Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/05/2013 - 07:38

Cidade Inteligente Búzios recebe a visita de membros da Comunidade Européia e do Governo Federal

Búzios – A cidade de Búzios, sede do Projeto Cidade Inteligente, recebeu, no dia 17 de maio, a visita de membros da Comunidade Européia e de Ministérios do Governo Federal. Foram apresentados aos visitantes detalhes das tecnologias implantadas na cidade e ressaltada a importância dos clientes estarem no centro do negócio como grandes integradores das inovações instaladas em Búzios.

O grupo visitou a Rua das Pedras para acompanhar a troca de óleo vegetal realizada em um dos estabelecimentos comerciais através do Ecoampla, programa da distribuidora que troca resíduos recicláveis por descontos na conta de energia elétrica. Os profissionais foram também à Escola Municipal Emigdio Gonçalves Coutinho, onde são realizadas oficinas do Consciência Ampla com Arte e palestras do Consciência Ampla Saber; conheceram o posto de coleta do EcoAmpla; viram a nova iluminação pública de LED e conferiram de perto o medidor inteligente instalado em uma casa na mesma localidade.

Fizeram parte da comitiva Marcelo Masera, Gianluca Fulli, Bárbara Cuitiño, Josep Centelles i Portella, membros da Comunidade Européia; José Gonçalves Vieira, Presidente do Instituto da Associação de Empresas Proprietárias de Infra-Estrutura e de Sistemas Privados de Telecomunicações (IAPTEL) e Diretor de Inovação Tecnológica da APTEL; Elisa Arruda, represente da APTEL; Cláudio Lima, Perito contratado pelo projeto Diálogos Setoriais da APTEL e do Ministério de Meio Ambiente (MMA); Flávio Santos Gonçalves, Técnico Especializado do MMA; Carlos Venícius Frees, Líder de projetos TIC - Especialista / Smart Grid / Complexo Eletroeletrônico da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), e Valdênio Miranda, Analista Complexo Eletroeletrônico da ABDI.

O projeto Cidade Inteligente Búzios é uma aposta estratégica da companhia em desenvolvimento e pesquisa de redes inteligentes de distribuição de energia (smart grids), como base do novo modelo energético. A iniciativa conta com a instalação e integração de tecnologias de distribuição e medição inteligente de energia, veículos elétricos, instalação de fontes de geração de energia renovável, projetos socioambientais voltados para o consumo consciente de energia e outros recursos, além de geração de renda e formação de redes de relacionamento.

Principais premissas da Rede Sustentável de Relacionamento – Cidade Inteligente Búzios:. Ação e interação de entes sociais diversos |.Construção de espaços dialogais |.Aumento da consciência crítica acerca dos temas relacionados à Cidade Inteligente de Búzios |.Estímulo à reflexão e à consciência crítica |Crescimento da interação entre sociedade, poder público, empresas, organizações sociais e população.

Projeto - A Cidade Inteligente Búzios já conta com quatro carros e duas bicicletas elétricas inteligentes, um posto de recarga de energia, chuveiros eficientes e pontos de geração de energias renováveis – solar e eólica. A iluminação pública também ganhou novas luminárias de LED com micro geração eólica e outros pontos de luz telecomandados. Além disso, visitantes e moradores já podem desfrutar de uma rede de wi-fi gratuita na Rua das Pedras e de um posto de coleta de lixo reciclável do projeto Ecoampla.

A Ampla Energia e Serviços S.A., controlada pela espanhola Endesa, distribui energia elétrica para 66 municípios do Estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com a cobertura de uma área de 32.188 km². A companhia presta serviços a 2,5 milhões de clientes e, desde a sua privatização, em novembro de 1996, cerca de 790 mil novos clientes passaram a ter energia elétrica, o que significa um aumento de 64%. Este resultado é uma amostra do avanço da Companhia na universalização de seus serviços.

Endesa Brasil - A Ampla é controlada pela holding Endesa Brasil, uma das cinco maiores empresas privadas do setor elétrico brasileiro. A Endesa Brasil S.A. atua nos segmentos de distribuição, geração e transmissão de energia. Com sede em Niterói (RJ), a empresa mantém operações em quatro estados brasileiros: Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Sul e Goiás. Os serviços de distribuição são destinados a consumidores residenciais, comerciais, industriais, rurais e de setores públicos, com fornecimento de energia a aproximadamente 15 milhões de pessoas, com 5,7 milhões de clientes, nos Estados do Rio de Janeiro e do Ceará. Na geração, são atendidas distribuidoras, comercializadoras e clientes livres de diversas partes do País. A Endesa Brasil é controlada pelo grupo italiano Enel.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira