Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/11/2007 - 11:40

Marketing de motivação

Jantares com grandes chefs e bolsas de grifes badaladas.

Expert em marketing de motivação, Martin Konig destaca as novidades do Motivation Show, principal evento do marketing que movimenta anualmente cerca de US$ 46,1 bi

O empresário e publicitário Martin Konig, um dos poucos brasileiros com expertise em marketing de motivação, retorna para o Brasil com a mala cheia de novidades do maior encontro mundial de marketing, o Motivation Show, que ocorreu no último mês no McCormick Place, em Chicago, Illinois, EUA.

De acordo com Konig as grandes discussões foram sobre a motivação e o reconhecimento, que já fazem parte da cultura empresarial americana e tem ótimos princípios que podem ser adaptados para o Brasil. “Os estudos e as pesquisas são bem fundamentados: colaboradores produzem melhor quando são motivados e reconhecidos”, afirma.

Esse princípio básico, que integra um conjunto de ações como Tecnologia, Incentivo, Interatividade e Premiação, é o motor de um mercado que em 2006 movimentou nos USA cerca de US$ 46,1 bi de acordo com a Federação de Motivação e Incentivo, sendo US$ 32,7 bi em premiações e US$ 13,4 bi em viagens. Um estudo realizado pelo IRF - Incentive Research Foundation - esse número pode chegar a US$ 77,1 bi.

Segundo o publicitário, um dos marcos do evento foi a palestra do Dr. Chester Elton, autor do livro ‘The Carrot Principal’, na qual apresentou um estudo destacando que o reconhecimento melhorou a produtividade e a lucratividade nas 31 empresas analisadas juntamente com as entrevistas feitas com 235 mil colaboradores da sua pesquisa.

“Ter mecanismos que reconheçam esforços pessoais ou de um grupo de trabalho ganhou força nesse último ano. Colaboradores destacam que ser reconhecido é tão ou mais importante do que aumentos de salário, pois traz para o ambiente de trabalho aquela “adrenalina positiva” que melhora a produtividade de todos”, declara Konig.

Quem não gosta de ser motivado e reconhecido? Atualmente os sistemas de reconhecimento e motivação estão bem avançados. Os softwares que integram uma base de dados com metas e objetivos são interligados a programas de e-learning, mecanismos de relacionamento com os diversos públicos, sistemas de “reconhecimento” e, finalmente, premiações em “pontos” que podem ser resgatados em catálogos de premiação na internet.

Algumas empresas disponibilizam mais de 1300 itens com os mais diversos apelos que vão da futilidade até artigos de luxo. Há premiações para todos os gostos que vão desde um jantar num bom restaurante até relógios e bolsas de grife. As premiações em viagens também é um grande negócio que pode ser desde um simples destino até reconhecer colaboradores com jatos particulares e resorts magníficos e exóticos. Algo que realmente valorize esforços e se torna um evento inesquecível para quem mereceu.

Esse mercado da Motivação faz uso farto da internet como meio de relacionamento, interatividade e resgate de premiação, já que o uso de boas ferramentas para administrar bancos de dados permite baixar os custos dos programas de Motivação aumentando a verba destinada à comunicação com as equipes participantes e premiar os públicos por reconhecimento e mérito.

Martin Konig começou sua carreira no setor com a Fidelity Marketing e a Konig Brasil – Promoção e em 2005 fundou a Zuu Marketing, empresa que atua dentro da nova tendência de motivação que tem como principal objetivo levar profissionais e equipes a conquistarem os melhores resultados individuais e corporativos.

A Zuu Marketing está localizada à Avenida Faria Lima, 2012, Jardim Paulistano, em São Paulo. Telefone (11) 3817-2140 www.zuumarketing.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira