Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/05/2013 - 09:53

Empreendedorismo se aprende?

Na questão empreendedorismo, o Brasil está em consonância com o restante do mundo. Há um aumento significativo do empreendedorismo de oportunidade e a queda da motivação por necessidade, comum na década de 90.

Este aumento na busca por investir em um negócio próprio também está alinhado ao aumento de renda e escolaridade dos novos investidores. Na faixa de renda de até três salários mínimos, 6,1% são empreendedores. Entre os brasileiros com renda superior a seis salários mínimos, este percentual chega a 16%.

Para o professor de Ensino a Distancia (EAD), do Centro Universitário Unicesumar, Anderson Miyatake, estes dados refletem mudanças culturais e comportamentais. “O brasileiro tem interesse e disposição para investir. Para isso, está estudando mais e se preparando melhor para entrar neste mercado. Isso é bom porque potencializa suas chances de sucesso”, diz Miyatake.

Segundo o professor da Unicesumar, localizado em Maringá - PR, o momento econômico do país é propício para empreender. “O governo federal está olhando mais para o micro e o pequeno negócio, através de linhas de crédito e programas de educação empresarial. As incubadoras também são entidades importantes para apoiar os empreendedores”, ressalta o professor, que leciona empreendedorismo nos cursos de administração, processos gerenciais, marketing, gestão comercial e logística. Este preparo do novo empreendedor também auxilia a redução da informalidade, muito comum em pequenos negócios. “É vantajoso estar legalizado, pois o empreendedor pode ter acesso a crédito, participar de licitação”, orienta o professor.

Dentre os erros mais recorrentes – que podem acarretar no fechamento precoce do empreendimento – Miyatake aponta o controle de receitas. “Separar gastos pessoais, custos fixos, investimentos e definir a lucratividade do negócio é imprescindível quando se deseja ter um negócio duradouro. O empreendimento pode ser muito lucrativo, mas é necessário ter despesas e receitas bem organizadas. É difícil saber se o negócio está dando certo se não tem controle”, ensina.

Para atender a crescente demanda de empreendedores, a Unicesumar está implantando um projeto de ensino de plano de negócios piloto envolvendo os cursos de administração e processos gerenciais. “O objetivo é que o aluno sinta-se mais preparado para encarar este desafio. Com estas noções, ele já consegue definir o rumo de seu empreendimento e quais serão seus próximos passos”, aponta Miyatake.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira