Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/05/2013 - 08:14

MAR tem entrada grátis no Dia Mundial dos Museus

O Museu não cobrará o valor da entrada aos visitantes no dia 18 demaio (sábado).

O dia 18 de maio (sábado) é o Dia Mundial dos Museus e, para comemorar, o Museu de Arte do Rio – MAR terá entrada grátis durante todo o dia. A instituição funcionará com horário normal de visitação, das 10h às 17h.

Inaugurado em 1º de março, dia do 448º aniversário da capital carioca, e aberto ao público no dia 5, o MAR é um espaço dedicado à arte e à cultura visual. O Museu abriga exposições temporárias que realizam uma leitura transversal da história da cidade, seu tecido social, sua vida simbólica, desafios e expectativas.

Quatro mostras podem ser vistas atualmente. Obedecendo ao fluxo de visitação proposto pelos arquitetos, o público entra no Museu pelo prédio da Escola do Olhar, de onde tem acesso à rampa que leva às exposições. A visita começa pelo terceiro andar, que é permanentemente dedicado ao Rio, desvendado a partir de diferentes enfoques. “Rio de Imagens: Uma Paisagem em Construção” abre essa programação. Para a mostra, os curadores Rafael Cardoso e Carlos Martins selecionaram cerca de 400 peças que retratam a cidade pelo imaginário de seus habitantes, visitantes e admiradores, ao longo de mais de quatro séculos.

No segundo pavimento do pavilhão de exposições, “O Colecionador – Arte Brasileira e Internacional na Coleção Boghici”, com curadoria de Leonel Kaz e Luciano Migliaccio e projeto cenográfico assinado por Daniela Thomas e Felipe Tassara, apresenta 136 obras pertencentes ao marchand romeno radicado no Rio Jean Boghici. A exposição tem a intenção de ampliar a percepção sobre as inovações ocorridas nas artes plásticas nos últimos dois séculos.

“Vontade Construtiva na Coleção Fadel” ocupa o primeiro andar do pavilhão de exposições. A mostra conta com cerca de 250 obras da coleção do advogado carioca Sergio Fadel e pretende ressaltar a relação direta que os movimentos modernos e pós-modernos no Brasil tiveram, e ainda têm, como alicerces sólidos para a edificação cultural do país. A curadoria é assinada por Paulo Herkenhoff, também diretor cultural do MAR, e Roberto Conduru.

As duas salas do térreo, sempre dedicadas à arte contemporânea, estão ocupadas hoje pela mostra “O Abrigo e o Terreno – Arte e Sociedade no Brasil I”. A coletânea exibe peças assinadas por artistas e coletivos do Rio e de outros estados brasileiros, concentrando sua atenção na ocupação do espaço público e na dinâmica da sociabilidade. A mostra tem curadoria de Clarissa Diniz e Paulo Herkenhoff.

.[Museu de Arte do Rio – MAR, na Praça Mauá, 5 – Centro do Rio de Janeiro |Telefone: (21)2203-1235|Mais informações: www.museudeartedorio.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira