Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/05/2013 - 09:46

KSI Brasil passa a contar com ferramenta que reduz índice de erros na área contábil e fiscal das empresas

Auditoria começa a utilizar ferramenta que eleva em quase 100% o índice de acerto das informações tributárias e fiscais entregues à Receita.

Estimativa da KSI Brasil, consultoria e auditoria ligada ao grupo britânico KS International, aponta que nove em cada dez empresas – que não dispõem de serviço de auditoria e contabilidade – cometem equívocos nas informações tributárias enviadas à Receita Federal. São informações relativas às chamadas obrigações acessórias e outros dados da área fiscal e contábil. Com a implantação do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), o número de erros de informações se agravou, pois há empresas com dificuldade até para inserir os dados cadastrais no sistema.

Com o objetivo de ampliar a profundidade da análise dos procedimentos fiscais e contábeis dos clientes e buscar uma melhor qualidade de informações fornecidas à Receita, a KSI Brasil realizou parceria com empresa desenvolvedora de softwares e sistemas nesta área.

“Passamos a contar com o software na modalidade SaaS da Asis Projetos que realiza uma análise abrangente e detalhada dos procedimentos e informações acessórias das empresas, utilizando tabelas tributárias atualizadas diariamente, cruzando dados de diferentes áreas, em profundidade e com tecnologia de ponta. Dessa forma, podemos fazer uma pré-validação das informações com mais consistência e segurança para o Fisco”, conta Edson Alves Silva, Audit Manager da KSI Brasil.

Ele explica que as empresas de auditoria avaliam, usualmente, as informações fiscais e contábeis dos clientes por meio de amostragem. Contudo, há inconsistências de dados não detectáveis por amostragem, o que pode criar problemas para as empresas.

Já o software audita, valida e certifica as informações acessórias com até cinco níveis de avaliação, que vão de análises estruturais até complexos cruzamentos fiscais, em uma velocidade igual à das operações de cartões de crédito. “Informações que levávamos cerca de duas semanas para processar e conferir, agora poderão ser processadas em dois minutos”, comenta ele.

Uma vez detectado qualquer problema pelo programa, os técnicos da KSI Brasil fazem as correções necessárias antes de enviar o arquivo digital à Receita. “Com essa ferramenta minimizamos ainda mais as situações em que os clientes poderiam incorrer em algum equívoco, que resultaria em problemas com o Fisco”, ressalta Alves Silva. Ele explica que a auditagem por amostra continuará a ocorrer por se tratar de uma norma internacional, mas os cruzamentos feitos pelo programa darão maior consistência aos dados.

Outros benefícios da ferramenta digital são realizar o controle de remessas e retornos de industrialização; alertar sobre o código de classificação fiscal de um produto que está fora da validade; verificar oportunidades de benefícios fiscais; indicar existência de incentivos fiscais e reduções legais previstas na legislação estadual, entre outras 69 rotinas da área de auditoria. “Dessas 69 rotinas da área fiscal, geralmente ocorrem equívocos em 49 delas, as quais serão reduzidas ou eliminadas com esta nova ferramenta”, destaca Alves Silva.

Em sua opinião, a realização de parceria para oferecer o software é estratégica e fundamental, pois cria soluções que agregam valor ao trabalho da auditoria e consequentemente ao de seus clientes, principalmente em um cenário de demandas crescentes face ao avanço tecnológico efetivado pela Receita Federal no meio magnético.

A KSI Brasil, com sede em São Paulo, é uma das principais auditorias e consultorias do segmento do middle market no País. A empresa é resultado da associação da brasileira Imáteo, com a britânica KS International, que está entre as 25 maiores auditorias do mundo, segundo a revista Accountancy Age. Além de São Paulo e Salvador, a empresa tem escritórios no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Manaus, Itajaí e Lorena, no estado de São Paulo. Alguns de seus clientes são: Centauro, maior varejista de artigos esportivos do País; Fernandez Mera, terceira maior empresa de intermediação imobiliária do Brasil; Cineral, fabricante de televisores; Suzuki Motos; STP/Petropolus, fabricante de aditivos e lubrificantes; Biemme, fabricante de brinquedos e atua fortemente no setor de autopeças.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira