Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/05/2013 - 08:55

Brasileiros que moram nos EUA devem ficar atentos à Declaração do Imposto de Renda para expatriados

Cidadãos que se encaixam nesse perfil são obrigados a declarar o Fisco nacional tanto em território norte-americano, como também para o Governo brasileiro.

A Declaração do Imposto de Renda deve ser feita com a máxima atenção aos detalhes, de olho nos prazos e obrigações. Para os brasileiros que moram nos Estados Unidos e os norte-americanos residentes no Brasil, a afirmação também é válida.

Conhecidos como expatriados, esses cidadãos se enquadram numa categoria especial, mas que não isenta da obrigação com o Leão. Sendo assim, a Moore Stephens, uma das maiores redes de auditoria, consultoria e outsourcing contábil do mundo, explica que pessoas físicas nessas condições ainda estabelecem vínculo com o país de origem, mesmo que seus ganhos sejam obtidos em outras nações.

“Os brasileiros que residem nos EUA, por exemplo, que não tenham entregue ao Fisco brasileiro a Declaração de Saída Definitiva quando da expatriação, são obrigados por lei a prestar contas aqui no Brasil dos rendimentos obtidos no exterior, independentemente de também o fazerem ao Fisco norte-americano”, afirma Odair Zorzin, Diretor Tributos da Moore Stephens Auditores e Consultores e responsável pelas coordenações técnicas das equipes das Unidades São Paulo e Rio de Janeiro.

Mesmo entregando a declaração do Fisco no Brasil, o cidadão pessoa-física por aqui também é obrigado a relatar seus gastos e rendas no país norte-americano. “Os Estados Unidos adotam um sistema global para a Declaração do Imposto de Renda. Sendo assim todos os cidadãos residentes no país, mesmo que sejam estrangeiros, também devem entregar a Declaração do IR”, conta Zorzin. Apesar da regra, o governo dos EUA é mais flexível aos prazos.

Para ter acesso à extensão automática (IRS) de dois meses, o contribuinte expatriado não necessita preencher nenhum formulário até o prazo limite. A data legal vai até o dia 15 de abril, mas com a extensão pode ser entregue até 15 de junho. Basta anexar uma declaração básica informando o porquê da necessidade do adiamento.

A Moore Stephens Auditores e Consultores é uma das maiores redes de auditoria, consultoria e outsourcing contábil do mundo. A empresa é formada por aproximadamente 630 escritórios e está presente em mais de 100 países. Está entre as 12 maiores posições no ranking mundial, com faturamento anual de mais de US$ 2 bilhões.

A companhia presta serviços em auditoria, consultoria tributária e empresarial, tecnologia de informação, outsourcing de serviços contábeis, tributários e administrativos e corporate finance. Há ainda determinadas divisões, com estruturas próprias, criadas para atendimento de interesses específicos, como a Divisão de Auditoria Interna e a Divisão de Small Business, entre outras.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira