banco iniciar a década de 80 com aproximadamente 100 agências.

Em 1999, a instituição revitalizou sua marca e suas agências. A valorização e o fortalecimento do banco e a boa prestação de serviços, destacaram-se como os objetivos que direcionam o MB.

Hoje, com 70 anos de existência, o Mercantil do Brasil é o único banco médio de varejo do País. Opera com 185 agências, distribuídas pelos principais centros urbanos do Brasil, com maior concentração na Região Sudeste, especialmente em Minas Gerais e no interior de São Paulo. O banco tem ainda uma agência em Grand Cayman Island, que auxilia a instituição em operações de trade finance.

De acordo com o ranking do Banco Central, entre os bancos privados nacionais, o Mercantil do Brasil ocupa a 7ª posição em Depósitos Totais, a 9ª em Carteira de Crédito, e é o 12º maior em Ativos Totais. Com sede em Minas Gerais, o MB oferece serviços e produtos diversificados, desde os direcionados às pessoas físicas, como crédito pessoal, empréstimo consignado, CDB, poupança, cartão de crédito, cheque especial entre outros, até aqueles voltados para empresas, como folha de pagamento, cobrança e capital de giro.

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