Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/05/2013 - 07:58

Tecnologia pode detectar anomalia que leva ao câncer

Equipamento termográfico, segundo levantamento do Centro Médico do Kurotel, consegue detectar anomalias em pessoas assintomáticas.

O uso da termografia infravermelha - exame não invasivo de monitoramento de anomalias que podem gerar vários tipos de doença, como o câncer de mama - tem apresentado resultados relevantes nos estudos do departamento de pesquisas do Kurotel – Centro Médico de Longevidade e Spa de Gramado (RS). Por meio dessa tecnologia foi possível detectar disfunções em 84,6% de pessoas que se consideravam assintomáticas. Esse resultado faz parte de um projeto-piloto do Centro Médico, que será concluído até o final de 2013, e cujo objetivo é avaliar a eficácia das intervenções terapêuticas no período de uma semana, quando se tratarem de achados osteomusculares.

A termografia é indolor, sem contra indicações, sem contraste ou uso de radiação ionizante, e permite mapear o corpo humano distinguindo áreas de diferentes temperaturas. O diagnóstico por imagem permite avaliar a existência de atividade inflamatória lesiva em estruturas como tendões, músculos, nervos e vasos sanguíneos, de forma muito precoce e até mesmo antes que a doença se instale.

Segundo Mariela de Oliveira Silveira, médica diretora do Kurotel, o caso recente da atriz Angelina Jolie, que passou por uma mastectomia preventiva para a retirada dos dois seios, a fim de diminuir o risco de incidência de câncer, serve de alerta para a necessidade de se realizar exames de avaliação da saúde das mamas. O uso da termografia, segundo a Associação Brasileira de Termometria, pode auxiliar na detecção dos primeiros sinais do câncer de mama de 8 a 10 anos antes de qualquer outro método, pois pode encontrar irregularidades antes da formação de caroços, que são detectados pelo toque e por radiografias. É importante lembrar que essa tecnologia não dispensa o exame ginecológico de rotina, nem mesmo a mamografia e ecografia mamária, mas serve como complemento no diagnóstico precoce.

Esta tecnologia vem sendo estudada no Brasil pelo Kurotel, desde 1996, quando seu fundador, o médico Luis Carlos Silveira, trouxe da Alemanha o conhecimento termográfico (CRT – Termografia de Regulação Computadorizada). A prevenção sempre foi uma das grandes missões do Kurotel. Detectar uma alteração antes que possa trazer sintomas ou que não possa mais ser tratada é um grande desafio desde 1971, quando o Método Kur foi desenvolvido.

O Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa é um centro médico que alia terapias de qualidade de vida, controle do estresse e outros tratamentos médicos específicos voltados à melhora da condição física e mental e ao bem-estar completo das pessoas. Com uma equipe multidisciplinar de médicos, dentistas, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas, entre outros profissionais, o Kurotel atua com foco na prevenção de doenças, com atividades que envolvem medicina, alimentação, atividade física e as emoções.

Localizado em Gramado, na encantadora Serra Gaúcha, o Kurotel reúne um Centro Médico, uma Estação de Águas e um Spa, em uma área de 2.000 m2 de conforto e bem-estar, que conta com consultórios, farmácia de produtos fitoterápicos e suplementos alimentares, equipamentos de alta tecnologia, salas de massagem, piscinas, banheiras, suítes especiais – em um total de 11 tipos diferentes de acomodações - e bistrô, em um ambiente requintado e de tranqüilidade.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira