Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/05/2013 - 08:38

Dólar: oscilação favorece entrada de capital externo para operações de especulação

“Arbitragem é o tipo de operação onde se ganha com a diferença de preços”.

A cotação do Dólar Comercial atinge maior valor em 2013 aos R$2,05. De acordo com o Boletim Focus divulgado pelo BACEN (Banco Central do Brasil) a expectativa é de que a Moeda encerre o ano em R$ 2,02.

Estudo realizado pela CMA, empresa líder em sistema de informações, análises e negociação em tempo real, o movimento de alta do Dólar é coincidente com a alta da Selic (taxa Básica de Juros).

A elevação da Selic (elevada em 0,25% p.p pelas autoridades monetárias no último dia 17/04), no curto prazo, tende a elevar a entrada de capital estrangeiro especulativo no país. Por conta da possibilidade de arbitragem (operação de compra e venda de valores negociáveis, realizada com o objetivo de ganhos econômicos sobre a diferença de preços existente, para um mesmo ativo, entre dois mercados) de taxas de juros que o país proporciona frente a outras economias, afirma Raphael Juan, diretor de Produtos e Mercados da CMA.

Ainda segundo o diretor “o Governo está com uma dicotomia: ou controla a Inflação ou opta pelo crescimento. No momento, a opção foi o controle da Inflação. O mecanismo de ajuste escolhido para controle da inflação foi elevação da SELIC. Se essa for a opção e tendência (novos aumentos) que o governo aprecia a entrada de capital estrangeiro especulativo “forçará” uma elevação do real frente à moeda americana ocasionando mais problemas para a economia como, por exemplo, aumento das importações”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira