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XI PNQV consagra Programas Globais

ABQV elegeu os melhores programas de qualidade de vida das organizações em 2006; serão premiadas BMS-Arcelor Brasil, Emater-RN, Inmetro, Sabesp e Siemens.

Muitas companhias têm procurado realizar ações e elaborar programas para promover o bem-estar de seus colaboradores. Em muitos casos, a contenção de custos médicos ou o aumento da produtividade não se constituem em fatores determinantes para que as empresas invistam na qualidade de vida dos seus trabalhadores, pois elas entendem que isso se constitui em uma atitude socialmente responsável. O preceito acima define em poucas palavras a escolha das iniciativas vencedoras do XI PNQV (Prêmio Nacional de Qualidade de Vida), que nas duas últimas edições contou com a parceria da revista Profissional & Negócios, editada pela Fênix.

Promovido há 11 anos pela ABQV - Associação Brasileira de Qualidade de Vida, o PNQV premia ações específicas e programas globais implementadas em no mínimo dois anos e que podem ser modelo para as empresas públicas e privadas nacionais. Neste ano, os vencedores são a Siemens, Sabesp, Inmetro, Emater-RN e BMS-Arcelor Brasil. Um indicativo do amadurecimento dos programas das empresas é o fato dos Programas Globais terem predominado nessa edição 2006: todos os cinco premiados se encaixam nessa modalidade. No ano passado, venceram o prêmio dois Programas Globais e quatro Ações Específicas.

"Foram escolhidos programas que demonstraram ações práticas e criativas, muitas vezes com orçamentos limitados, mas que apresentaram resultados bastante estimulantes com atividades criadas de acordo com a cultura organizacional e a organização do trabalho em cada empresa", explica Thaís Matarazzo Lombardi, coordenadora de todas as edições do PNQV.

Durante três meses, a Comissão de Avaliação, coordenada por Thaís e composta por especialistas em programas de qualidade de vida (Cecília Shibuya, Célia Lopomo, Celso Domene, Eliete Bernal, Maria Luiza Cruz, Maria Lucia Bechara, Rita Passos e Samia Simurro) avaliou várias iniciativas de empresas de todo o País. O processo compreendeu ainda a análise do caderno de encargos, visitas de auditorias e reuniões de avaliação.

Além de premiar iniciativas de sucesso, o PNQV permite ter um panorama da evolução dos programas de qualidade de vida no Brasil. Com isso, a Comissão Avaliadora também levantou fatores que precisam ser aprimorados nos projetos.

"A equipe concluiu que poucas empresas possuem comitês participativos ou incluem os trabalhadores terceirizados em seus programas. Há necessidade de estabelecimento de modelos lógicos na gestão dos programas para que os resultados possam ser maximizados, inclusive com a analise econômica do retorno sobre o investimento", afirma Alberto Ogata, presidente da ABQV.

O clima, no entanto, é de otimismo. Na balança, a evolução encontrada nas empresas pelos especialistas tem peso bem maior que os pontos a serem aprimorados pelos programas. Comunicação interna, pesquisa de necessidades e abrangência dos programas, que incluem mesmo empregados que atuam longe da sede, são aspectos que chamaram, positivamente, a atenção da Comissão formada pela ABQV.

A ABQV está planejando o lançamento de um livro com o sumário executivo dos programas de todas as empresas escolhidas para participar das últimas dez edições do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida, e que ainda estão ativos. | Site www.raf.com.br

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