Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/05/2013 - 07:55

Andrea Guasti conta em livro expedição de três semanas para a Antártica

Quando o empresário Andrea Guasti, vice-presidente de Negócios da Cisa Trading, diz que a melhor forma de não correr riscos é não ir, sabe bem do que está falando. Autor do livro Damoy Point Expedition, sobre a viagem de três semanas para a Antártica com um grupo de doze pessoas, em 2012, ele refaz a aventura com direito a ondas de 15 metros, baleias, focas, pinguins, tempestade na passagem pelo Drake e outras histórias. E tudo isso a bordo do veleiro Paratii2, de propriedade do Amyr Klink. O livro que está chegando às livrarias em maio é da Editora Ofício das Palavras, tem 248 páginas, belas fotos e custa R$ 80,00. Além de livrarias, a obra pode ser adquirida pelo site da editora: [http://www.oficiodaspalavras.com.br].

Além de acompanhar passo a passo as emoções da viagem, Andrea fez questão de incluir capítulos relatando outras expedições para a região, principalmente aquelas da chamada Era Heróica (final do século XIX e o início da década de 20): “O que percebemos é que o que aconteceu com outros velejadores antigos como Amundsen e Shackleton – este último perdeu o navio preso ao gelo – ainda corre o risco de se repetir, apesar dos modernos instrumentos náuticos, satélites, previsões meteorológicas e equipamentos de hoje”, diz.

Andrea desde pequeno gosta de aventuras. A lista de feitos é grande: fez cavalgadas na Patagônia, escalou até o Campo Base do Everest, o Kilimanjaro, no alto da África, o Elbrus, no ápice da Europa, parte do Aconcágua e outros locais na Tunísia, no Equador e no Peru. Mergulhou na Grande Barreira de Coral, na Austrália. Esteve no Nepal, praticou rafting em corredeiras, trilhas, alpinismo em cachoeiras, arvorismo,rapel e ralies de jipe, entre outras.

Com tanta coisa para contar, ele resolveu começar a escrever as experiências de suas viagens: “Acho que essa possibilidade de passar o que vivi para pessoas que têm vontade, mas têm dúvidas, pouco preparo ou paciência para isso, vale a pena como incentivo para se soltarem. O mais importante é aprender a reduzir os riscos, usar os equipamentos adequados e se preparar física e emocionalmente para cada aventura. Afinal, a curiosidade move a humanidade e é um prazer interagir com povos e costumes distintos, ter flexibilidade para eliminar dogmas e travas.”

Andrea esclarece que o livro não tem por objetivo ser um manual de orientação a visitas turísticas à Antártica: “Também não pretendo que seja um compêndio sobre os impactos ecológicos do aquecimento global, apesar de um capítulo sobre o tema. A pretensão está em relatar a aventura de nove amigos tripulantes amadores que junto a três competentes tripulantes profissionais, em suas especialidades, por três semanas velejaram do Ushuaia à Península Antártica e Retornaram renovados com a experiência. Um Log Book da viagem que marcou cada um de maneira distinta para sempre.”

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira