Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/05/2013 - 06:37

Faculdade Zumbi dos Palmares comemora dez anos e lança metas

A solenidade de comemoração dos 10 Anos da Faculdade Zumbi dos Palmares e 125 da abolição da Escravatura, no dia 13 de maio (segunda-feira), no Memorial da América Latina, reuniu mais de mil pessoas, entre alunos, professores, artistas, empresários, banqueiros e políticos que prestigiaram a única faculdade criada e administrada por afrodescendentes.

O evento, que durou três horas, foi uma prestação de contas das conquistas da Zumbi dos Palmares, que já formou mais de 1.500 alunos, e com o lançamento de metas para o próximo decênio: Zumbi Digital, curso de Pós-Graduação, Relações Internacionais, Incubadora de Negócios de Economia Criativa, Portal de Talentos, Observatório do Negro, Feira Internacional de Cultura e Negócios, Museu da Memória e Cultura Afrobrasileira, Companhias Atlética, Artes e Espetáculos e a Sede Definitiva.

Pesquisa Classe Média e ascensão dos afrodescendentes -O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Marcelo Neri, apresentou os avanços socioeconômicos dos negros no Brasil, apurado no estudo Vozes da Nova Classe Média, da SAE: 75% dos novos entrantes na classe média brasileira – três em cada quatro novos membros do segmento – são negros. O contingente de cerca de 30 milhões de pessoas corresponde a quase a totalidade da população negra da África do Sul.

Destaque para o aumento de renda entre os negros brasileiros. No ano passado, a renda domiciliar per capita do segmento subiu 8,5%, e a renda do trabalho per capita, 5,1%. Isso, em um ano em que o PIB per capita cresceu 0,1%. Entre os empreendedores negros, apesar de terem um lucro controlado 74% inferior ao dos brancos, a diferença de lucros caiu 29% entre 2003 e 2013. [http://www.slideshare.net/saepr/raca-apres-neri].

Comenda em Honra ao Mérito Cívico Afrobrasileiro-A solenidade contou com a entrega da Comenda em Honra ao Mérito Cívico Afrobrasileiro, que reconhece quem contribuiu, direta ou indiretamente, com os valores do respeito à diferença, tolerância e igualdade de oportunidades.

Foram homenageadas personalidades que contribuíram durante os 15 anos da Afrobras e 10 anos da Zumbi dos Palmares: Lázaro de Melo Brandão (Bradesco), Marcelo Neri (ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos), Netinho de Paula (vereador), Maria Ceiça (atriz), Deise Nunes (ex-miss Brasil), José Lima de Andrade Neto (BR Petrobras), Glaucius Oliva (CNPQ), Prof. Kabegele Munanga (USP e FZP), Nilma Lino Gomes (reitora UNILAB), Gabriel Ferreira (Febraban), Inês Barcelar (aluna FZP), Marcos Costa Souza (in memorian ministro Paulo Renato Souza), Ilan Stulman (Consul de Israel), Mmaikeletsi Melanie Dube (Consulesa da África do Sul), José Maria Alves Fernandes (vice-consul de Angola), Nádia Campeão (vice-prefeita de S.Paulo), João Batista Andrade (cineasta) e Geraldo Alckmin (governador de SP).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira