Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/05/2013 - 07:39

Inverno rico em sabor e saúde

Nutricionistas dão dicas para manter o corpo em equilíbrio no friozinho do inverno.

A chegada da estação mais fria do ano não mexe só nos termômetros, mas também com o apetite. No inverno, gastamos mais energia para nos manter aquecidos e às vezes até vacilamos na dieta.

Mas afinal, quais alimentos devem ser consumidos para ajudar a manter nossa temperatura? As nutricionistas responsáveis pela linha de congelados Funcionali Consultoria em Nutrição, Daniela de Almeida e Luciana Harfenist, oferecem algumas dicas para aquecer e nos manter saudáveis na estação mais fria do ano.

No inverno poderemos ingerir os alimentos mais quentes e picantes, trocar as saladas frias por reparações refogadas, ou grelhados e assada. Devemos ingerir alimentos que favorecem o sistema imunológico como o alho, cogumelos, e as frutas cítricas que juntos são importantes para prevenir gripes e resfriados. Todos os tipos de feijões e grãos integrais, e as batatas, as sementes e oleaginosas como as castanhas, nozes, amêndoas, e temperos como o coentro, cominho, curry, páprica picante, gengibre, cebola, canela, todos com propriedades termo gênicas.

.Eles são responsáveis por aumentar o gasto calórico durante a sua digestão. – destaca Luciana Harfenist.

Mais fome no inverno - Durante o inverno, nosso organismo gasta mais energia para a manutenção da temperatura corporal, principalmente nos locais onde o frio é mais rigoroso. Aqui no Brasil, no entanto, o inverno na maioria dos estados é não é tão intenso, esse aumento não chega a 10% do gasto diário calórico, o que não justifica um grande aumento na ingestão calórica.

-Portanto, não serve de desculpa para aqueles que acabam exagerando no consumo dos alimentos altamente calóricos, – afirma Daniela de Almeida.

Caldos e sopas são boas sugestões para essa época do ano: os caldos se destacam por serem mais espessos e engrossados. Em geral, são cozidos com menos água e por um tempo mais prolongado em fervura leve. Use e abuse de ervas e especiarias para aumentar o sabor deles e ainda ingerir mais nutrientes.

As sopas em geral são mais líquidas que os caldos e podem ser feitas com carnes, aves, peixes, vegetais e grãos, ervas finas, gengibre, orégano entre outros ingredientes fervidos em água quente para extrair o sabor dos alimentos. Para tornar a sopa mais cremosa basta bater a sopa tradicional no liquidificador.

O consumé, uma outra opção, caracteriza-se por um caldo geralmente de carne, com sabor concentrado. Ele pode ser servido com crótons ou torradas e também acompanham a carne do fondue.

Ao escolher a carne, dê preferência àquelas com menos gordura (patinho, maminha e músculo são alguns deles).

Optar também por peixes e frutos do mar é uma ótima opção, pois são ricos em zinco e importantes para as células de defesa e para fertilidade.

As nutricionistas esclarecem algumas dúvidas comuns para essa época do ano: Quais os alimentos que devemos evitar nesta época do ano? Daniela de Almeida: devemos evitar as sopas com ingredientes gordurosos principalmente as feitas com gordura saturada de origem animal como paio, bacon, manteiga, creme de leite, entre outros. Pois a ingestão freqüente de gordura saturada esta relacionada com doenças crônicas e degenerativas.

Bebidas quentes podem ajudar a manter o corpo aquecido? Quais sãos as melhores? - Luciana Harfenist: Sim, bebidas como chá de ervas ou leite com cacau e canela aquecem e são nutritivos e saborosos.

Das frutas, quais as melhores para o inverno? Daniela de Almeida: As melhores frutas são sempre as da estação.

Luciana Harfenist: No nosso inverno podemos aproveitar as seguintes frutas: abacate, banana prata, caqui, laranja, maçã, morango e tangerina.

Receita da Funcionali: Salmão com gengibre e gergelim com cenoura alho poró e ervilha (549 Kcal).: Ingredientes: 4 postas de salmão médias | 1 copo pequeno de suco de laranja sem açúcar |2 colheres de sobremesa de semente de gergelim |1 sache de caldo de vegetais 0 % gordura |½ colher de sopa de amido de milho |1 colher de chá de sal |1 colher de sopa de gengibre.

Modo de preparo -Tempere o salmão com sal, o gengibre, o suco de laranja, o caldo de vegetais e deixe marinar por +- 1 hora na geladeira. Coloque-o em um refratário, cubra com papel manteiga e leve ao forno médio por 30 minutos. Escorra o caldo que se formou, coloque em uma panela antiaderente, aquecendo em fogo baixo. Acrescente o amido diluído em um pouco de água, mexa sem parar até engrossar. Coloque este molho sobre o salmão, cubra com o gergelim e leve ao forno por uns 5 minutos. Sirva a seguir. | Monica Coronel/Cequal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira