Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/05/2013 - 09:13

Beneficência Portuguesa de São Paulo dá dicas de como prevenir a hepatite

Dados da Organização Mundial de Saúde mostram que anualmente mais de 350 mil pessoas morrem de doenças relacionadas ao vírus.

São Paulo– No dia 19 de maio (domingo), foi comemorado o Dia Mundial de Combate à Hepatite e a Beneficência Portuguesa de São Paulo (www.bpsp.org.br) aproveita a ocasião para dar dicas de como prevenir e tratar esta doença tão comum nos dias atuais.

A hepatite é silenciosa, seus sintomas nem sempre aparecem e, na maior parte dos casos, o diagnóstico é tardio. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que cerca de 3% da população mundial pode estar infectada com o vírus da hepatite C (VHC). A OMS estima ainda que, anualmente, mais de 350 mil pessoas morram de doenças relacionadas ao vírus. O diagnóstico adequado – e precoce – e o tratamento são fundamentais para evitar que a hepatite evolua para enfermidades mais graves, como insuficiência hepática ou cirrose.

De acordo com o diretor do Instituto do Fígado da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Dr. Ben-Hur Ferraz Neto, a cirrose hepática é resultado de uma lesão constante sobre o fígado que, ao tentar se regenerar, cria cicatrizes que vão enrijecendo o órgão. Conforme esta alteração se acentua, a função do fígado vai sendo comprometida. “Qualquer pessoa pode desenvolver a doença. Basicamente os tipos mais comuns de cirrose são aqueles causados pela ingestão exagerada de bebidas alcoólicas, pelo vírus das hepatites B e C, e por doenças autoimunes, aquelas em que o próprio organismo desenvolve a doença.”, explica.

O VHC foi descoberto apenas no final da década de 80 e, como resultado disto, é comum haver hoje em dia pacientes infectados que foram contaminados há duas ou três décadas. Ainda segundo o especialista, a cirrose hepática não tem cura com tratamento clínico, apenas com transplante de fígado e atualmente é a principal causa da intervenção cirúrgica.

Abaixo algumas características, formas de contágio, tratamento e prevenção dos principais vírus da hepatite: Vírus: .Hepatite A. Características e Contágio: A hepatite A é uma doença geralmente benigna |.Seu contágio é feito pela via fecal-oral: alimento ou água contaminada com fezes humanas |. O período de incubação é de duas a seis semanas |.A maioria dos pacientes não apresenta sintomas ou confunde o quadro com sintomas da gripe. Tratamento e Prevenção: .Não há tratamento específico e recomendam-se apenas medidas de suporte|. A maioria dos pacientes se recupera sem sequelas |.A principal medida para a prevenção da hepatite A é a higiene adequada dos alimentos e o tratamento do esgoto.

.Hepatite B.: Características e Contágio: .Sangue infectado e contato sexual sem preservativo são as principais causas da hepatite B |.A doença pode se tornar crônica em até 15% dos pacientes. Tratamento e Prevenção: .Não há tratamento específico da forma aguda da doença, mas os casos crônicos podem necessitar de drogas antivirais para combater a replicação viral e reduzir as lesões no fígado |.Uso de preservativo durante as relações sexuais, não compartilhamento de seringas, agulhas, alicates de unha, lâminas de barbear ou materiais que possam estar contaminados por sangue são algumas das formas de prevenção.

.Hepatite C.: Características e Contágio: .A doença é geralmente silenciosa e a evolução para formas crônicas ocorre em até 85% dos pacientes |. A transmissão ocorre principalmente pelo contato com sangue contaminado. Tratamento e Prevenção: .São consideradas populações de risco mais elevado para a infecção pelo VHC: indivíduos que receberam transfusão de sangue e/ou hemoderivados antes de 1993, usuários de drogas intravenosas ou usuários de cocaína inalatória, pessoas com tatuagem ou piercings. |.O VHC já é o maior responsável por cirrose e transplante hepático no Mundo Ocidental.

Instituto do Fígado-O Instituto do Fígado da Beneficência Portuguesa de São Paulo é um amplo e moderno núcleo especializado em doenças hepáticas. A unidade, inaugurada no final de 2012, oferece 32 leitos e pretende implantar outros oito nos próximos meses. O local contará com o GPS do fígado, usado em cirurgias para extração de câncer, mesmo os iniciais. O aparelho permite ao cirurgião visualizar o órgão em três dimensões, além de conseguir retirar tumores a partir de cortes com um centímetro de diâmetro, com precisão. Dependendo da localização do câncer, é possível que o procedimento seja feito com pequenos cortes com o diâmetro de uma agulha. O novo centro de tratamento conta com profissionais renomados e sua equipe está preparada para tratar todos os tipos de doenças hepáticas, como esteatose, cirrose, câncer, entre outras, além de realizar transplantes.

Beneficência Portuguesa de São Paulo-Com 153 anos, a Beneficência Portuguesa de São Paulo é a maior instituição hospitalar privada da América Latina, atendendo cerca de 1,5 milhão de pessoas por ano. As áreas de destaque são: cardiologia, neurologia, gastroenterologia, urologia, ortopedia e oncologia. Em 2007, foi inaugurado o Hospital São José, projetado para ser referência em oncologia, cardiologia, ortopedia e neurologia, com diferenciais em tecnologia e hotelaria hospitalar. Em 2012, o Hospital Santo Antônio foi inaugurado para oferecer atendimento exclusivo à pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira