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24/05/2013 - 08:24

Apesar dos obstáculos para abrir um negócio, maioria dos brasileiros faria tudo de novo

Burocracia é o maior desafio para 93% dos empreendedores, diz pesquisa da Regus.

Apesar dos obstáculos para começar um novo negócio no Brasil, 77% dos empreendedores fariam tudo de novo, segundo uma pesquisa feita pela Regus, empresa líder global em espaços de trabalho flexíveis.

O estudo da Regus foi feito com 26 mil empresários e executivos de 90 países. No Brasil, a burocracia é o principal obstáculo (93%) enfrentado por quem quer começar um negócio. Em seguida estão a falta de apoio do governo (76%), a dificuldade de acesso ao crédito (75%), o predomínio de companhias de grande porte no mercado (49%) e a situação econômica atual (43%).

Embora também seja apontada como o principal empecilho para empreendedores de outros países emergentes, como Índia (70%), México (80%) e África do Sul (82%), a burocracia se mostra bem mais predominante no Brasil. Em escala global, a burocracia é o segundo principal desafio de quem quer abrir um novo negócio (74%). A dificuldade de acesso ao crédito é vista como o maior obstáculo (76%). A falta de apoio do governo (61%), a situação econômica atual (55%) e o predomínio de empresas de grande porte no mercado (48%) completam a lista geral. Na média, 85% dos entrevistados no mundo afirmaram que repetiriam a experiência de abrir um novo negócio, apesar das dificuldades.

"Ainda bem que os empreendedores não desistem. Como estaria a situação econômica se eles decidissem permanecer em sua zona de conforto e diminuir de tamanho, como fizeram muitos de seus concorrentes maiores e provavelmente com mais recursos? Os desafios que eles enfrentam não são novos, mas eles estão claramente afirmando que sentiram pouco impacto com as iniciativas de apoio governamentais, apesar dos maiores esforços empreendidos pelo governo", afirma Michael Turner, vice-presidente da Regus para a América Latina.

Além disso, para 55% dos brasileiros consultados, as empresas com até 49 funcionários são as que mais devem crescer nos próximos cinco anos. De fato, um levantamento recentemente divulgado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SEA) mostra que, dos 15 milhões de postos de trabalho gerados na última década no Brasil, 6 milhões foram resultado da expansão no número de pequenos empreendedores e nos empregos por eles criados – 39% do total.

A pesquisa da Regus revela ainda que mais da metade dos empreendedores, tanto no Brasil (59%), como em escala global (58%), tem a opção de trabalhar fora da sede da empresa pelo menos dois dias por semana.

“A falta de apoio do governo indica que os empresários continuarão cada vez mais favoráveis ao trabalho flexível, evitando longos contratos de aluguel e liberando seu capital de giro para que possam se concentrar no crescimento de seus negócios", acrescenta Michael Turner.

A Regus é líder global em espaços de trabalho flexíveis e oferece produtos e serviços que vão de escritórios totalmente equipados a business lounges, além da maior rede de salas de videoconferência do mundo. A Regus permite que as pessoas trabalhem do seu jeito, seja de casa, na estrada ou em um escritório. Clientes como Google, GlaxoSmithKline e Nokia se juntam a milhares de pequenas e médias empresas em crescimento que se beneficiam da terceirização para a Regus de suas necessidades de escritório e local de trabalho. Dessa forma, as companhias podem se concentrar em seus negócios principais.

Mais de 1,3 milhão de clientes usam diariamente as instalações da Regus no mundo. São 1,5 mil centros em 600 cidades de 99 países, o que permite a autônomos e empresas trabalhar onde, como e quando desejarem. O primeiro espaço da Regus foi inaugurado em Bruxelas, na Bélgica, em 1989. Hoje, a Regus é sediada em Luxemburgo e listada na Bolsa de Valores de Londres.

No Brasil, a Regus atua desde 1995 e já mantém 42 centros em 11 cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Campinas, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte e Vitória. A rede de centros da Regus está em contínua expansão na América Latina, especialmente no Brasil. [www.regus.com.br].

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