Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/11/2007 - 12:07

Pesquisa IBM mostra que pequenas e médias empresas estão tomando medidas para reduzir gastos com energia

Pequenas e médias empresas afirmam que tecnologia “Verde” é boa para os negócios.

São Paulo– A IBM (NYSE: IBM) divulgou no dia 7 de novembro, os resultados de uma pesquisa global realizada com aproximadamente 1400 empresas de pequeno e médio portes – 130 delas no Brasil - que identifica, na visão dos entrevistados, os gastos com energia como os que mais cresceram nos últimos dois anos, ficando à frente dos valores destinados a saúde, folha de pagamento, aluguel e equipamentos. Os números da pesquisa, que entrevistou empresas de 50 a 500 funcionários em oito países, indicam que o Brasil está à frente dos outros entrevistados na questão de avaliação do impacto ambiental em seus negócios.

De acordo com a pesquisa, 75% das pequenas e médias empresas brasileiras demonstram preocupação com o meio ambiente e 58% delas implementaram uma política ambiental. Nos resultados globais, 58% têm preocupação com as questões relativas ao meio ambiente e 44% possuem uma política ambiental.

Um dos dados mais significativos da pesquisa aponta que 89% das empresas entrevistadas no Brasil afirmam que a preocupação com o meio ambiente influencia fortemente nas ações para reduzir o uso de energia. Nas empresas dos Estados Unidos, esses números chegam apenas a 38%.

A maioria das pequenas empresas em todo o mundo já começou a realizar algumas mudanças básicas para diminuir o consumo de energia, como a utilização de formas de iluminação mais econômicas e o desligamento de quaisquer equipamentos não essenciais após o expediente. Porém, transformações mais profundas e de maior valor financeiro ainda não encontram tanta adesão, como a adoção de prédios ecologicamente sustentáveis, o uso de carros bi-combustível ou a instalação de painéis solares. A única exceção neste ponto é TI.

Segundo a pesquisa, TI se tornou uma prioridade para as empresas SMB (Small and Medium Business) que buscam conter seus gastos com energia. 87% das empresas brasileiras apontam que a eficiência energética é fator decisivo na hora de adquirir produtos de TI, contra 40% nos resultados globais. Um recente estudo da IDC (International Data Corporation) estima que para cada dólar gasto com TI, 50 centavos são relacionados ao custo da energia.

“Apesar de existirem diferentes razões para que as pequenas e médias empresas reduzam o consumo de energia, o importante é que elas estão se mobilizando para isso e podemos ver que no Brasil, essa tendência é ainda mais forte”, afirma Luiz Bovi, diretor da IBM Brasil para o setor SMB. “O alinhamento de interesses de negócio e interesses ambientais ressalta um ponto importante: negócios baseados em TI “verde” agora são bons negócios”.

Outros destaques da pesquisa incluem: . Mundialmente, na percepção das empresas entrevistadas, os gastos com energia foram os que mais subiram nos últimos dois anos, seguidos por folha de pagamento, equipamento de escritório, aluguel e saúde.

. No que diz respeito à importância das questões ambientais para a decisão de redução do consumo de energia, 89% dos entrevistados brasileiros afirmam ser muito importante, contra 52% dos resultados globais.

. 87% das empresas entrevistadas no Brasil garantem que já fizeram ou planejam fazer mudanças em suas operações a fim de reduzir os gastos com energia. Entre estas mudanças estão: Avaliação do uso e do desempenho dos servidores (62%) | Compra de sistemas de TI com consumo de energia mais eficiente (39%) | Consolidação de servidores (36%).

Os esforços da IBM relacionados a TI “verde” procuram tornar possível que as pequenas e médias empresas adotem práticas de TI que economizem energia e sejam ambientalmente corretas, ao torná-las financeiramente atrativas e fáceis de serem implementadas.

A IBM acredita que as seguintes ações possam ajudar a melhorar a eficiência energética dos sistemas de TI em pequenas e médias empresas: . Fazer da eficiência energética uma prioridade na aquisição de novos sistemas de TI | . Consolidar sistemas de TI. A tecnologia de virtualização permite que as empresas tenham um menor volume de equipamentos de TI, já que capta recursos de múltiplos sistemas.

Metodologia da pesquisa - Foi feita uma pesquisa por telefone com uma amostra de 130 pequenas e médias empresas no Brasil – 1373 em todo o mundo - durante o período de 12 a 19 de outubro de 2007. A fim de se qualificar para participar da pesquisa, os entrevistados deveriam ser as pessoas que tomam decisões relacionadas a TI e compras de energia para suas empresas com freqüência. Os resultados podem ser considerados estatisticamente significativos no nível de acerto de 95% e possuir uma margem de erro de +/- 10%. || Site: www.ibm.com/expressadvantage/br/

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira