Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/05/2013 - 10:41

Jorge Espanha é o diretor-presidente da Zoetis Brasil


Jorge Espanha é diretor-presidente da Zoetis Brasil, antiga unidade de Saúde Animal da Pfizer, desde o final 2004. Sua carreira na empresa teve início em 1991, com os laboratórios Smith Kline & Beecham como trainee de Gerência de Produto. O que seria um projeto de 24 meses na Espanha tornou-se uma carreira de 13 anos no exterior e sete no Brasil, onde ocupou diversos cargos de liderança nas áreas de marketing, novos produtos e vendas – incluindo responsabilidade pelo negócio de aditivos em Portugal e na Espanha.

Com a aquisição da Smith Kline Beecham pela Pfizer em 1995, Jorge Espanha foi convidado a liderar grupos multidisciplinares de produtos como gerente de Marketing/ Produto Europeu dentro do Processo de Regionalização Europeia. Transferido para o headquarters (HQ) da Bélgica, foi responsável pelo lançamento de produtos para bovinos, suínos e ovinos no continente europeu, estabelecendo marcas consagradas da Pfizer Saúde Animal como Dectomax, Respisure, entre outros. No ano de 1998, transferiu-se para Estados Unidos com a mudança do HQ para Nova Iorque.

Durante os seis anos nos quais trabalhou no headquarters da Pfizer em Nova Iorque (EUA), Jorge Espanha assumiu funções de marketing global e desenvolvimento de mercados alcançando a posição de Group Director Global Marketing para novos produtos – incluindo presença e liderança em grupos multidisciplinares na preparação e desenvolvimento de mercado para produtos inovadores como Draxxin, vacinas para todas as espécies, entre outras atividades estratégicas.

O executivo teve ainda papel importante no desenvolvimento de estratégias de crescimento para determinados negócios dentro da organização. Estando na liderança do Brasil desde o final 2004, foi responsável pela integração dos negócios da Embrex (2007), pela parceria comercial com a Dow AgroSciences (2008), pela integração da Fort Dodge Saúde Animal (2009/2010), pela parceria com a Christian Hansen (2009) e pela integração da Alpharma (2011).

Sua equipe alcançou sucesso em mais de 15 lançamentos de produtos nos últimos seis anos, em paralelo com o processo de aquisição de empresas. O Brasil é referência na companhia para muitos lançamentos, sendo eleito como finalista no prêmio da Pfizer mundial de excelência comercial com o lançamento de Bopriva em 2011, bem como tendo recebido reconhecimento corporativo na introdução de TackZuron em 2012. Estratégias de lançamento e penetração de produto como a que trouxe a vacina Vivax (Improvac) ao Brasil também são consideradas modelo para outros países.

O executivo é membro ativo do Conselho de Administração do Sindan (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal) e faz parte da Diretoria Executiva (Gestão 2011-2013) da ABMR&A (Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio) como diretor do setor veterinário. Espanha é formado em Zootecnia (Animal Science) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e pós-graduado em Nutrição Animal pela mesma instituição. O executivo fez ainda diversos cursos de negócios na área de Marketing e Management, dentre eles alguns na Universidade de Columbia (Nova Iorque, EUA) e o Impact Planning Group no mesmo país. Nascido no Rio de Janeiro (RJ) e atualmente com 49 anos, é casado, tem três filhos e tem por hobby praticar mountain bike nas horas livres ou simplesmente dedicar o tempo aos seus filhos.

Portfólio e estrutura -Zoetis oferece uma gama de soluções diferenciadas para bovinos, equinos, caprinos, suínos, aves e animais de companhia. Sua linha de produtos é composta por antibióticos, antibacterianos, anti-inflamatórios, intramamários, marcadores genéticos, antiparasitários e uma linha completa de vacinas. No Brasil, são 179 produtos, compondo 300 apresentações.

Na companhia, Jorge Espanha comanda um time de 322 funcionários nas áreas técnicas, de vendas, regulatório, serviço ao cliente e marketing trabalhando continuamente com diferentes estratégias de aproximação de mercado (go to market strategies). “No modelo de gestão de clientes, temos desde B2B com grandes clientes do setor de produção de proteína animal como também modelo de distribuição pulverizado e complexo de produtos para bovinos e ovinos, além de um negócio muito parecido com o de consumo como o de animais de companhia”, ressalta o executivo.

Deste universo, a maioria dos funcionários está na rede de vendas e nas equipes técnicas, realizando visitas às fazendas, granjas e pet shops para levar tecnologia, educação continuada e informação aos pecuaristas, produtores e proprietários de animais de companhia. A companhia investe em programas de educação continuada que visam produtividade do agronegócio brasileiro, bem como sanidade e bem-estar dos animais.

Destaques e lançamentos -Desde que assumiu a posição de diretor-geral da companhia no Brasil, Jorge Espanha participou de lançamentos e de conquistas importantes, como posicionar a companhia como líder do mercado de medicamentos veterinários no País desde 2007. Além disso, sob sua liderança, a empresa teve importantes lançamentos:

Bovinos: Spectramast e Teat Seal (tratamento e prevenção para mastite de vacas em lactação e período seco, respectivamente), Treo ACE (endectocida bovino inovador em sua categoria e primeiro produto da Pfizer Saúde Animal feito especificamente para atender a demandas dos pecuaristas nacionais), Clarifide Nelore (amplo painel de marcadores de DNA desenvolvido pela companhia para o rebanho Nelore brasileiro), Clarifide para gado de leite (amplo painel de marcadores de DNA para fêmeas das raças leiteiras Holandês, Jersey e Pardo Suíço) e Bopriva (primeira e única vacina para castração imunológica de bovinos);

Animais de Companhia: Vanguard Plus (vacina múltipla para cães), BronchiGuard (vacina para gripe canina), Convenia (antibiótico injetável para o tratamento de infecções de pele e urinárias em cães e gatos), Cerenia (antiemético indicado para vômito agudo em cães – tanto na versão injetável quanto na versão em comprimidos – e enjoo do movimento em viagens – apenas na versão em comprimidos) e Trocoxil (anti-inflamatório indicado para o alívio contínuo da dor e inflamação em cães);

Suínos: Vivax (primeira e única vacina para castração imunológica de suínos) e Draxxin (antibiótico injetável para doenças respiratórias em suínos);

Aves: vacina Poulvac E. Coli (vacina indicada para o controle preventivo dos problemas causados pela bactéria Escherichia coli em frangos de corte, poedeiras comerciais e reprodutoras), GalliPro (aditivo probiótico que aumenta o ganho de peso da ave e melhora a conversão alimentar), Embrex Inovoject m (máquina que permite a vacinação in ovo em pequenos e médios incubatórios), Poulvac Maternavac IBD-Reo E. (vacina inovadora para a imunização de aves contra os vírus da Doença de Gumboro, também conhecida como Doença Infecciosa da Bolsa – IBVD – e Reovírus) e Avatec 20 (anticoccidiano para uso exclusivo de fabricantes de rações de aves).

Espanha também esteve à frente da companhia no Brasil em momentos em que aconteceram importantes aquisições e parcerias para a Pfizer Saúde Animal:

Aquisição da Embrex (2007): a compra da Embrex agregou à unidade de negócios de Aves da Pfizer Saúde Animal os segmentos de tecnologia e comercialização de máquinas de vacinação in-ovo. O setor avícola ocupa posição de destaque na estratégia da companhia e os investimentos em inovações para aves permitem que a Pfizer mantenha-se em constante evolução.

Parceria com a Christian Hansen (2009): em maio de 2009, a Pfizer assinou com a companhia de origem dinamarquesa um acordo de distribuição no Brasil da linha de probióticos GalliPro para o segmento avícola. Produzido pela Chr. Hansen, GalliPro é um aditivo probiótico (Bacillus subtilis) aprovado com registro permanente na Comunidade Europeia. No Brasil, a linha comercializada pela Pfizer abrange os produtos GalliPro e GalliPro Tect, além de suas versões concentradas. GalliPro aumenta o ganho de peso da ave e melhora a conversão alimentar, uma alternativa para o uso de antibióticos promotores de crescimento.

Aquisição da Fort Dodge (2009): a incorporação da Fort Dodge – divisão veterinária da Wyeth – fez com a companhia ampliasse sua linha de produtos, contando com uma área que oferece soluções para equinos, integrada à unidade de negócios de Bovinos. Com a aquisição, foi possível ampliar ainda a linha de biológicos (vacinas) da companhia – principalmente para Aves e Animais de Companhia.

Aquisição Alpharma (2010/2011): em uma operação estratégica global, a Pfizer Inc. anunciou, no final de 2010, a aquisição da King Pharmaceuticals. No Brasil, a operação foi aprovada sem restrições pelo Conselho de Defesa Econômico (CADE) em março de 2011. A negociação incluiu a Alpharma, divisão de saúde animal da empresa, cujo principal foco de atuação é trazer soluções em produtos e serviços para prevenção e cura de doenças do trato intestinal, doenças respiratórias e coccidianas. Com esta movimentação, a Pfizer ampliou o escopo de sua atuação no Brasil, especialmente na avicultura.

Aquisição Synbiotics Corporation (2010/2011): com o objetivo de aumentar a oferta de soluções integradas em veterinária, a Pfizer Saúde Animal anunciou, no final 2010, sua entrada no segmento de medicina diagnóstica por meio da aquisição da Synbiotics Corporation. A operação foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) no Brasil em outubro de 2011. A aquisição faz parte da estratégia mundial da Pfizer Saúde Animal para ampliar seu escopo de atuação, tornando-se um fornecedor global de soluções integradas em medicina veterinária. [www.zoetis.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira