Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/05/2013 - 07:38

No Mês Internacional do Celiaco, Mundo Verde indica como viver sem gluten

Mundo Verde mostra como conviver com a intolerância ao glúten.

Maio é o mês internacional dos celíacos, portadores da doença crônica que não permite ao organismo tolerar a ingestão do glúten, proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e malte de cereais. Essa proteína é comumente encontrada em pães, massas, biscoitos, bolos, entre outros alimentos. Se ingerida por quem tem doença celíaca, provoca perda de vitaminas, minerais e calorias, pois danifica as vilosidades do intestino delgado, prejudicando a digestão e a absorção dos alimentos. “A doença não tem cura, mas pode ser tratada com uma dieta isenta de Glúten, que não é um nutriente essencial para a saúde”, afirma Flávia Morais, coordenadora da área de nutrição da rede Mundo Verde. Há ainda os hipersensíveis ao componente, pessoas que não têm respostas auto-imunes, mas apresentam dificuldades em quebrar a proteína, o que afeta o funcionamento normal do organismo.

Boa parte da população é hipersensível ao glúten sem saber. O diagnóstico é feito por meio da restrição da ingestão da proteína por um período de duas semanas a 40 dias. “Após esse período, o glúten deve ser reintroduzido em três refeições no mesmo dia e retirado da alimentação nos quatro próximos dias. Observando-se que sintomas indesejados voltem a se manifestar, deve-se excluir o componente da dieta”, ressalta Flávia.

O mercado focado em quem tem restrições alimentares tem crescido bastante nos últimos tempos, com uma variedade maior de produtos de melhor qualidade, possibilitando mais qualidade de vida aos que devem seguir a dieta controlada. “Em três anos, houve um aumento na variedade de produtos sem glúten nas gôndolas da Mundo Verde. Há mais de dez anos procuramos destacar esses itens, buscando sempre novos e melhores fornecedores, além de orientar os consumidores sobre como conviver melhor com a doença. Os produtos estão também mais saborosos”, afirma Sérgio Bocayuva, diretor executivo da rede Mundo Verde.

Entre os itens encontrados na Mundo Verde, estão cookies, bolos, pães de mel, brownies, barras de cereais, granolas, além de macarrão, massa de lasanha, pizza e panqueca. A nutricionista da rede atenta para a leitura do rótulo. “Ela se faz necessária para identificar a ausência de glúten nos produtos”, completa. Outras sugestões de alimentos para o intolerantes ao glúten são o arroz integral, o trigo sarraceno, a quinua, o amaranto, a soja, o milho, a tapioca, batata (inglesa, baroa e doce), mandioca, inhame.

Dicas da nutricionista: . No café da manhã troque o pão por tapioca, cuscuz de milho, mandioca. Existem pães sem glúten, torradas e biscoitos sem glúten.

.Nos lanches, as frutas e iogurtes podem ser acompanhados de granolas sem glúten, barras de cereais sem glúten, frutas secas e cookies sem glúten.

.No almoço e jantar o macarrão pode ser feito de arroz, milho ou quinua.

Perfil - A Mundo Verde , maior rede de lojas especializadas em produtos naturais, orgânicos e para o bem-estar da América Latina é referência em qualidade de vida e alimentação saudável. Hoje são 226 lojas no Brasil, distribuídas por 22 estados e Distrito Federal, além de duas unidades em Portugal. A rede oferece ainda o serviço gratuito Alô Nutricionista, para esclarecimentos de dúvidas, dicas e orientações através do telefone 0800-022 25 28. | www.mundoverde.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira