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CANAIS

22/05/2013 - 08:04

Raízen adquire 86 caminhões Volkswagen


Veículos vão incorporar a frota para operação em canaviais.

Fabricante dos veículos comerciais MAN e Volkswagen, a MAN Latin America acaba de entregar 86 caminhões VW para a Raízen — uma das maiores produtoras mundiais de etanol de cana de açúcar. O principal diferencial dos produtos da marca para a compra está na motorização. A Raízen priorizou a solução EGR como sistema de pós-tratamento de emissões, oferecida com exclusividade pela montadora no Brasil em seu motor MAN D08.

O maior volume de caminhões adquiridos foi do VW Constellation 26.280, com 37 unidades, que adota a motorização MAN. O sistema do D08 garante um custo operacional mais baixo e simplifica a logística dentro da unidade de produção. O veículo tem ainda tração 6x4, ideal para aplicação fora-de-estrada como as em que vai operar para a Raízen: transbordo de cana picada, comboio lubrificante, guindaste veicular e bombeiro.

Com 24 unidades, o VW Worker 15.190 também passa a compor a frota da Raízen. Também equipados com motor MAN D08 e escolhidos por sua durabilidade acentuada, os caminhões da linha Worker serão utilizados como oficina ou borracheiro para auxiliar na manutenção de outros veículos das unidades produtoras.

Outro modelo que terá grande representatividade na frota da Raízen será o VW Constellation 31.280, com 17 veículos. Os caminhões vão transportar a cana planta (cana-de-açúcar em seu primeiro plantio). Sua motorização MAN D08 com seis cilindros e 280 cavalos de potência garante a robustez necessária à operação.

Do VW Delivery 8.160 e do VW Constellation 31.330, a Raízen adquiriu quatro unidades de cada modelo. Os da linha Delivery serão empregados para transportes em geral e mais especificamente de água potável. Já o Constellation servirá como prancha para a movimentação de máquinas nas unidades, como trator e colheitadeira.

Motorização é diferencial-Pela primeira vez, a Raízen investiu em motores eletrônicos para seus veículos em operação nas unidades de produção. Isso contribuirá para trazer ainda mais ganhos operacionais, além dos já assegurados com o sistema EGR de pós-tratamento. Entre eles, a esperada redução no consumo de combustível. Outro benefício será observado no maior intervalo de manutenção.

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