Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/05/2013 - 07:39

Alimentos que ajudam evitar a depressão

A depressão é considerada a doença do século.

Milhões de pessoas só no Brasil estão sofrendo com a depressão, ela que pode causar muitos outros distúrbios psicológicos e problemas de saúde. A depressão é um assunto sério que não escolhe suas vitimas, pode acontecer com qualquer pessoa, independente de idade ou sexo e o principal sintoma e também o mais aparente é a tristeza, uma pessoa com depressão dificilmente estará sorrindo e alegre.

Segundo o médico nutrólogo José Alexandre Portinho do Rio de Janeiro, existem diversos tratamentos para a depressão, e isso depende de cada diagnóstico, mas uma das soluções que tem oferecido ótimos resultados é uma alimentação saudável com ênfase em alimentos específicos para a doença e a pratica de atividades físicas, isso tudo contribui para que o hormônio endorfina responsável pela sensação de prazer seja liberada com mais facilidade no organismo e com isso livrando a sensação de tristeza.

Existem alimentos que podem amenizar os efeitos da depressão e até evitá-la: • Feijão - um alimento rico em vitaminas do complexo B, fibras, carboidratos, ferro, cálcio e proteínas, além de diminuir as chances de uma pessoa desenvolver a depressão por reforçar o sistema imunológico e garantir a produção equilibrada dos hormônios, previnem também o diabetes.

• Frutas - elas são bem vindas em todos os quadros clínicos, a ausência das frutas na alimentação pode causar vários problemas de saúde grave, elas possuem muitos nutrientes importantes para o equilíbrio do organismo e contra a depressão elas são muito eficazes, o limão, abacate, melancia e o mamão são frutas consideradas do “bom humor”, assim como a banana que é rica em tritofano , maçã e laranja em acido fólico e o abacaxi que é rico em serotonina entre muitas outras frutas que combatem a depressão.

• Arroz integral - é um alimento indispensável na mesa dos brasileiros, o mais comum é o refinado que por passar por este processo acaba perdendo muitos nutrientes, portanto o integral é sempre a melhor opção é rico em acido fólico e vitaminas B1 e B2 nutrientes essenciais para diminuir os níveis de homocistina, responsável pela depressão.

• Castanha do Pará - é uma oleaginosa rica em selênio, nutriente que alimenta a atividade cerebral.

• Cereais integrais - um dos itens mais recomendados na dieta de quem procura ter uma alimentação mais saudável, eles são ricos em vitaminas do complexo B, carboidratos, selênio, triptofano, ômega 3, ácidos graxos entre outros.

• Leite desnatado - assim como o arroz o leite desnatado possui maior aproveitamento no organismo que o arroz integral a diferença é que o leite integral possui altos níveis de gordura o que pode aumentar o colesterol além de ser muito mais calórico, o desnatado possui os mesmos valores nutricionais, porém é muito mais saudável por conter menos gordura e ser menos calórico, para a depressão ele é um ótimo aliado porque é fonte de aminoácidos, triptofano, cálcio, tirosina, entre outros nutrientes essenciais para controlar o humor e diminuir a irritabilidade. Estes alimentos podem ser adicionados a vários tipos de dietas, além de diminuir e combater a depressão eles são saudáveis e garantem um organismo mais equilibrado livre de doenças e problemas de saúde.

Perfil - José Alexandre Portinho – médico nutrólogo, também é palestrante em nutrologia, autor do livro ‘A biologia da mulher’, doutorado e Mestrado em Ginecologia pela UFRJ, médico Nutrólogo pela Associação Brasileira de Nutrologia – ABRAN, e diretor da CME. Clínica de Medicina Endoscópica. [www.mulhersaude.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira