Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/05/2013 - 09:13

Apex-Brasil, SOFTEX e ABES promovem palestra em São Paulo para incentivar a exportação de software

Evento tem o objetivo de apresentar aos empresários brasileiros as oportunidades para exportação de software e serviços de TI.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX) e a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) promoverão palestra para empresários brasileiros no dia 23 de maio (quinta-feira), em São Paulo. O encontro tem o objetivo de apresentar temas de interesse do setor, como o Programa TI Maior, que promove a exportação de software e serviços de TI, e os produtos e serviços disponibilizados pela Apex-Brasil para auxiliar as empresas a entrarem ou ampliarem sua inserção no mercado internacional.

O diretor de Negócios da Apex-Brasil, Rogério Bellini, falará sobre as ações de promoção de exportações realizadas pela Agência e sobre como os empresários podem ter acesso a esses serviços. “Este é um setor importante para os resultados das exportações e todos os esforços feitos pelas entidades parceiras estão perfeitamente alinhados com a missão da Apex-Brasil de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos”, explicou.

“Esse encontro faz parte dos esforços da ABES para incentivar a exportação de softwares brasileiros, especialmente aqueles de maior valor agregado, e para aumentar a participação brasileira na balança comercial do setor e serviços de TI”, comenta Jamile Sabatini, diretora de Inovação e Fomento da ABES.

Gláucia Chilliato, gerente de Negócios Internacionais da SOFTEX, explica que o Programa Setorial para Exportação do Software Brasileiro, realizado em parceria com a Apex Brasil, foi concebido de modo a atender às necessidades da indústria nacional. “Foram identificadas as atividades com maior potencial gerador de resultados comerciais e as empresas divididas, em uma iniciativa pioneira, em verticais de atuação denominadas PSVs (Portfolios de Soluções Verticais), nas quais o Brasil tem reconhecida competência. Cada PSV discutiu e definiu, com a participação de um consultor indicado pelo Projeto, sua estratégia de atuação internacional em cada mercado-alvo”, relata

As 15 verticais são: agronegócios, automação industrial, aviação, couro e calçados, educação, energia, finanças, gestão, mineração, outsourcing, petróleo, saúde, segurança, software embarcado e telecom.

Perfil - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos.

A Apex-Brasil apoia, atualmente, cerca de 13 mil empresas de 83 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. Orientada por estudos de inteligência comercial e competitiva que produz, a Agência organiza, em parceria com entidades empresariais, ações de promoção comercial como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros e de formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

A Apex-Brasil também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e apoiando o investidor estrangeiro durante todo o processo de investimento no Brasil.

Perfil - A ABES é a mais representativa entidade do setor de desenvolvimento de softwares no Brasil, com cerca de 1500 empresas associadas e conveniadas, distribuídas em 21 estados brasileiros, e responsáveis pela geração de mais de 100 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de US$ 14 bilhões.

As empresas associadas à ABES representam 90% do faturamento do segmento de desenvolvimento e comercialização de software no Brasil e 33% do total do setor de TI, equivalente em 2011 a US$ 42,5 bilhões.

Desde sua fundação, em 1986, a entidade exerce a missão de representação setorial nas áreas legislativa e tributária, na proposição e orientação de políticas voltadas ao fortalecimento da cadeia de valor da Indústria Brasileira de Software e Serviços (IBSS), na defesa da propriedade intelectual e combate a pirataria de softwares nacionais ou internacionais e no apoio as iniciativas de fomento à pesquisa, desenvolvimento, inovação e ao desenvolvimento do software nacional.

Perfil - A SOFTEX é gestora, desde a sua criação em 1996, do Programa para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Programa SOFTEX), considerado prioritário pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

É uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem como objetivo executar atividades de apoio, desenvolvimento, promoção e fomento para a Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI, sempre pautada pelas seguintes diretrizes: disseminação e auxílio à implantação das melhores práticas em desenvolvimento de software e gestão empresarial, capacitação de recursos humanos para o setor; auxílio à obtenção de recursos financeiros junto a fontes públicas e privadas; produção e disseminação de informações qualificadas sobre e a indústria brasileira de software e serviços de TI; apoio ao empreendedorismo e à inovação; formulação de políticas de interesse do setor; e apoio à criação e ao desenvolvimento de oportunidades de negócios tanto no Brasil como no exterior.

O “Sistema SOFTEX” reúne mais de 2.000 empresas de todo o território nacional e é integrado por uma ampla rede formada por 20 Agentes regionais que prestam apoio e orientação local às empresas em seu entorno. As ações da SOFTEX contam com o apoio institucional, técnico e financeiro de diversas entidades, entre as quais ABES, ABDI, Abinee, Abragames, Abvcap, Apex-Brasil, Anprotec, Assespro, BID, BNDES, Brasscom, CNI-SESI-SENAI, CNPq, Embrapa, Fenadados, Fenainfo, Finep, Frente Parlamentar de Informática, IBGE, INPI, SBC, Sebrae, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Cultura (MinC), Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Palestra: “Exportar é Inovar”, dia 23 de maio (quintafeira), das 14h às 16h30, no Bourbon Convention Ibirapuera - Sala Canário,Av. Ibirapuera 2.927 – São Paulo/SP.Inscrições pelo telefone: (11) 2161 -2833 ou por meio do link: http://www2.apexbrasil.com.br/exportar-produtos-brasileiros/calendario-de-eventos/palestra-exportar-e-inovar—apex-brasil-softex-e-abes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira