Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/05/2013 - 07:43

Operação Reciclar evidencia as propriedades dos plásticos na Feiplastic 2013

Plastivida, Instituto do PVC e INP coordenam a operação que vai mostrar o ciclo da reciclagem dos plásticos, além de uma série de ações que mostrarão a sua importância e benefícios na vida das pessoas.

Para evidenciar a reciclabilidade dos plásticos e os benefícios da reciclagem, as entidades que representam esta cadeia produtiva levarão à Feiplastic 2013 a Operação Reciclar, que vai mostrar desde a coleta até a transformação dos plásticos em novos produtos. Além do processo de reciclagem, palestras sobre consumo responsável e educação ambiental, desfiles com roupas feitas de plásticos reutilizados, entre outras ações, farão parte das atividades, que serão coordenadas pela Plastivida, Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, Instituto do PVC e o Instituto Nacional do Plastico (INP).

Operação Reciclar - o objetivo da ação é ilustrar de forma dinâmica e real a reciclagem de produtos de plásticos durante o evento e apresentar informações sobre as propriedades do plástico, sua reciclabilidade e aplicações em novos produtos, além de ações de conscientização e boas práticas de utilização e descarte.

A Plastivida, o Instituto do PVC e o INP vão coordenar a ação durante o evento. As empresas expositoras cadastradas na Operação Reciclar irão doar seus resíduos plásticos para que sejam transformados em novos produtos, e toda a operação de coleta será feita por cooperativa de catadores.

Palestra sobre educação ambiental – o plástico e a sustentabilidade serão temas das palestras que as entidades irão promover durante a Feiplastic, em parceria com a Associação RecicLázaro, ONG ligada à Igreja Católica que trabalha na reinserção social de moradores de rua e reabilitação de jovens. O Isopor – que é um plástico e é 100% reciclado, assim como outros exemplos serão abordados na ocasião.

Desfile de roupas feitas de plásticos – para ressaltar a importância da reciclagem, as entidades vão promover na feira um desfile com as roupas feitas de diversos tipos de plásticos da estilista Consuello Matroni. A artista utiliza desde sacolas plásticas, até tampas de garrafa e embalagens para desenvolver seus modelos.

Reciclagem das credenciais – feitas de plástico (PVC), as credenciais da Feiplastic também são recicláveis e a proposta é que sejam coletadas, logo na saída da feira e encaminhadas para o reaproveitamento. Esse processo será feito a partir de coletadoras (máquinas originalmente usadas para a coleta e reciclagem de cartões de crédito) que serão disponibilizadas no pavilhão de exposição.

A iniciativa é uma parceria do instituto do PVC e R. S. de Paula, empresa fabricante de cartões. As máquinas que vão coletar as credenciais também poderão ser usadas para o depósito de cartões (de crédito, débito, saúde, etc) durante o evento. O material coletado será processado e transformado em novos produtos como capas de caderno, brindes e porta-copos, que também estarão expostos no estande das entidades.

Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – as entidades também vão esclarecer, durante a feira, detalhes sobre as bases da Política Nacional de Resíduos Sólidos, uma vez que a indústria do plástico, desde o início, participou ativamente do processo de elaboração da proposta apresentada ao Governo Federal para implementação da Logística Reversa do Setor de Embalagens.

Além da logística reversa, a PNRS aborda a importância das cooperativas de catadores no processo da reciclagem mecânica e a complementação de todo esse processo a partir da Recuperação Energética (queima controlada dos resíduos que não podem ser destinados para a reciclagem mecânica e que viram energia).

Não dá para imaginar a vida moderna sem os plásticos – para ressaltar a importância dos plásticos no dia a dia das pessoas, as entidades levarão ao estande o que há de mais moderno em aplicações que usam plásticos. O intuito é mostrar que o produto é versátil e que a cadeia produtiva investe em Pesquisa e Desenvolvimento para que, cada dia mais, o produto seja útil em garantir a qualidade de vida das pessoas.

Desde a hora em que acordamos até o momento em que vamos dormir, os plásticos fazem parte de itens de nosso uso cotidiano. Protegem os alimentos que consumimos e a água que bebemos (auxiliam na produção, estocagem e distribuição); evitam e ajudam no tratamento de doenças ao participar do saneamento básico, assim como da área médica.

Além de contribuírem significativamente para o desenvolvimento social, econômico e científico, os plásticos também protegem o meio ambiente. Impedem contaminações dos solos e lençóis freáticos, evitam erosões, canalizam esgotos e preservam a água que consumimos. Por outro lado, nos últimos 20 anos, o peso médio das embalagens e de centenas de utilidades caiu por terem em sua composição plásticos, assim como o peso dos próprios veículos, o que reduz as emissões de dióxido de carbono (destruidor da camada de ozônio e gerador do efeito estufa). Um automóvel médio produzido no Brasil, por exemplo, leva cerca de 60 quilos de plásticos em sua composição.

Os plásticos também reduzem o consumo da energia usada no aquecimento das casas, com aplicações que vão desde janelas, isolamentos térmicos e acústicos, esquadrias, entre outros.

Segundo Miguel Bahiense, presidente da Plastivida, o Instituto do PVC e o INP, por suas características (versatilidade, durabilidade, higiene, excelente custo-benefício, reciclabilidade, etc), os plásticos contribuem decisivamente para o Desenvolvimento Sustentável. “Cabe a nós incentivar seu uso consciente e pós-consumo responsável para que o plástico continue ajudando na conservação dos recursos naturais, melhorando a qualidade de vida das pessoas e contribuindo para o crescimento econômico”, afirma Bahiense.

As entidades.: Plastivida – a Plastivida foi fundada em 1994 para promover a importância dos plásticos na vida moderna e sua utilização ambientalmente correta. Trata-se da entidade que representa institucionalmente a cadeia produtiva do setor, para divulgar a importância dos plásticos na vida moderna, promover sua utilização ambientalmente correta e conscientizar a população para a prática da coleta seletiva e reciclagem, com base no conceito dos 3 R’s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Instituto do PVC – A entidade, fundada em setembro de 1997, tem como compromisso promover o crescimento de mercado do PVC, difundir o produto e a marca PVC, suas qualidades técnicas e ambientais, versatilidade e reciclabilidade, além de orientar as empresas para adotarem posturas socialmente responsáveis.

O INP - Fundado em 1989, o Instituto Nacional do Plástico (INP) surge em meio ao processo de globalização e da necessidade de tornar o mercado plástico mais competitivo internacionalmente. Seu objetivo, como entidade tecnológica setorial, é ser a vertente de toda a cadeia produtiva do plástico no Brasil. Para isso, a entidade mantém um extenso programa de qualificação da mão-de-obra, promove o acesso às mais modernas tecnologias, em especial às pequenas e médias empresas, e desenvolve Normas Técnicas para a fabricação de produtos de melhor qualidade.

Feiplastic – 14ª Feira Internacional do Plástico 2013, até 24 de maio de 2013, de segunda a sexta das 11h às 20h, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, São Paulo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira