Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Prêmio IGE de Jornalismo

Brasil amarga baixas posições nos rankings mundiais de Educação - Mídia pode contribuir com este debate e ajudar a melhorar a educação básica pública brasileira.

Prêmio IGE de Jornalismo recebe inscrições para premiar os melhores trabalhos sobre o tema.

A Educação no Brasil possui índices pouco satisfatórios, apesar de ser considerada uma área prioritária do governo em suas instâncias federal, estadual e municipal. Exemplo disso é a 71ª posição ocupada pelo País no recém-divulgado ranking da Unesco – Organização para as Nações Unidas para a Educação Ciência Cultura, que avalia o desempenho educacional de 121 países com base no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação (IDE). A mídia desempenha papel fundamental para mudar este quadro, já que pode cobrar o empenho dos governantes e mobilizar a atuação da sociedade civil. Ao divulgar informações sobre o tema, a imprensa contribui com o enriquecimento do debate público em prol da melhoria na Educação.

É com base nesta premissa que a Fundação Lemann, em parceria com a ANDI – Agência de Notícias dos Direitos da Infância, criou a 2ª edição do Prêmio IGE de Jornalismo – Pelo Direito dos Brasileiros à Educação de Qualidade. Para participar da iniciativa, que premia as melhores reportagens sobre educação básica pública, jornalistas de todo o Brasil têm até 22 de janeiro de 2007 para se inscreverem.

Serão premiados trabalhos em sete categorias: Impresso Nacional, Impresso Regional, Televisão Nacional, Televisão Regional, Rádio Nacional, Rádio Regional e Estratégia de Impacto. Os vencedores das categorias de alcance nacional e da Estratégia de Impacto receberão R$ 10 mil (valor líquido) e os de alcance regional, R$ 7 mil (valor líquido), cada. Além disso, todos os finalistas serão convidados para participar de um seminário de aprimoramento em Educação.

A categoria Estratégia de Impacto, que irá reconhecer iniciativas implementadas ao longo de 2006 que representem um subsídio relevante ao amadurecimento do debate qualificado sobre a Educação pública brasileira. São consideradas como estratégia de impacto, por exemplo, a criação de uma coluna sobre Educação, investimentos na formação de jornalistas que cobrem a temática, elaboração de um suplemento especial, entre outras ações.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do Prêmio IGE de Jornalismo. No site, também estão disponíveis o regulamento com as informações, além de indicações de fontes de pesquisa e referências de leitura sobre o tema.

Após a inscrição, o jornalista deverá encaminhar as reportagens pelo correio – carta registrada ou sedex – até o dia 26 de janeiro de 2007 (data de postagem) endereçado ao Prêmio IGE de Jornalismo aos cuidados da ANDI – Agência de Notícias dos Direitos da Infância, com sede em SDS Ed. Boulevard Center – Bloco A – Sala 101 – Brasília (DF) – CEP 70.391-900. Informações sobre formato, número de cópias e de originais, entre outras, estão disponíveis no regulamento do Prêmio, segundo cada categoria.

Os pré-finalistas serão conhecidos em março e os finalistas, em abril de 2007. Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação.

Mais informações: Ana Flávia Flôres (61 2102-6518) ou Andressa Anholete (61 2102-6548) E-mail: [email protected] |Sites: www.premioigedejornalismo.org.br | www.fundacaolemann.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira