Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/11/2007 - 12:52

ABMS e Clube de Engenharia discutem tecnologia para construção de túneis e edificações no Rio de Janeiro

Não é tarefa elementar erguer prédios e outras edificações sobre solos muito moles e arenosos que estão presentes em várias regiões do Rio de Janeiro. Ainda mais complexo é construir túneis do metrô nessas condições. Uma das técnicas mais eficazes, aplicadas em situações assim, é o Jet Grouting. Este recurso já foi aplicado em obras públicas importantes no Rio, como a construção de túnel sob prédios situados próximos à estação Siqueira Campos, do metrô, no chamado "Mergulhão", na Praça XV, e nas obras de saneamento da Barra da Tijuca, o Sanebarra. Essa tecnologia modifica as propriedades naturais dos solos, com a ação do jato de calda de cimento, de alto impacto, promovendo uma mistura com o solo desagregado. O endurecimento dessa mistura cria um material solo-cimento bem mais resistente que o solo original. Para falar desta tecnologia, o Núcleo Rio de Janeiro da ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica) convidou o engenheiro Akira Koshima, diretor técnico da Novatecna, empresa responsável pela introdução desta tecnologia no Brasil. Koshima fala do Jet Grouting nesta 5ª feira, 8/11, às 18 horas, na sede do Clube de Engenharia (Av. Rio Branco, 124, 20° andar, Centro). A palestra, gratuita, é aberta ao público.| www.abms.com.br

O engenheiro Akira Koshima é ex-presidente do Comitê Brasileiro de Túneis, que é um dos braços da ABMS. Ele virá ao Rio a convite do Núcleo Regional do Rio de Janeiro (NRRJ) da ABMS. "É um tema muito importante especialmente para o Rio de Janeiro, porque é comum em nossa região a presença de solos moles e arenosos", afirma o engenheiro Paulo Henrique Vieira Dias, presidente do NRRJ da ABMS.

A ABMS (www.abms.com.br) é uma associação técnico-científica fundada em 1950, com grande tradição na Engenharia brasileira. Reúne 1.000 engenheiros civis, geotécnicos, e especialistas em mecânica dos solos e das rochas, fundações, túneis, engenharia ambiental e várias outras áreas da engenharia geotécnica. É presidida pelo engenheiro Alberto Sayão.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira