Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/11/2007 - 12:50

Vagas de empregos aumentaram em outubro

Crescimento foi de 38% em relação ao mesmo período do ano passado e de 23% em comparação a setembro.

Um ano de boas notícias na economia e no mercado de trabalho. Talvez essa seja a melhor definição para 2007, que, a poucos meses de chegar ao fim, apresenta um cenário otimista, com previsão de continuidade no próximo ano.

“O Brasil é visto com bons olhos por investidores nacionais e internacionais e muitas empresas já divulgam planos de expansão no País para atender às necessidades de uma população com poder aquisitivo cada dia maior”, afirma Hélio Terra, Presidente da Assessoria em Recursos Humanos Manager.

Quem ganha com essa nova realidade são os profissionais, que se qualificam cada vez mais para atender à demanda do mercado. “E nessa corrida há espaço para todos os níveis hierárquicos: tecnólogos, especialistas, diretores, presidentes, etc., desde que eles tenham preparação e qualificação para se manter competitivos”, complementa Neli Barboza, Gerente de Consultoria da Manager.

Mercado aquecido - A pesquisa de vagas realizada mensalmente pela Assessoria em Recursos Humanos Manager mostrou um aumento de 37,70% nas vagas criadas em outubro em relação ao mesmo período do ano passado. Se comparado ao volume de vagas de setembro deste ano, o aumento foi de 23,70%.

A área Administrativa foi a que mais cresceu, com um aumento de 337,07% no número de vagas disponíveis. O setor de Recursos Humanos também se destacou, com um aumento de 97,13% no período.

Carreiras em alta - Os profissionais formados em Engenharia ainda são os mais solicitados pelas empresas. De acordo com a pesquisa da Manager, eles foram requisitados por 33,69% das companhias. “Os profissionais de Engenharia podem trabalhar em diversas áreas de atuação, devido à sua ampla formação acadêmica, por isso eles são solicitados pelas mais diversas empresas”, explica Neli Barboza.

Segundo a Gerente da Manager, os profissionais de Administração de Empresas também possuem uma área de atuação muito ampla, o que explica a procura das empresas que classificou a carreira na pesquisa como a segunda mais requisitada (19,95%).

O restante das vagas se dividiu entre os profissionais formados em: Ciências Contábeis (10,41%); Tecnologia da Informação (9,40%); Economia (7,47%); Psicologia (2,70%); Direito (2,69%); Publicidade Propaganda e Marketing (2,32%); Comércio Exterior (1,32%); Comunicação (1,12%) e outras (8,93%).

Nível hierárquico - Os profissionais de gerência/diretoria ocuparam 19,02% das vagas; os de gerência, 49,22%; e os técnicos, supervisores e assistentes, 31,76%

Idiomas – O inglês foi solicitado para 89,37% das vagas; o espanhol, para 9,33%; e 2,66% das empresas solicitaram outros idiomas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira