Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/05/2013 - 07:30

Planejamento estratégico, PDTI e GCR qual a conexão?

Uma coisa que aprendi como empresário e em continuidade de negócios é TUDO SE CONECTA!

Repetidas vezes me deparo com clientes que estão com empresas excelentes com produtos ótimos e ganham muito dinheiro com isso. E ao mesmo tempo estão com equipes sobrecarregadas e sem confiança em seus processos e tecnologias.

A falta de um Planejamento Estratégico elaborado com generosas pitadas de Gestão de Riscos, Segurança da Informação, Continuidade de Negócios e Gestão orientada a processos torna uma empresa mais lenta, pesada e custosa.

Mais do que o papel bem elaborado é preciso entender e convencer os Níveis Estratégico, Tático e Operacional a tornarem o que se lê em REALIDADE. Incluindo exemplos diários dos próprios executivos.

Algumas empresas querem estruturar áreas de Governança Corporativa e de TI, porém não tem nem o Planejamento Estratégico pronto e muito menos uma gestão de serviços de TI orientada a processos e seguindo as melhores práticas internacionais (ISO 20.000). Então o que realmente querem?

Como podemos tentar o Estratégico se a base não está boa. Ops! Jeferson, o Estratégico é necessário para desdobrar nos demais!

Concordo. Mas, o começo do básico é definir o objetivo principal a ser atingido e a expectativa, portanto torna-se a base da Estratégia, que precisa ser entendida no FRONT, ou na entrega ao cliente.

Ou seja, se nos propusermos a fazer um fast food de comida italiana rápida no shopping, porém com sabor, aroma e atendimento, então não podemos economizar em alguns ingredientes, por exemplo: simpatia, agilidade, um bom molho de tomate, um bom manjericão e uma boa massa.

Existe uma necessidade de se rever a forma como se faz Planejamento Estratégico considerando Gestão de Riscos, Resiliência e Segurança da Informação.

Planejamento Estratégico não é só vender e conquistar mercados, é a base estrutural de um edifício, mesmo sem ele ter um grão de cimento depositado. Gestão de Riscos não é só analisar o seu mercado, é olhar holisticamente pessoas, processos e tecnologia. Resiliência não é somente ter um plano de emergência ou crise, é torná-lo conectado com o Planejamento Estratégico e com a Gestão de Riscos.

Gestão de Riscos cobre desde Estratégia a Segurança da Informação, Continuidade e Responsabilidade social e ambiental.

Estamos em um momento ascendente no Brasil. Porém, precisamos investir em Gestão por processos, Riscos e Resiliência para sermos competitivos. O capital humano não são apenas títulos. É ter condição de aplicar o conhecimento conceitual e acadêmico na prática!

.Por: Jerferson D´Addario, Sócio fundador da DARYUS Consultoria, consultor sênior há mais de 15 anos em TI, Gestão de Riscos e Continuidade de Negócios. Certificado pelo DRII - Disaster Recovery Institute International - USA, BCI - Business Continuity Institute - UK, CRISC - Certified Risk Professional pela ISACA - USA. Formação em Economia e TI, é criador, coordenador e professor da primeira Pós-graduação em GTSI - Gestão de Segurança da Informação, usando a norma ISO 27001 no Brasil. Ganhador do prêmio SECMASTER 2006, concedido pela ISSA, possui mais de 36 projetos de Continuidade de Negócios e Gestão de Riscos para empresas líderes nacionais e multinacionais de vários segmentos. Foi o responsável em trazer e conduzir os cursos do DRII no Brasil desde 2005. É palestrante e colaborador de institutos e universidades para difusão e ensino do tema.|DARYUS Consultoria: Dirigida por Jeferson D'Addario e Nadia Guimarães, é uma empresa 100% nacional fundada em 2005, especializada em identificação e Gestão de Riscos, Continuidade de Negócios e Segurança da Informação. Localizada em São Paulo capital, tornou-se referência no setor devido à especialização, e por possuir uma área educacional com cursos específicos. [www.daryus.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira