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21/05/2013 - 09:46

Navio Suezmax 'Zumbi dos Palmares' entra em operação


Atualmente, o Estaleiro Atlântico Sul (EAS) que construiu o navio, está produzindo quatro embarcações simultaneamente.

Em cerimônia marcada pela presença da presidenta da República Dilma Rousseff mais seis mil colaboradores do Estaleiro Atlântico Sul (EAS), do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, dos ministros Edison Lobão (Minas e Energia), Fernando Bezerra (Integração Nacional) e Aldo Rebelo (Esporte), da secretária de Comunicação Social, Helena Chagas, do presidente do Senado, Renan Calheiros, da presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, da diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP ), Magda Chambriard, e do presidente da Transpetro, Sérgio Machado, entrou em operação no dia 20 de maio (segunda-feira), o navio petroleiro Suezmax Zumbi dos Palmares. Segundo navio entregue pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS), que fica no Porto de Suape, em Ipojuca (PE). Todos acompanharam a saída do petroleiro para sua primeira viagem, assim como os prefeitos do Recife, Geraldo Júlio, e de Ipojuca, Carlos Santana.

O petroleiro integra a frota da Petrobras Transporte (Transpetro) e faz parte do pacote de encomendas ao EAS para o Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef).

Durante a solenidade, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que o Brasil não quer ser apenas um país produtor de petróleo. “Queremos construir plataformas e navios para a Petrobras”, disse. Segundo ela, a indústria naval brasileira “tem futuro” e vai gerar frutos para “muitas gerações”.

Durante discurso para um público aproximado de 5 mil pessoas, a presidente da Petrobras, Graça Foster, reforçou a necessidade de o Brasil fortalecer sua indústria naval. Afirmou que a produção de petróleo é crescente, e que a demanda por navios, sondas e plataformas será cada vez maior. “Vamos precisar de cada vez mais navios para buscar petróleo em alto mar”, disse.

O ministro Edison Lobão lembrou que: "há dez anos, a indústria naval estava moribunda e esquálida, caminhava para o desaparecimento, com apenas dois mil trabalhadores”. Hoje, segundo ele, essa indústria conta com uma força de trabalho de 54 mil pessoas.

Na avaliação do presidente da Transpetro, Sérgio Machado, “a entrega de mais esse navio mostra que estamos escrevendo uma nova História do Brasil a várias mãos. Um país para todos os brasileiros”.

"Nos últimos seis anos, através da parceria com o governo federal, investimos aqui mais de R$ 1,8 bilhão", comemorou o governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Bandeira brasileira -A presidenta Dilma Rousseff subiu a bordo do Zumbi dos Palmares, cumprimentou a tripulação, conheceu as instalações e apertou o botão que aciona o motor principal para dar início à viagem do petroleiro para carregamento na P-38 na Bacia de Campos (RJ).

Ela entregou ao comandante Carlos Alberto Costa a bandeira brasileira que seria içada no navio, e recebeu de funcionários do estaleiro EAS a maquete da embarcação. Os demais documentos do navio foram entregues à tripulação.

O Zumbi dos Palmares zarpa do Cais de Acabamento do EAS totalmente testado e aprovado, de acordo com os padrões internacionais de qualidade da indústria naval mundial. Além dos dois primeiros navios Suezmax do Promef, o EAS já entregou o lower hull (parte inferior do casco) da plataforma de produção semissubmersível P-55, da Petrobras, totalizando três encomendas entregues e em absoluta conformidade com as exigências internacionais do setor.

Atualmente, o estaleiro está produzindo quatro embarcações simultaneamente. São mais três navios Suezmax do Promef - Dragão do Mar (em fase de edificação de megablocos), C-004 (em fase de montagem de blocos e pré-edificação) e C-005 (em fase de fabricação e montagem de blocos) – além da primeira plataforma de perfuração que será construída no Brasil. Encomendada pela Sete Brasil, a plataforma já recebeu dez mil toneladas de chapas e 3,6 mil toneladas de perfis metálicos. Em março passado, houve o primeiro corte de chapas.

Zumbi - Com mais de 274 metros de comprimento e boca modelada (largura) de 48 metros, o Zumbi dos Palmares tem porte bruto de 157,7 mil toneladas e capacidade para transportar 1 milhão de barris, o que representa mais de 45% da produção diária de petróleo no País. Trata-se de uma embarcação, com a dimensão máxima para a passagem pelo Canal de Suez, que liga os mares Vermelho e Mediterrâneo.

“Desde o lançamento do Estaleiro Atlântico Sul, estamos trabalhando forte e constantemente para aprimorar nossos processos e acabamentos e o Zumbi dos Palmares é mais um passo que demos neste sentido”, avalia o presidente do EAS, Otoniel Silva Reis. Para o executivo, este é um importante avanço para a indústria naval brasileira. “O EAS é, atualmente, o maior e mais moderno player de construção naval e offshore do Brasil e todas as nossas encomendas estão enquadradas nas exigências de conteúdo nacional. É um grande ganho para o País”, complementa Otoniel.

Com alto padrão de qualidade atestado pela sociedade classificadora internacional American Bureau of Shipping (ABS), o petroleiro foi totalmente aprovado nos testes prévios à entrega, chamados prova de mar – que foram acompanhadas por inspetores da ABS e fiscais da Transpetro. Bombas, lemes, motores, soldas, tanques e todos os demais itens da embarcação foram testados à exaustão, conforme procedimentos aplicados à indústria naval internacional.

A produção do Zumbi dos Palmares envolveu quase dois mil profissionais e utilizou mais de 21 mil toneladas de aço. Sua autonomia é de 20 mil milhas náuticas, o que significa que a embarcação poderia dar a volta ao mundo sem a necessidade de abastecer.

O petroleiro Zumbi dos Palmares tem capacidade de um milhão de barris, porte bruto (peso da embarcação com carga máxima) é de 157,7 mil toneladas, navio de tipo Suezmax (tem as maiores dimensões para passar no Canal de Suez, que liga o Mar Vermelho ao Mar Mediterrâneo), comprimento total de 274,2 metros, comprimento entre perpendiculares de 264 metros, boca moldada de 48 metros, pontal moldado de 23,2 metros, 17 metros de calado de escantilhões, 12 tanques de carga mais dois de sobras, e velocidade de 14,8 nós . A embarcação teve uma demanda de aço de 24,5 mil toneladas, o motor principal foi a Doosan, com potência de 22.500 HP, hélice de passo fixo, e três segregações, autonomia de 20.000 milhas náuticas.

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