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24/05/2013 - 08:28

Cordobra, um facilitador de negócios entre Brasil e Argentina

Centro projetado pela Câmara de Comércio Argentino Brasileira gera negócios e amplia as relações bilaterais entre as regiões.

De acordo com a Câmara de Comércio Argentino Brasileira de São Paulo (Camarba), só nos últimos anos o mercado brasileiro vem incrementando as importações em 25%. Esse cenário representa um contexto favorável para as exportações da província de Córdoba - maior polo industrial e comercial na Argentina, já que além de maior parceiro econômico no Mercosul, o Brasil também é o primeiro destino das exportações cordobesas, representando quase 20% das vendas externas.

Diante dessa vocação de ambos os países para interagir e integrar-se, o Centro de Negócios de Córdoba no Brasil (CordoBra), situado em São Paulo, desempenha um papel de facilitador, fundamental na intermediação dos acordos e promoção do intercâmbio mercantil. Este Centro foi projetado pela Câmara de Comércio Argentino Brasileira de São Paulo em parceria com Pró-Cordoba.

O objetivo, em linhas gerais, é de apresentar novas oportunidades de negócios ao empresariado argentino, que através desta parceria já veio ao Brasil em duas ocasiões, na Automec e na Agrishow. O sucesso conferido em ambas as feiras impressionou os empresários argentinos que já firmaram importantes parcerias. Em particular, e mais recentemente no caso da Agrishow, dois importantes acordos foram estabelecidos entre a empresa cordobesa Aimurai, que se dedica à produção e comercialização de azeite de oliva extra virgem e derivados da oliva, e a empresa brasileira Natural Alimentos, que apresentou uma demanda significativa pelo produto. Outro acordo, ainda no setor alimentício, se deu entre a Coop. Arroyo Cabral, cooperativa argentina de produtos lácteos e com a Calimp, dedicada à importação e distribuição de alimentos e bebidas de alta qualidade para o varejo, restaurantes, hotéis e outros.

"Assim, é importante estabelecer essa abertura com o mercado brasileiro, já que as exportações atualmente passam por alguns entraves burocráticos. Temos que desenvolver a integração das cadeias produtivas. A globalização exige escalas industriais competitivas e isto se consegue gerando negócios em forma integrada", explica o Presidente da Câmara de Comércio Argentino Brasileira, Sr. Alberto Alzueta.

Ainda segundo Alzueta, os projetos de incentivo entre as províncias são importantes alternativas para facilitar o processo de comercialização e criar essa abertura no mercado, contribuindo de maneira agressiva para as operações diretas, uma vez que o volume de exportações de produtos brasileiros irá aumentar significativamente.

"A perspectiva a médio e longo prazo, é positiva para ambos os lados, mas temos que acelerar a integração agora, tendo em visto que hoje são negociados 36 bilhões anualmente, entre Brasil e Argentina, que deverão dobrar até 2018", finaliza o presidente da Câmara, Sr. Alberto Alzueta.

A Câmara de Comércio Argentino Brasileira de São Paulo, fundada em 20 de dezembro de 1943, tem como principal objetivo intermediar relações bilaterais entre brasileiros e argentinos, oferecer estatísticas, pesquisas e informações relativas ao comércio exterior do Mercosul, prestar serviços de assessoria relativa ao segmento, além de organizar eventos técnicos e culturais. | www.camarbra.com.br.

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