Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/05/2013 - 07:50

International Paper anuncia novo presidente da companhia na América Latina

Cargo era exercido por Jean-Michel RIbiéras, que foi nomeado vice-presidente sênior e presidente da IP na Europa, Oriente Médio e África (EMEA) e Rússia.

Memphis, Tenn – A International Paper (NYSE:IP) anunciou no dia 21 de maio (terça-feira), a aposentadoria de um líder sênior, seguida de três mudanças em lideranças da companhia, entre elas, a ida de Jean-Michel Ribiéras para a IP EMEA e Rússia e a entrada de Glenn Landau como novo presidente da IP América Latina.

Maximo Pacheco, vice-presidente sênior e presidente da IP na Europa, Oriente Médio e Africa (EMEA) e Rússia irá se aposentar. Jean-Michel Ribiéras assume, no lugar de Maximo, a posição de vice-presidente sênior e presidente da IP EMEA e Rússia com base em Bruxelas, Bélgica. Glenn Landau foi nomeado presidente da IP América Latina, com base em São Paulo, Brasil. Jay Royalty foi nomeado vice-presidente de Relações com Investidores, com base em Memphis, nos Estados Unidos.

Maximo Pacheco, vice-presidente sênior e presidente da IP EMEA e Rússia, anunciou sua aposentadoria na International Paper e no Conselho de Diretores do Grupo ILIM, a partir de 31 de agosto de 2013.

“Maximo conduziu, com sucesso, diversas iniciativas importantes de transformação durante seus 20 anos de atuação na International Paper e Carter Holt Harvey (ex-subsidiária da IP no Chile)”, diz John Faraci, presidente mundial da International Paper.

“Ele ocupou cargos importantes de liderança mundial, ajudou a construir a estratégia e conduziu a transformação e expansão de nossos negócios na América Latina. Seu conhecimento global, paixão pelo negócio e compromisso com o sucesso tiveram um impacto importante na IP ao longo dos anos. Como um membro sênior da equipe de liderança da companhia, ele ajudou a tornar a IP o que somos hoje. Agradecemos Maximo por suas duas décadas de serviço e desejamos a ele e sua esposa Soledad o melhor no seu retorno ao Chile no final deste ano. E nos próximos anos."

Maximo Pacheco começou na IP em 1994 e assumiu papéis de liderança executiva na Carter Holt Harvey, Chile, ex-subsidiária da International Paper, bem como na IP América Latina. Em 2000, ele foi nomeado presidente da IP América Latina e em 2005 foi eleito vice-presidente sênior da International Paper. Em 2009, mudou-se para a Europa para atuar em sua posição atual.

Jean-Michel Ribiéras ocupará o cargo de vice-presidente sênior e presidente da IP EMEA e Rússia, nomeado por John Faraci e pelo Conselho de Diretores da IP. Ribiéras vai liderar os negócios de papel e embalagens na região e fazer parte do Conselho de Diretores da ILIM, uma joint venture da IP na Rússia. O executivo também se torna membro do time de líderes da companhia, reportando-se a John Faraci.

Jean-Michel começou sua carreira na International Paper em 1993 como gerente de vendas em uma fábrica de papel especial revestido, na França. Ele ocupou diversos cargos de gerente geral na Europa antes de ser nomeado vice-presidente de Negócios de Papel na Europa, em 2002. Em 2004, mudou-se para a matriz da companhia em Memphis, Tennesse (EUA) e se tornou vice-presidente dos Negócios de Celulose. Em 2005, suas responsabilidades incluíram o negócio de Papéis para conversão. Em 2009, Jean-Michel foi nomeado presidente da IP América Latina, mudando-se para o Brasil.

Com essas mudanças -Glenn Landau foi nomeado presidente da IP América Latina e vice-presidente da International Paper, reportando-se a Tim Nicholls, vice-presidente sênior de Papéis para Imprimir e Escrever nas Américas. Ele ocupará este cargo a partir de primeiro de junho de 2013.

Landau foi nomeado vice-presidente de Relações com Investidores em 2011 e atuou em uma série de funções importantes durante seus 21 anos na empresa, incluindo a vice-presidência e gerencia geral de Negócios de Papel para Caixas e Embalagens.

“Glenn contribuirá com os negócios na América Latina a partir de sua experiência na Europa e nos EUA e também com todo seu conhecimento adquirido no relacionamento com investidores como vice-presidente de Relações com Investidores, nos últimos dois anos ", disse Faraci.

Glenn começou sua carreira com a International Paper em 1991, e assumiu uma série de posições de liderança nos Estados Unidos e nos negócios de caixas para embalagens na região EMEA . Em 2004, foi nomeado diretor de planejamento estratégico e fornecimento de fibras, produtos florestais, e em 2007 se tornou vice-presidente e gerente geral do negócio de Papel para Caixas e Embalagens. Ele foi nomeado para seu papel atual como vice-presidente de Relações com Investidores, em abril de 2011. Glenn, sua esposa Chris, e seus dois filhos se mudarão para o Brasil. Sua base será o escritório de São Paulo.

Jay Royalty foi nomeado vice-presidente de Relações com Investidores, reportando-se a Carol Roberts, vice-presidente sênior e CFO da companhia. Neste novo cargo, Royalty será responsável por gerenciar o relacionamento entre a International Paper e a comunidade financeira e demais partes interessadas da IP. Royalty ocupou vários cargos importantes na companhia, sendo mais recentemente o de vice-presidente de contas nacionais para os negócios de Caixas nas américas. Durante seus 21 anos na IP, o executivo também foi vice-presidente no negócio global de tabaco na Shorewood Packaging, em Nova York.

Ao anunciar esses movimentos da liderança, John Faraci comenta. “Jean-Michel Ribieras, Glenn Landau and Jay Royalty são fortes líderes estratégicos com enorme capacidade de contribuir ainda mais para o futuro de sucesso da International Paper.”

IP-A International Paper é líder global na produção de papéis não revestidos e embalagens, com operações na América do Norte, Europa, América Latina, Rússia, Ásia e Norte da África. Seus negócios incluem a Xpedx, sua empresa de distribuição na América do Norte. Sediada em Memphis, nos Estados Unidos, a companhia emprega aproximadamente 70 mil pessoas, e está estrategicamente localizada em mais de 24 países, atendendo clientes em todo o mundo. O faturamento da International Paper em 2012 foi de US$28 bilhões.

No Brasil, com aproximadamente 2.6 mil profissionais, o sistema integrado de produção de papel para imprimir e escrever da International Paper é composto por três fábricas: duas no Estado de São Paulo e uma no Mato Grosso do Sul. Seus produtos, as linhas de papéis para imprimir e escrever Chamex e Chamequinho e a linha gráfica de papéis Chambril, são produzidos a partir de florestas 100% plantadas, renováveis e certificadas.

Em 2013, a companhia entrou no mercado de embalagens no país por meio de uma parceria com o Grupo Orsa. A companhia, chamada de Orsa International Paper Embalagens, possui aproximadamente três mil profissionais e é formada por três fábricas de papel para embalagens e quatro unidades produtoras de papelão ondulado para caixas e chapas. [www.internationalpaper.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira