Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/05/2013 - 07:16

Cidade das Artes inicia sua programação

Agenda de atrações para 2013 abre com Deborah Colker, Marco Nanini e Elza Soares.

A partir do dia 16 de maio (quinta-feira), o carioca terá mais uma opção de lazer e cultura: a Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, inicia sua extensa programação de dança, teatro, música, artes visuais e literatura. Neste primeiro dia, o público terá a oportunidade de assistir ao mais novo espetáculo da Cia. de Dança Deborah Colker, um monólogo com o ator Marco Nanini e show da cantora Elza Soares. Tudo isso em 97 mil metros quadrados de área construída, duas salas de espetáculos (Grande Sala e Teatro de Câmara) e 21 espaços multiuso compostos por três cinemas (dois de 150 e um de 300 lugares), galeria de arte; salas de ensaio, de aula e de leitura; lojas, cafeteria e restaurante.

Projetada pelo arquiteto francês Christian de Portzamparc - responsável, entre outros projetos, pelo Cité de La Musique, em Paris - a Cidade das Artes foi aberta em janeiro deste ano para um período de testes, com o espetáculo “Rock in Rio, o Musical”, assistido por mais de 30 mil pessoas. Agora, o local será ponto de encontro daqueles que curtem uma boa leitura, música e espetáculos de primeiro nível. E para oferecer ao público uma programação de qualidade e instalações de alto nível, o espaço reúne cerca de 200 funcionários, liderados pelo presidente da Fundação Cidade das Artes, Emilio Kalil, que promete uma programação voltada a todos os gostos até o fim do ano: - Nossa programação abrange todas as manifestações artísticas, de dança, música, teatro e exposições. É uma nova casa a serviço do carioca, que oferece suas instalações para o público, e tenho absoluta certeza de que as pessoas vão gostar muito.

Enquanto a cidade celebra o início da atrações deste imponente espaço cultural, a noite desta quarta-feira também será especial para a carioquíssima coreógrafa e bailarina Deborah Colker. Comemorando 20 anos em 2013, sua companhia de dança será a primeira a subir ao palco da casa, com seu mais recente espetáculo, “Tatyana”, inspirado no romance em versos Eugene Onegin, de Aleksander Pushkin, pai da literatura russa.

Pouco antes da aula de preparação que tradicionalmente ministra aos dançarinos nas horas que precedem cada espetáculo, Deborah se emocionou ao falar sobre a trajetória da companhia:- É uma companhia de dança que começou no Rio de Janeiro e, com muito amor, suor e dedicação, ganhou o mundo. Hoje contamos com bailarinos de diversos países e fazemos parte de grandes teatros e festivais. Posso dizer que é uma escola que representa a formação, conhecimento e experimentação, uma vez que a dança contemporânea tem o papel de descobrir novos caminhos para a arte.

Até o dia 19 de maio (domingo), o público poderá se encantar com um espetáculo embalado pela música de compositores como Rachmaninov, Tchaikovsky, Prokofiev e Stravinsky. Para a coreógrafa, levar o espetáculo para a Cidade das Artes possui “enorme simbolismo”:

- Já dancei no mundo inteiro, criei e dirigi um espetáculo para uma das maiores companhias de entretenimento do mundo. Posso dizer que a Cidade das Artes está equiparada a esse nível profissional de qualidade e beleza. É um prédio lindo, com um teatro maravilhoso. Acredito que nada nessa vida acontece por acaso. Sou do Rio de Janeiro e não é à toa que a Cia. de Dança Deborah Colker abre essa casa.

A Cidade das Artes também recebe nesta quarta-feira o monólogo “A arte e a maneira de abordar seu chefe para pedir um aumento”, que inaugura o Teatro de Câmara e fica em cartaz até 1º de junho. Assinado pelo escritor Georges Perecimaginou e com direção de Guel Arraes, o monólogo é interpretado por Marco Nanini.

Na Sala de Ensaio 1, a pianista do Uzbequistão Tamila Salimdjanova, 21 anos, vencedora do 1º Prêmio e Prêmio do Público do Concurso Internacional BNDES de Piano 2012, apresenta seu primeiro recital na cidade do Rio de Janeiro, de hoje até sábado (18/05), às 21h. Neste mesmo horário, na Sala de Ensaio 2, o espetáculo multimídia “Astronautas”, com concepção e direção de Maria Borba, discutirá questões sobre a origem e evolução no universo através de projeções de textos científicos com textos literários e filosóficos, aulas de física, cenas de filmes e do cotidiano, imagens de obras de arte e música.

As artes plásticas se farão presentes com “Interpretação”, do artista Paulo Vivacqua (apresentada na última edição da Bienal de Arte de São Paulo), e com o coletivo “Opavivará”, com performances e intervenções.

A programação desta quarta-feira terá seu encerramento nos jardins da Cidade das Artes com shows do projeto Garagem Gamboa na Barra: às 23h, a cantora Elza Soares: e à meia-noite, o guitarrista Mark Lambert & Orquestra Radio Swing encerra a noite com um repertório de jazz, funk e R&B.

No quesito “alimentação”, o público dispõe de quiosques aconchegantes que vão oferecer quitutes dos bares Aconchego Carioca, Bar da Frente, Bracarense, Enchendo Linguiça e Original do Brás. A casa também conta com uma sala de leitura, voltada a eventos educativos, como palestras e contação de histórias. O espaço será aberto neste sábado (18/05) por Ruy Castro, que fará uma palestra sobre a criação de biografias.

Bilheteria: de terça a domingo, das 10h às 18h. Em dias de espetáculo, das 12h às 22h |Telefone: (21)3410-2768. Informações/vendas de ingresso (Call Center Ticket4Fun): 4003-5588.Estacionamento: R$ 10,00.Internet: www.cidadedasartes.org. A Cidade das Artes fica na Avenida das Américas, 5.300 (Trevo das Palmeiras/Cebolão), próxima ao Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira