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23/05/2013 - 08:10

Menos fila nos hospitais e rapidez nos atendimentos

Solução apresentada pela mineira ToLife reduz o tempo que os pacientes levam nos prontos-socorros e otimiza o atendimento. O presidente da empresa foi destaque no prêmio Empreendedor do Ano, realizado pela Ernst & Young Terco.

A Hospitalar Feira e Fórum é o grande encontro anual de empresários e profissionais da cadeia da saúde para desenvolver negócios, relacionamento e atualização com as principais tendências do setor no Brasil e exterior. Realizada entre os dias 21 e 24 de maio (terça a sexta-feira), a feira reúne 1.250 expositores, de 35 países, que ocupam 82.000 m2 no Expo Center Norte, São Paulo, apresentando os mais novos produtos, equipamentos e serviços.

Destaque entre as empresas para a ToLife que participa pela quarta vez consecutiva da Feira e apresenta suas inovações em produtos, equipamentos e serviços. Os mais de 90 mil visitantes esperados terão a oportunidade de conhecer seu carro-chefe: uma solução desenvolvida para a classificação de risco clínico e organização do fluxo de pacientes nos serviços de atendimento de urgência e emergência.

O sistema de triagem é baseado no Protocolo de Manchester* e pode ser utilizado em unidades de saúde de todo país, entre públicas e privadas. A solução possibilita discernir casos mais graves – que devem ser atendidos imediatamente – daqueles que têm condições de aguardar, com segurança, pela primeira avaliação médica. A metodologia é baseada no ToLife Service Center, uma plataforma de gestão composta por quatro pilares que garantem o sucesso da implantação: hardware; software; serviços especializados e insumos ou consumíveis necessários.

A plataforma também abrange o Módulo de Apoio à Decisão que permite aos gestores clínicos e administrativos o rápido acesso às informações e visualização do perfil dos pacientes. Ainda, é possível obter dados, em tempo real, da produtividade, tendências, desvios relativos às metas, picos de atendimento, sazonalidades, entre outros. “Tudo para otimizar os serviços de urgência e emergência”, garante o presidente da ToLife, Leonardo Lima de Carvalho.

Para Carvalho, é possível tornar os atendimentos mais eficazes, com filas menores, aliando equipamentos específicos a investimento na produtividade dos profissionais. “Os serviços oferecidos pela ToLife reduzem o tempo no atendimento do paciente, pois têm todos os aparatos necessários para a classificação de risco - glicosímetro, termômetro timpânico, oxímetro de pulso e aparelho de pressão arterial – e evita o desvio de função dos medidores”, explica.

Empreendedor do ano-O mineiro Leonardo Lima de Carvalho, da ToLife - empresa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para a área de saúde - foi destaque na categoria Emerging da 15ª edição do Prêmio Empreendedor do Ano. A premiação, realizada pela Ernst & Young Terco, ocorre em 50 países e reconhece o talento, a determinação e o espírito inovador de empresários que transformaram suas ideias em histórias de sucesso. “Queremos criar, pensar e inovar cada vez mais, porque trabalhamos para melhorar a qualidade de vida das pessoas e contribuir para o atendimento de mais de 100 milhões de usuários nos serviços de saúde brasileiro”, afirma o presidente.

A categoria Emerging, promovida pela Endeavor, prestigia os empreendedores que se destacaram pelos resultados e potencial de crescimento de seus negócios. Leonardo Lima de Carvalho foi escolhido conforme os seguintes critérios: espírito empreendedor, performance financeira, direcionamento estratégico, impacto global, inovação, integridade pessoal e influência. A premiação aconteceu em São Paulo

ToLife-Criada em 2009 pelo cientista da computação Leonardo Lima de Carvalho, a ToLife tem como diferencial construir soluções inovadoras. Atualmente, sua solução está implantada em hospitais que são referências no país, como Hospital Anchieta (Brasília), Hospital das Clínicas (São Paulo), Hospital Universitário da USP, Unimed Maceió, Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, entre outros.

Com sede em Belo Horizonte (MG), a empresa possui hoje sua solução implantada em 99% dos municípios mineiros, além de além da iniciativa em vários hospitais privados que utilizam a solução em todo o país. A empresa está iniciando as suas operações no mercado externo, atualmente com projetos implantados no México.

Protocolo de Manchester-É uma metodologia de trabalho implementada em Manchester (noroeste da Inglaterra), em 1997. Seu objetivo é estratificar o risco clínico de pacientes e priorizar os atendimentos. O método identifica a queixa inicial, segue um fluxograma de decisão e, por fim, estabelece o tempo de espera que o paciente pode aguardar pelo atendimento médico sem risco para sua saúde. A classificação é feita por um enfermeiro ou médico capacitados no Protocolo. Tanto para o paciente quanto para o profissional a classificação de risco traz segurança e deixa de lado a forma – ineficaz e arriscada em muitos casos – de atendimento por ordem de chegada.

O Protocolo de Manchester foi amplamente divulgado no Reino Unido. Sua aplicação está presente em 12 países, como Portugal, Suécia, Holanda e Espanha. No Brasil, foi implantado em 2008 e, então, fundou-se o Grupo Brasileiro de Classificação de Risco (GBCR). Somente o GBCR tem autorização para capacitar os profissionais.

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