Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/05/2013 - 08:48

FecomercioSP: BC acerta ao aumentar a Selic

Decisão demonstra preocupação com a trajetória da inflação.

São Paulo - O Banco Central acertou duplamente ao elevar a Selic em 0,5 ponto porcentual: indicou atenção ao patamar atual e à trajetória da inflação e cautela em promover um ajuste gradual da taxa. Para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a aceleração do ritmo de alta - na reunião anterior o aumento da Selic foi de 0,25 ponto porcentual - é positiva porque sinaliza real preocupação com o aumento de preços. O ajuste da Selic é a única alternativa ao banco diante da falta de austeridade na política fiscal.

As medidas recentes de desoneração para alguns setores intensificaram o desequilíbrio das contas públicas e não representaram aumento do investimento e do crescimento na economia. A expectativa da entidade é que, mantido o cenário atual, ocorra mais duas altas da taxa Selic até o fim do ano, para o patamar de 8,5%, diante uma inflação estimada para este ano entre 5,5% e 6%.

Na avaliação da FecomercioSP, a alta dos juros é o menor dos males neste momento, ainda que o nível de atividade não apresente recuperação. O fato de o País não crescer, mesmo em cenário de queda dos juros, e apresentar inflação acima de países com juros menores é a política fiscal de má qualidade. A carga tributária elevada, não condizente com a renda per capita ou com a qualidade dos serviços públicos, reduz a capacidade de investimento.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Responsável por administrar, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes. A entidade congrega 154 sindicatos patronais que respondem por 11% do PIB paulista - cerca de 4% do PIB brasileiro -, gerando em torno de 5 milhões de empregos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira