Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/11/2007 - 11:13

Yamana Gold assume maioria do capital da Meridian


Detentores de cerca de 80% das ações da Meridian aceitam oferta da empresa.

São Paulo - A Yamana Gold, empresa com sede em Toronto, no Canadá, que opera com extração de ouro e cobre em Goiás, Bahia e Mato Grosso, anunciou que completou com sucesso a primeira fase do seu processo de combinação com a Meridian Gold. Até a data limite para a operação, dia 12 de outubro, ações ordinárias correspondentes a cerca de 78% do total da Meridian tinham sido depositadas e aceitas para pagamento nos escritórios da Yamana. As empresas já estão operando de forma combinada, de acordo com um plano de negócios conjunto. Uma terceira empresa, a Northern Orion, também está incluída na combinação e está operando em conjunto com as outras duas desde 13 de outubro.

"A Yamana está entrando em sua próxima fase de crescimento – uma fase repleta do potencial representado pela soma dos recursos e talentos da Meridian e da Northern Orion", declarou o presidente do Conselho e CEO da Yamana, Peter Marrone. "Em todos os aspectos, a Yamana nunca esteve tão forte e, com nossa equipe, pretendemos obter progressivamente níveis cada vez mais altos de excelência estratégica e operacional. Existe uma similaridade de culturas e abordagens e uma grande combinação de talentos".

A Yamana tem operações de extração de ouro e cobre no Brasil, Argentina e Honduras. A elas se somam agora as operações de extração de ouro, prata e zinco da Meridian no Chile. As duas empresas já apresentaram seus resultados operacionais para o terceiro trimestre de 2007 de forma conjunta. Elas produziram nesses três meses aproximadamente 209.700 onças de ouro, 33,5 milhões de libras-peso de cobre, 2,2 milhões de onças de prata e 801 toneladas de zinco.

Para facilitar o restante da operação, a Yamana prorrogou sua oferta de compra aos acionistas da Meridian até o dia 2 de novembro. Pela oferta, cada ação ordinária da Meridian pode ser trocada por 7 dólares canadenses em dinheiro, mais 2,235 ações ordinárias da Yamana. As ações já em poder da Yamana significam, assim, um dispêndio de 559 milhões de dólares canadenses, mais o lançamento de aproximadamente 179 milhões de ações. Cada ação ordinária da Northern Orion, por seu lado, foi trocada por 0,543 de ação ordinária da Yamana e 0,001 dólar canadense.

Durante o terceiro trimestre, a empresa bateu um novo recorde na produção de ouro nas minas de Chapada, São Francisco, Fazenda Brasileiro e Jacobina, no Brasil, com destaque para as 49.700 onças extraídas em Chapada, onde se concentra, também, a produção de cobre. A empresa trabalha ainda com ouro em San Andrés, em Honduras, e espera iniciar em meados de 2008 as operações em Gualcamayo, na Argentina. Somam-se agora as produções das operações de El Peñon e Minera Florida, no Chile.

Perfil da Yamana - A Yamana é uma empresa de mineração com atuação na prospecção e extração de ouro e sede em Toronto, no Canadá. No Brasil, a Yamana produz ouro na Mineração Fazenda Brasileiro, no município de Barrocas e na Jacobina Mineração e Comércio, no município de Jacobina, ambas na Bahia. No Mato Grosso, detém 49% das ações na Mina São Francisco, uma operação da Serra da Borda Mineração e Metalurgia, com sede na cidade de Pontes e Lacerda. Em janeiro deste ano, a empresa iniciou a produção de concentrado de cobre no município de Alto Horizonte, em Goiás, uma operação da Mineração Maracá. Além do Brasil, a Yamana possui mais uma operação para extração de ouro em Honduras, a Minerales de Occidente, e o Projeto Gualcamayo, na província de San Juan, na Argentina, que entrará em operação no próximo ano. Com a aquisição da Meridian, a Yamana passa a contar com as produções das operações de El Peñon e Minera Florida, no Chile. || Site www.yamana.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira