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08/11/2007 - 11:55

DASA tem crescimento da Receita Bruta de 29,8%, com margem de EBITDA Ajustado de 23,8% no 3º Trimestre de 2007


Barueri(SP) - A Diagnósticos da América S.A. - DASA (Bovespa: DASA3) anunciou no dia 7 de novembro, os resultados referentes ao terceiro trimestre de 2007 (3T07). As informações operacionais e financeiras da Companhia são apresentadas com base em números consolidados e em milhões de Reais, elaboradas com base nas práticas contábeis emanadas da Legislação Societária Brasileira, exceto se indicado de outra forma. As informações apresentadas neste relatório referem-se ao desempenho do terceiro trimestre de 2007, comparado ao terceiro trimestre de 2006, exceto quando especificado em contrário.

As aquisições do trimestre são um marco importante na estratégia de consolidação do mercado de medicina diagnóstica brasileiro, não só por ultrapassarmos a meta de R$ 300,0 milhões de aquisições em três anos, mas também pelo início das operações da DASA na prestação de serviço ao setor público de saúde brasileiro, através do CientíficaLab;

Em agosto 2007 adquirimos o Med Imagem, reforçando nossa presença na região metropolitana do Rio de Janeiro e expandindo significativamente a oferta do serviço de imagem;

A expansão orgânica foi a mais intensa do ano, com a abertura de 11 novas unidades no 3º trimestre de 2007, sendo 2 mega unidades com a marca Delboni Auriemo, localizadas em Santo André e São Paulo. No total, foram abertas 36 novas unidades nos últimos 12 meses;

A receita bruta total superou em 29,8% o mesmo período de 2006, com crescimento de 19,5% no segmento de apoio a laboratórios e 17,7% em ambulatorial & hospitalar;

O crescimento das mesmas unidades foi de 2,2% em função de uma base de comparação extremamente alta no 3T06; O EBITDA ajustado atingiu R$ 55,6 milhões, com margem de 23,8%; O lucro líquido do período foi de R$ 7,8 milhões, impactado pelo aumento da amortização de ágio devido à aquisição do CientíficaLab; E os investimentos do terceiro trimestre totalizaram R$ 56,9 milhões.

Receita bruta - O terceiro trimestre do ano foi marcado por uma aceleração do crescimento. A receita operacional bruta da DASA totalizou R$ 254,5 milhões no período, representando um crescimento de 29,8% sobre o mesmo período de 2006. Este crescimento da receita bruta sobre o mesmo trimestre do ano anterior é o recorde desde a abertura do capital da DASA em novembro de 2004. A expansão orgânica e as aquisições no segmento ambulatorial e hospitalar (+17,7%), o crescimento das operações de apoio a laboratórios (Alvaro +19,5%) e o início da prestação de serviço ao setor público de saúde brasileiro, através da aquisição do CientíficaLab, são os principais responsáveis pelo bom desempenho da receita bruta.

A receita das mesmas unidades cresceu 2,2%, abaixo da média apresentada nos últimos trimestres, principalmente devido aos meses de julho e agosto de 2006 terem sido uma base de comparação extremamente alta em função da demanda represada da Copa do Mundo.

Nos últimos 12 meses, foram abertas 36 novas unidades e adquiridos cinco novos laboratórios (VitaLâmina e Atalaia em 2006; Exame, CientíficaLab e Med Imagem em 2007), o que demonstra ainda existir um grande potencial de crescimento de receita para os próximos trimestres. Essas aquisições também confirmam a estratégia corporativa de diminuição da dependência de pagadores mais representativos.

Como podemos observar nos gráficos abaixo, a diversidade das aquisições dos últimos 12 meses, cujo perfil de pagadores é mais concentrado em Cooperativas Médicas (VitaLâmina, Atalaia e Med Imagem), Auto Gestões (Exame) e no Setor Público (CientíficaLab) geraram significativo impacto na participação dos pagadores em relação ao desempenho registrado em 2006.

Mercado Ambulatorial & Hospitalar - O segmento Ambulatorial & Hospitalar obteve faturamento de R$ 211,1 milhões, registrando um aumento de 17,7% em relação ao 3T06, fruto das aquisições realizadas em 2006 (VitaLâmina e Atalaia) e 2007 (Exame e Med Imagem), da introdução de novos serviços de imagem nas unidades existentes e da abertura de novas unidades.

A receita proveniente de análises clínicas apresentou crescimento de 19,2% em comparação com o mesmo período de 2006, em decorrência da expansão orgânica e da aquisição dos laboratórios Atalaia e Exame, que oferecem, predominantemente, serviços de laboratório.

O faturamento de imagem superou em 15,2% o 3T06, devido à introdução de novos exames em algumas unidades e ao incremento desse serviço com as marcas adquiridas (VitaLâmina e Med Imagem).

A participação da receita de imagem sofreu diluição de 0,8 p.p. no período, decorrente da natureza das aquisições, dado que os laboratórios de análises clínicas possuem um tamanho relativo superior e contribuíram com mais meses operacionais (no trimestre só foi contabilizado um mês do Med Imagem).

No entanto, se desconsiderarmos as aquisições dos últimos 12 meses, a participação de exames de imagem na receita ambulatorial e hospitalar apresentaria um crescimento de 1,1 p.p.

Outro importante ponto a destacar é que o crescimento do segmento Ambulatorial & Hospitalar é resultado da expansão do volume. O número de requisições ultrapassou 2,0 milhões de atendimentos no 3T07, o que representa um aumento de 21,6% em relação ao 3T06. Com relação ao valor médio por requisição nota-se uma estabilidade nos últimos 12 meses, e se comparado ao mesmo período do ano anterior, a redução ocorreu exclusivamente em função da mudança do mix da receita, já que o preço médio de análises clínicas se manteve inalterado, e o preço de exames de imagem cresceu 4,3%. Este aumento do preço médio de imagem reflete a introdução de exames mais complexos dentre as opções disponíveis.No que diz respeito à performance por segmento, neste trimestre, as marcas executivas e premium cresceram 25,1%, beneficiadas pela aquisição dos laboratórios VitaLâmina, Atalaia e Exame, e pelo forte crescimento do Club DA. As marcas standard superaram em 4,8% o mesmo período de 2006, favorecidas pela ampliação do Laboratório Popular, que disponibiliza exames a preços populares aos clientes que não possuem plano de saúde. Esta iniciativa, que está presente em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, já conta com um faturamento mensal que ultrapassa R$ 1,1 milhão. Além disso, com a inclusão da receita do Med Imagem (a partir de setembro de 2007) o segmento standard tende a aumentar.

Mercado de apoio a Laboratórios - A receita do Alvaro seguiu apresentando um crescimento significativo, ao contribuir com 7,9% do faturamento total da DASA no 3T07. Comparado aos resultados do 3T06, o Alvaro apresentou crescimento de 19,5%, encerrando o trimestre com uma receita bruta de R$ 20,0 milhões. Este movimento é resultado da expansão do volume de requisições processadas de 34,6%. Desde o segundo semestre de 2006, o Alvaro vem introduzindo diversas iniciativas para aumentar sua participação de mercado: (i) ampliação das opções de exames oferecidos, incluindo exames de menor complexidade; e (ii) aumento de sua penetração geográfica. Esta estratégia de expansão resultou em um consistente crescimento no número de requisições por laboratório e expansão da base de laboratórios atendidos.

CientíficaLab - Com a aquisição do CientíficaLab em julho de 2007, a DASA inicia a prestação de serviços em análises clínicas para o setor público de saúde, mercado no qual ainda não atuava e que passa a representar uma nova frente de crescimento dentro do plano estratégico da DASA. A expansão dos serviços do CientíficaLab, atualmente em São Paulo, Minas Gerais e no Rio de Janeiro, prevê o aumento no volume de exames dos contratos vigentes e assinatura de novos contratos em outros estados e municípios.

O CientíficaLab, prestador privado líder no mercado de atendimento ao setor público, atendia 36 clientes no momento da aquisição e, atualmente, conta com 40 clientes, classificados entre Médio Porte (até 150 mil exames processados por mês) e Grande Porte (acima de 150 mil exames processados por mês).

A forma e a extensão da prestação dos serviços variam em função do interesse e da necessidade do ente público que demanda o serviço, podendo compreender três modelos distintos: Neste trimestre a receita do CientíficaLab representou 9,2% da receita bruta da DASA, totalizando R$ 23,4 milhões. A conquista de novos clientes e o aumento da utilização dos serviços pelos clientes existentes, ao perceberem a qualidade dos serviços prestados, fez com que a receita crescesse 193,4% comparada ao ano anterior.

Investimentos - Durante o trimestre, os investimentos totalizaram R$ 56,9 milhões, direcionados em sua maioria, para: (i) compra de equipamentos de imagem e construção de unidades - principalmente para as 7 mega unidades projetadas para o segundo semestre de 2007, (ii) para construção do novo call center e (iii) equipamentos para a digitalização de imagem. No ano os investimentos somam R$ 143,6 milhões.

O investimento de R$ 143,6 milhões é composto por: (i) R$ 52,6 milhões (R$ 18,0 milhões no 3T07) na aquisição de equipamentos médicos para a expansão do menu de serviços de imagem; (ii) R$ 49,7 milhões (R$ 20,4 milhões no 3T07) destinados a benfeitorias, instalações e construção de novas unidades de atendimento; (iii) R$ 20,2 milhões (R$ 8,4 milhões no 3T07) em desenvolvimento de sistemas de informação, hardware e licenças para uso de softwares, (iv) R$ 15,1 milhões (R$ 7,1 milhões no 3T07) em investimentos pré-operacionais e (v) R$ 6,0 milhões (R$ 3,0 milhões no 3T07) em outros investimentos.

As ações da DASA encerraram o trimestre cotadas a R$ 42,00, acumulando queda de 8,0 p.p. em 2007, comparada a 36,0% de alta no Ibovespa. Entre julho e setembro de 2007, as ações da DASA foram negociadas em 100% dos pregões realizados na Bovespa, envolvendo um volume financeiro de R$ 1,0 bilhão (média diária de R$ 15,9 milhões). || www.diagnosticosdaamerica.com.br/RI

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