Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/05/2013 - 09:02

Gestores federais discutem forma de buscar sintonia entre si e com municípios


A busca de um espaço, onde todas as empresas federais no Rio de Janeiro possam construir uma interface mais direta entre si e com os municípios. Essa foi a tônica da reunião do Fórum de Gestores Federais no Rio de Janeiro, que aconteceu no dia 28 de maio (quarta-feira), no parque industrial da Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A (Nuclep), em Itaguaí. A proximidade dos gestores reforça a estrutura federal no estado.

Para o representante da ministra de Relações Institucionais, Manoel de Araújo Sobrinho, a cada reunião torna-se mais forte o elo entre os órgãos federais, com a construção de propostas e caminhos que permitem a agilidade em diversos processos. Ele reiterou que a ministra e a presidente Dilma Rousseff estão acompanhando com atenção o desenvolvimento dos fóruns estaduais, certos de que eles, como braços do governo, tornarão as respostas necessárias mais ágeis.

- A cada reunião percebemos o fortalecimento dessa estrutura do governo federal nos estados. Nosso trabalho agora é criar mecanismos que possibilitem uma melhor interação entre os órgãos, como representantes da União no estado, com os municípios. Acho que o caminho é esse e está sendo traçado com precisão – frisou Manoel de Araújo Sobrinho.

O presidente da Nuclep, Jaime Cardoso, concordou que essa união fortalece a presença federal no estado e acrescentou que irá evitar desgastes burocráticos tão comuns em ambientes de governo. Para ele, a partir de agora, problemas cujas soluções envolvam dois ou mais órgãos poderão ser resolvidos com mais celeridade, de forma mais precisa e que mostre a unidade das entidades federais no estado.

- A partir de agora a conversa passa a ser olho no olho, sem a burocracia dos papéis que tiram a agilidade das respostas que a população precisa. Esse fórum nasce vencedor, por agregar todos os segmentos federais na construção dessa nova realidade – comemorou Cardoso.

Já nessa segunda reunião – a primeira foi no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no dia 24 de abril – surgiram propostas de criação de câmaras setoriais, a fim de discutir problemas comuns a áreas específicas. Também houve o estímulo a debates bilaterais, criando canais para a solução de problemas pontuais.

O superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Gustavo Souto de Noronha, sugeriu que o fórum possa percorrer as diversas regiões do estado, reforçando a presença federal e dando acessibilidade a prefeitos que hoje não conhecem a estrutura federal em sua totalidade. Para ele, além dos bancos oficiais, muitos municípios conhecem apenas órgãos como a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e outros órgãos ligados ao setor rural.

A coordenação do Fórum de Gestores federais no Rio de Janeiro ficou por conta da gerente geral de Comunicação e Relações Institucionais da Nuclep, Marília Kairuz Baracat; da superintendente da Caixa Econômica Federal, Nelma Tavares; do delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, José Octávio Fernandes; do superintendente regional do INCRA, Gustavo Souto de Noronha; do diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guilherme Lacerda; e do presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Pedro Barbosa. A próxima reunião do Fórum será dia 4 de Julho, na sede do BNDES, às 10h, no Centro do Rio.

Participaram da reunião, que contou ainda com uma visita ao parque industrial da Nuclep, o representante da ministra, Manoel de Araújo Sobrinho; o presidente da Nuclep, Jaime Cardoso; a gerente geral de Comunicação e Relações Institucionais da Nuclep, Marilia Kairuz Baracat; o chefe da divisão de Planejamento e Monitoramento do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Arcadio de Paula Fernandez; a superintendente da Caixa Econômica Federal, Nelma Tavares; o assessor do presidente da Eletronuclear, Armindo D´Ascenção Silva; o superintendente do INCRA, Gustavo Souto de Noronha; os chefes de Divisão do Ministério de Aquicultura e Pesca, Marco Antonio Faria e Bernardino da Silveira Borges; o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, José Octávio Fernandes; o diretor de Transporte Marítimo da Transpetro, Agenor Cesar Junqueira Leite; o diretor executivo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Nuno Duarte da Costa Bittencourt; o diretor de Marketing e Recursos Humanos do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), Carlos de Paula; o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Murilo Freire Junior; superintendente de Negócios e Governo do Banco do Brasil, Luiz Claudio Batista; do diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Alberto Morais; e o delegado da Polícia Federal, Antenor Gimenez da Silva.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira