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08/11/2007 - 12:17

Audi revela os segredos das siglas de tecnologia da marca alemã


Audi de A a Z. Por trás da sofisticação, esportividade e design de seus veículos, a marca alemã reúne um verdadeiro dicionário de tecnologia que pode ser consultado no website da marca.

Conhecida por ser uma das principais referências em veículos premium no mundo, a Audi conquistou o seu espaço no mercado graças ao alto padrão de sofisticação, esportividade e tecnologia empregados em seus produtos.

Nenhuma outra grande montadora possui em seus carros uma gama tão completa de sistemas elétricos e eletrônicos. Desde o sistema de freio, passando pelos amortecedores, motorização e acessórios, os carros da montadora alemã oferecem para seus usuários o que há de melhor em desenvolvimento veicular, garantindo uma experiência de dirigibilidade única e um conforto insuperável trazidos pela tecnologia embarcada e pela facilidade de utilização desses recursos.

Acoustic Park System.: Adaptive Air Suspension - Por muitas vezes, a atenção dada à tecnologia é direcionada ao design e a beleza dos automóveis da marca alemã, tornando suas principais funções uma imensa sopa de letras que compõem os recursos presentes nos modelos Audi. ABS de última geração, TFSI, APS, Multitronic, S tronic, MMI e Four link são apenas algumas das siglas que escondem todo esse potencial.

Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a funcionalidade dos seus principais equipamentos tecnológicos, a Audi preparou um glossário especial para as siglas que envolvem seus mais importantes recursos, incluindo câmbio, carroceria, freios, motor, suspensão e acessórios. De A a Z, entenda mais um lado fascinante da Audi, formado por letras que acima de tudo significam tecnologia. O glossário encontra-se disponível no endereço eletrônico da marca – www.audi.com.br.

ABS: Anti-Lock Brake System - Um sistema antibloqueio. O ABS de última geração da Audi mantém a dirigibilidade do veículo até nas freadas em curvas e diminui a distância de frenagem em pisos escorregadios.

Adaptative Cruise Control – Piloto automático com modernos componentes eletrônicos que dão mais segurança ao motorista. Ligado a sistema de radar com controle de distância e velocidade de 0 a 200 km/h, é um equipamento capaz de frear ou parar o carro sozinho para evitar que haja colisão no que está à frente quando o piloto automático está acionado. Os sensores detectam se a distância em relação ao veículo da frente é menor que a indicada para a velocidade e imediatamente desacelera e freia o carro de acordo com o programa.

AFS: Adaptative Frontlight System - Faróis que acompanham os movimentos da direção, garantindo mais segurança e visibilidade nas curvas e nas manobras de estacionamento

APS: Acoustic Parking System – Sensor acústico de estacionamento. Tem a finalidade de acusar a presença de objetos à frente ou atrás do carro. A partir de 1 metro de distância, sensores de aproximação disparam um aviso sonoro intermitente que vai aumentando de freqüência, à medida que o carro se aproxima do obstáculo. A vinte centímetros, o som passa de intermitente a constante.

APS Advanced: Acoustic Park System Advanced -- Nesta opção, uma câmera traseira captura as imagens que são exibidas no painel MMI (Multi Media Interface), uma tela de sete polegadas instalada no console central do veículo. Além da imagem e do aviso sonoro, o sistema Advanced mostra um gráfico amarelo sobre a imagem, que indica a posição exata em que as rodas passarão na manobra de ré.

Audi Side Assistance -- Equipamento que facilita as manobras de troca de faixa. Com sensores de aproximação no pára-choque traseiro, o motorista é alertado por meio de um sinal de luz amarela nos espelhos retrovisores quando está para ser ultrapassado por outro veículo. Os sensores têm alcance de 50 metros da traseira do veículo e são projetados principalmente para avisar à aproximação de carros nos pontos cegos do motorista.

ASF: Audi Space Frame – Exclusiva tecnologia da marca na construção da estrutura das carrocerias de alumínio, que são bem mais leve e rígida que as de chapa de aço.

ASR: Anti-Slip Regulation –Controle de tração com sistema eletrônico que dosa a potência do motor para restabelecer a tração das rodas.

Air Suspension System – Inovador sistema de suspensão a ar com quatro ou três estágios de regulagem de altura. Com isso reduzem-se as oscilações da carroceria ao mesmo tempo em que se pode escolher entre uma posição mais alta, que privilegia o conforto, até uma francamente esportiva, que otimiza a aderência. Os estágios da nova suspensão aparecem indicados na tela do MMI, onde também se pode optar por deixar o sistema no modo automático. Nesse caso, com base em dados de velocidade, peso e condições do piso, sensores encarregam-se de adotar a posição que melhor atende às exigências do momento, numa variação de até 5 cm entre os estágios mais alto e mais baixo.

CC: Cruise Control – Piloto automático. Pelo botão o motorista programa a velocidade que deseja andar e, depois, não precisa mais pisar no acelerador.

DRC: Dynamic Ride Control – Mantém o carro nivelado ao solo, para melhor estabilidade, mesmo em manobras mais radicais. Sistema hidráulico que interliga os amortecedores dianteiros aos traseiros com uma função semelhante de uma barra estabilizadora. Compensa o esforço dos amortecedores e impede que a carroceria se incline, durante a curva, sobre as rodas de apoio do carro.

Drive-by-wire: acelerador eletrônico que dispensa cabo e proporciona respostas mais rápidas e precisas do motor.

DRP: Dinamishes Regel Programm – Dispositivo eletrônico situado no câmbio Multitronic que detecta o estilo do condutor pelo pedal do acelerador e passa então a privilegiar economia ou desempenho. No primeiro caso o sistema aciona uma espécie de overdrive (alongamento das marchas). Num estilo de condução mais esportiva, altera a relação para underdrive, disponibilizando a força necessária para uma condução mais agressiva.

EBD: Electronic Brake-force Distribuition - Controle eletrônico de distribuição de força entre os eixos dianteiro e traseiro, conforme a situação. Aplica mais carga de freio, aumentando a frenagem nas rodas traseiras quando o veículo está carregado, por exemplo.

EDL: Electronic Differencial Look – Bloqueio eletrônico do diferencial que automaticamente regula a aplicação dos freios se uma das rodas patina.

ESP: Electronic Stabilization Program - Programa eletrônico de estabilidade, que auxilia o motorista a retornar à sua trajetória, quando há necessidade de desvio de um objeto, sobretudo quando a pista está escorregadia. O ESP também gerencia o sistema de freios durante o uso do antibloqueio ABS e do distribuidor de força EBD.

Farol de Xenon: Composto por reatores elétricos e lâmpadas a gás de xenônio, este tipo de farol proporciona uma forte emissão luminosa, que chega a ser três vezes superior àquela obtida com uma lâmpada halógena tradicional e com um consumo 40% inferior de energia. Por ser um equipamento mais caro, geralmente costuma vir com luz de xenônio somente no facho baixo.

Farol de Xenon Plus (Bi-Xenon): quando tem luz de xenônio nos dois fachos: alto e baixo.

Four link: suspensão dianteira com quatro braços de alumínio, que reduz significativamente a transmissão para o volante das irregularidades do piso e aumenta a aderência dos pneus.

FSI: Fuel Stratification Injection – A tecnologia da Audi com injeção estratificada é a mais recente aplicada em motores com injeção direta. Ela se diferencia por ter seu injetor servido por uma bomba de alta pressão no eixo de comando, que divide a pressão entre todos os cilindros. O injetor regula a entrega de combustível com precisão de milésimos de segundo e a pressão é de até 110 bar, enquanto que em motor com alimentação convencional a injeção de combustível é feita sob uma pressão que varia entre 3 e 5 bar. A mistura ar-combustível é distribuída de maneira homogênea na câmara de combustão. Isto garante uma característica distinta, enfatiza a alta performance e agilidade nas respostas em todas as marchas. Além de diminuir o consumo e reduzir as emissões poluentes.

HBA: Hidraulic Break Assistance - Assistente hidráulico de freios. Sistema auxiliar que aumenta a força de frenagem em situações normais ou de emergência.

LED: Light Emitting Diode – sistema de iluminação com lâmpadas vermelhas que vem sendo utilizado desde 1992 pela indústria automobilística para equipar as lanternas traseiras, sinaleiras e luzes de freio. A Audi tornou-se a primeira montadora a implementar o uso de lâmpadas periféricas brancas LED – diodos emissores de luz – nos faróis de uso diurno. Com isso, o novo Audi R8 é o primeiro carro do mundo a utilizar sistema de iluminação totalmente baseado na tecnologia LED. As vantagens é a perfeita distribuição e brilho da luz emitido pelo farol, que torna o carro mais visível para os outros motoristas de dia, além de baixo consumo de energia (50 watts para os faróis baixo e 6 watts para as luzes de uso diurno).

Key Less Entry: sistema que dispensa o acionamento da chave para destrancar a porta e até para ligar o motor. Ao se aproximar do carro, estando com a chave no bolso, o proprietário só precisa levar a mão até a maçaneta para a porta abrir. E para ligar o motor é só acionar o botão Start no console.

Magnetic Ride: controle de amortecimento por atração de campo magnético, que controla as microesferas dentro do óleo. O sistema alinha as esferas e dificulta a passagem de óleo dentro do tubo, aumentando a eficiência de estabilidade do veículo. O controle pode ser acionado automaticamente ou manualmente selecionando a tecla “esporte”.

MMI: Multimedia interface - Instalado logo atrás da alavanca do câmbio, o MMI proporciona a soberana sensação de completo domínio do carro. Por uma única interface, ligada à uma tela fixa de sete polegadas e alta resolução, no centro do painel, o motorista pode controlar as mais diversas funções do carro, como os sistemas de som e ar-condicionado, luzes internas, computador de bordo, regulagem da suspensão e até medir a pressão dos pneus e a carga da bateria, entre outras.

Multitronic – CVT: Continuously Variable Transmission - Câmbio com variação de marcha contínua que trabalha por meio de duas polias e uma corrente, sem utilização de engrenagens. Representa o estágio mais avançado do sistema de variação contínua, por meio do qual a troca de marchas, numa escala de desmultiplicação de 2,1:l a 12,7:1, acompanha quase indefinidamente as variações de rotação do motor. O resultado é o melhor e mais racional aproveitamento do motor, inclusive com redução do consumo de combustível, caracterizando-se também por um som agradável e uniforme.

Open Sky: teto solar constituído de vidro, que se estende sobre as fileiras de bancos.

One touch memory: sistema que reconhece as impressões digitais do motorista com um toque do dedo e, automaticamente, ajusta à sua maneira as posições de banco, apoio de cabeça, retrovisores, altura do volante, rádio e até temperatura do ar-condicionado.

quattro®: sistema exclusivo de tração nas quatro rodas que vem sendo desenvolvido com sucesso pela Audi desde 1980. A Audi foi a primeira marca a criar a tração quattro para modelos produzidos em série sem ser utilitários.

R tronic: transmissão mecânica com comandos eletro-hidráulicos automáticos. Permite a mudança manual e possui um programa que faz as trocas automaticamente.

Servotronic Plus: sistema que atua na caixa de direção modificando sua característica de funcionamento, sendo mais suave em baixas velocidades e mais rígida em altas velocidades.

Sideguard: Sistema de air bag de cabeça. Fixado invisivelmente ao forro do teto, protege a cabeça e os ombros dos passageiros da frente e dos das laterais do banco traseiro, completando assim a segurança que é oferecida pelos air bags frontais e laterais.

S tronic: um sistema de câmbio inovador que combina as vantagens de uma caixa de câmbio manual com uma automática simultaneamente. Com a dupla embreagem e o controle eletro-hidráulico inteligente é possível engatar duas marchas ao mesmo tempo: enquanto uma marcha está em funcionamento, a próxima está pré-selecionada. O engate é praticamente simultâneo, proporcionando aceleração constante, sem interrupções.

Tiptronic: transmissão automática com gerenciamento eletrônico, que permite que as trocas de marcha sejam comandadas pelo condutor.

TFSI: Turbo Fuel Stratification Injection – Motor que combina o sistema turbocharger com a injeção direta de combustível FSI. O pioneirismo da Audi em dominar a tecnologia de injeção direta de combustível não está restrito ao sucesso das pistas de corrida. Com o motor 2.0 TFSI, que conquistou o título de “Motor do Ano” em 2005, 2006 e 2007, a montadora alemã é o primeiro fabricante do mundo a combinar a tecnologia FSI com a turboalimentação na esfera de motores de corrida e também em linha de produção.

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