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08/11/2007 - 11:07

M.Officer lança moda na área de TI

Parceria com a integradora Consulters vai além da relação cliente x fornecedor e cria novas fontes de receita para as duas empresas.

Quando a M.Officer iniciou o processo de desenvolvimento de parceiros para outsourcing de TI, há cerca de oito meses, não imaginava que levaria para a área de tecnologia a mesma marca que a caracterizou no mundo da moda: inovação. O processo coordenado pelo CIO da companhia, Jair Lorenzetti, culminou na criação de um novo modelo de relacionamento e gestão.

A busca por novos parceiros para terceirização começou no final de 2006, com a chegada de Lorenzetti à empresa. Até então, a M.Officer trazia em seu DNA o gene do desenvolvimento interno de aplicativos de negócio. Mas o crescimento da operação e a abertura de lojas da marca internacional Carlos Miele no exterior tornaram este, um ponto defasado da companhia. “Com a minha entrada, iniciamos o processo de escolha de parceiros com habilidade comprovada na área de TI, que assumissem o desenvolvimento e a manutenção destes aplicativos”, lembra o executivo.

Foi em meio a esta selação que a M. Officer iniciou a parceria com a Consulters, empresa especializada em processos de outsourcing de service desk e sistemas legados. De acordo com Lorenzetti, a relação começou com um contrato de terceirização de suporte de help desk para as lojas. “Contamos com integração online, o que tornou bem mais acessível o suporte ao usuário. Há, inclusive, um ramal específico para realizar o atendimento”, explica.

Com o tempo, a parceria entre as empresas evoluiu também para a terceirização total do PDV, software de frente de loja, desenvolvido pela equipe da M. Officer. Durante este processo, a Consulters se inteirou do conceito e da funcionalidade deste aplicativo, que foi incorporado ao pacote de terceirização de manutenção. “O software estava em sua segunda versão e havia necessidade de manutenção e desenvolvimento contínuos. Como a Consulters já tinha bastante experiência, pôde assumir a seqüência do projeto, cabendo à M.Officer representar a curva de experiência do produto”, lembra Lorenzetti.

Percebendo o potencial de negócios, as empresas foram além. E foi exatamente neste momento que a relação das companhias ampliou ainda mais: a Consulters assumiu a manutenção e o desenvolvimento do produto, incluindo a possibilidade de comercializá-lo para terceiros. Para isso, a integradora criou uma divisão de retail, que assumiu o processo de comercialização. “Eles venderão o produto e a M.Officer terá um percentual sobre cada licença comercializada”, ressalta Lorenzetti, que não revelou os valores envolvidos no acordo.

Com algumas mudanças realizadas pela Consulters, o PDV deu origem a outro produto, que será anunciado em breve pela Consulters. “Como estávamos iniciando o processo de desenvolvimento, repassamos apenas o know-how. Agora, todo o desenvolvimento será feito na Consulters e o novo produto será deles”, explica o executivo, lembrando que, neste caso, a M.Officer não terá participação nas vendas.

Para Lorenzetti, além de ser um típico “ganha-ganha”, o novo modelo só trouxe benefícios para a M.Officer, que passou a contar com aplicativos mais eficientes e de melhor qualidade. “Nosso foco é moda. Produzimos e vendemos moda e a Consulters tem competência e escala para o desenvolvimento e manutenção de sistemas”, afirma Lorenzetti.

O executivo ressalta que, na prática, a M.Officer conta hoje com sistemas mais estáveis e eficazes, com aplicativos extremamente funcionais e ágeis à disposição de seus clientes, tanto internos quanto externos. O processo também proporcionou redução de custos na área de TI, uma vez que boa parte da equipe de desenvolvimento foi absorvida pela Consulters.

Lorenzetti reconhece que ainda existe um resíduo de desenvolvimento e manutenção interna, mas diz que isto deverá mudar nos próximos meses. “Estamos em meio ao processo de aquisição de um ERP e tudo findará quando este for implementado. O estágio de seleção está adiantado e estamos decidindo entre três fornecedores, um classe mundial e dois verticais”, diz.

Resultados e foco na moda - Enquanto isso, a M.Officer se prepara para colher os resultados do novo modelo de negócio. Pela escala progressiva, desenvolvida em conjunto com a Consulters, todos os custos envolvidos na manutenção do PDV, por exemplo, deverão zerar em dois anos. A previsão é que ocorra uma amortização de 25%, a cada trimestre.

Toda esta inovação e velocidade se devem ao designer Carlos Miele, que aprovou o projeto e comanda a empresa com visão profissional, arrojada e visionária, sempre à frente de seu tempo. De acordo com Lorenzetti, toda esta movimentação tem um objetivo claro: “cada vez mais, vamos focar a melhoria de processos e, cada vez menos, a tecnologia. Somos usuários, não desenvolvedores. E tenho certeza que hoje estamos muito mais próximos do nosso negócio do que há dois anos”, garante. O CIO lembra ainda que todas as mudanças ocorreram em sete meses. “É um claro sinal do nível de profissionalização da M.Officer”, finaliza.

Comandada por Carlos Miele, a M5 Têxtil e Comércio S.A. já recebeu diversas premiações. Entre estas, por duas vezes, foi eleita a “Melhor Empresa do Ano” do setor têxtil na seleção “Maiores e Melhores”, da revista Exame. A companhia também recebeu o “Prêmio de Destaque de Comércio Exterior” do setor têxtil, inédito para o setor da moda brasileira, concedido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), ao lado de grandes empresas brasileiras como Petrobrás e Grupo Votorantin.

Além da M.Officer – linha nacional criada pelo designer –, que neste ano atingirá a marca de 100 lojas nos principais shoppings centers do Brasil, nos últimos cinco anos, Carlos Miele tem apresentado desfiles da marca que leva o seu nome, com exclusividade na Semana de Moda de Nova Iorque. A loja do designer nesta cidade, inaugurada em 2003 no Meatpacking District, é considerada uma referência arquitetônica e foi premiada como “Melhor loja do Ano”.

As coleções de Miele são vendidas em 24 países, em lojas como Saks Fifth Avenue e Harrods e conquistam celebridades como Jennifer Lopez, Sandra Bullock, Sarah Jessica Parker e Alicia Keys. Em outubro, será inaugurada uma nova loja da marca na conceituada rue Saint Honoré, em Paris. O espaço ajudará a projetar a imagem de Carlos Miele no mercado europeu, junto com as próximas lojas que serão inauguradas em Londres e Milão no próximo ano.

No final de 2006, o designer brasileiro, apresentou ao mercado internacional sua nova linha casual, a Miele. Em sua primeira coleção, a marca é vendida em importantes lojas de 19 países. No Brasil, a primeira loja da marca foi inaugurada em novembro, no shopping Leblon, no Rio de Janeiro, e o próximo espaço será aberto em agosto, em São Paulo.

Fundada em 1994, a Consulters tem como missão proporcionar atendimento completo e eficaz aos seus clientes, disponibilizando todos os recursos necessários para que usuários de TI alcancem mais agilidade, competitividade e lucratividade em seus negócios.

A Consulters conta com equipe qualificada e completa infra-estrutura nacional para o atendimento às empresas que atuem nos mais diversificados segmentos, focando primordialmente os setores de saúde, bancário, industrial, petroquímico, de seguros e governamental. Destacam-se como clientes parceiros: Banco Fibra, Laboratórios Fleury, M.Officer, Medial Saúde, Pamcary, Sanesul, Unimed, Unipar, Wheaton Brasil, entre outros.

Entre as ofertas de serviços da Consulters, estão soluções de outsourcing de service desk no regime 24x7 e de impressão, manutenção de sistemas legados, diagnósticos de infra-estrutura e, através de sua fábrica e sua equipe técnica, desenvolve uma grande linha de softwares próprios, capazes de atender às diversas necessidades e expectativas de cada cliente.

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