Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/11/2007 - 11:30

Wittmann implanta sistema de IML com stack mold na Pavão


O projeto da Pavão, destinado a produção de potes de sorvetes, foi o primeiro comercializado pela Wittmann no mundo. O sistema permite o dobro da produtividade com uma injetora com força de fechamento menor.

Enquanto em outubro, durante a K’2007 (Feira Internacional do Comércio de Plásticos e Borracha), ocorrida na Alemanha, a Wittmann apresentava com exclusividade para o mercado mundial seu novo sistema de produção de potes de parede fina com a tecnologia de aplicação de "In Mold Labeling" (IML) e stack mold, a filial brasileira já comemorava o fechamento do contrato de fornecimento deste projeto e a parceria com a Pavão Indústria e Comércio, empresa com mais de 30 anos atuando no mercado de embalagens e utilidades domésticas, com duas plantas em São Paulo (Vila Guilherme e Vila Maria) e pioneira no país na produção de produtos feitos através desse processo.

A tecnologia de IML com stack mold da Wittmann emprega um único molde composto por três partes (uma fixa e duas móveis) e rotulagem fundida diretamente na embalagem. Além de possibilitar a distribuição do fluxo de matéria-prima, o stack mold requer uma injetora com força de fechamento menor. Dois robôs laterais de altíssima velocidade e precisão completam o sistema, que é capaz de duplicar a produção, por usar um mesmo molde, e trazer vantagens competitivas aos transformadores interessados em ampliar os índices de produtividade de suas empresas.

“Além da conquista de um novo parceiro, para nós, é uma satisfação obter a confiança e o reconhecimento da nossa capacidade por parte da Pavão. Seguramente, podemos dizer que a empresa, além de ter o sistema mais moderno, será pioneira na América Latina a produzir esses tipos de potes”, garante o diretor-geral da Wittmann do Brasil, Reinaldo Carmo Milito.

Diversificação da linha de produtos - O projeto da Wittmann para a Pavão contempla um stack mold, que permitirá a produção de dois potes de sorvete de 2 litros e duas tampas, todos feitos de Polipropileno (PP). O processo de automação inclui um robô modelo W711, que será responsável pela aplicação de rótulos no interior das cavidades (localizadas nas partes externas do molde) e pela remoção das peças prontas (pela parte central do molde). O ciclo é simultâneo acontecerá em aproximadamente 6.5 segundos - sendo que a operação de entrada e saída dos robôs para colocação dos quatro rótulos nas cavidades e a retirada das quatro peças produzidas, que serão empilhadas numa esteira, levará em torno de 1.3 segundo.

Os primeiros testes serão realizados ainda este ano e, a partir de 2008, a Pavão atenderá todo o mercado nacional interessado neste tipo de solução com rotulagem. A previsão é de que sejam produzidos nesse sistema cerca de 800 mil embalagens por mês. De acordo com Artur Avelino Machado, diretor da Pavão, na aquisição do sistema foram investidos cerca de 600 mil euros e a expectativa é de que o retorno desta aplicação ocorra em três anos. “Trabalhamos com o processo de IML há mais de cinco anos, porém, o sistema gerava muito refugo e tínhamos o objetivo de adquirir um equipamento com tecnologia de ponta, justamente para eliminar essas perdas. A Wittmann é uma empresa conceituada e, além de pesquisas, presenciei a apresentação de alguns projetos deles em feiras nacionais e internacionais, de forma que nos simpatizamos pela solução apresentada, que reúne molde e automação juntos, com responsabilidade de um único fornecedor”, declara Machado.

A solução permitirá que a Pavão diversifique sua linha de injetados. “Adotamos esse tipo de sistema, pois há uma tendência de mercado de receber o produto rotulado, que dispense qualquer tipo de trabalho posterior na embalagem. Com a aquisição, poderemos diversificar e ofertar uma opção a mais para nossos clientes. Faremos potes de 2 litros com um custo bem interessante”, antecipa Machado, lembrando que já idealiza outras parcerias com a Wittmann do Brasil.

Perfil Wittmann - Com três décadas de história de sucesso em várias partes do mundo, a austríaca Wittmann está no Brasil desde o ano de 2000, oferecendo à indústria de transformação de plástico nacional o que há de melhor em tecnologia de periféricos. Responsável pelo desenvolvimento de diversas inovações no segmento, a Wittmann no Brasil trabalha para aperfeiçoar cada vez mais os processos de produção, atendendo às necessidades de seus clientes e personalizando produtos e soluções. A empresa possui centros de excelência na Áustria, China, Canadá, Hungria, Alemanha, França e EUA, e no Brasil atua em vendas e assistência técnica. Atualmente, a Wittmann está presente em 15 países e emprega 850 funcionários. A empresa se destaca na produção de robôs, sendo que no ano passado comercializou mais de 3000 unidades de seus diversos modelos. Em 2005, registrou um faturamento global bruto de 125 milhões de euros e, em 2006, 130 milhões de euros, considerado um dos melhores faturamentos globais na história da empresa. Entre os principais clientes da Wittmann no Brasil estão Autometal, BSH, Huhtamaki, Iber-Oleff, LINPAC Pisani, Mann+Hummel (Filtros Mann), Microservice, Pastore da Amazônia, Plastic Omnium, Rexam, Tecnoplast, Unipac, Vitopel e Weidmann. ||Telefone: (19) 3234-9464 | www.wittmann.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira