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29/05/2013 - 10:38

Prestação de serviço pela internet: um desafio tangível para as empresas

O setor de prestação de serviços é um ramo que apresenta muitas particularidades. Por vender algo intangível, ou seja, não palpável e visível como um produto, as empresas que atuam neste mercado precisam estar mais preparadas para conquistar a confiança e a credibilidade de seus clientes do que as fabricantes ou vendedoras de utensílios. Como o hábito de consumo cada vez mais migra para o mundo virtual, intangível em sua totalidade, os desafios das prestadoras de serviços tendem a aumentar.

Uma das principais características da internet é a abundância de informações. Atualmente, o consumidor quer saber, nos mínimos detalhes, as informações sobre o que pretende adquirir. Saciar a curiosidade do internauta é uma das melhores formas que as empresas têm de aproximar o cliente de seus negócios e, consequentemente, conquistar a confiança deles.

Um setor que tem passado por uma verdadeira revolução é o de serviços de táxi. Até há bem pouco tempo, o passageiro ligava para uma empresa ou ponto de táxi, solicitava a corrida e ficava aguardando pacientemente o taxista vir lhe atender, sem saber ao certo se a estimativa de tempo passada pela atendente era real.

Hoje, existem empresas de solicitação de táxi pela internet que disponibilizam ao passageiro um mapeamento, em tempo real, da localização exata do taxista. O passageiro pode acompanhar se o carro que irá buscá-lo está a cinco quilômetros ou na rua de trás. Além disso, relatórios são disponibilizados ao cliente contendo dados detalhados de cada corrida realizada, como dia, hora, trajeto, quilometragem percorrida e até custo por quilômetro rodado.

Este é um exemplo simples, porém claro, de como as empresas devem estar constantemente disponibilizando conteúdo sobre seus produtos e serviços. Tal atitude ajuda na redução da ansiedade e no aumento do conforto e da confiança do cliente.

Uma vez transmitidas todas as informações possíveis, é hora de apostar na qualificação de quem vai executar o serviço. Afinal, a pessoa que irá atender o cliente é a personificação da empresa e do serviço e, talvez, o único elemento tangível nesta relação. O profissional deve ser muito bem treinado e estar totalmente em sintonia com os valores da empresa. Caso contrário, a propaganda negativa se espalhará rapidamente pelo famoso boca-a-boca, que também foi muito amplificado com o advento da internet. Um comentário negativo em uma rede social pode ser compartilhado com milhares de pessoas em minutos.

Por fim, é importante salientar que não existe serviço total e perenemente perfeito. Ações que demonstrem a transparência da empresa, a transmissão de informações ao cliente e a qualificação constante dos profissionais, humanizam o trabalho desempenhado pelo prestador e aproximam as partes, ajudando a empresa a aperfeiçoar cada vez mais o serviço prestado.

.Por: Nathan de Vasconcelos Ribeiro,Diretor Executivo da e-flows |Taximov -Lançado em julho de 2011, o Taximov é um sistema de solicitação de táxi por telefone ou internet, seja do computador, notebook ou smartphone. O sistema localiza o táxi mais próximo do cliente, com até cinco quilômetros de distância, e que melhor atenda aos requisitos solicitados. É possível também monitorar todas as corridas em tempo real. O serviço está disponível na região metropolitana de São Paulo, em expansão para outros municípios. | www.taximov.com.br.

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