Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/06/2013 - 07:50

Osteopatia trata crises de enxaqueca

Crises de enxaqueca podem durar de 4 a 72 horas. Eliminar a causa do problema regulando o funcionamento do organismo é o tratamento mais indicado.

A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça considerada uma das mais cruéis por quem sofre com o problema. A dor de cabeça latejante, intensa, que às vezes pode ser seguida por vômitos, intolerância a luminosidade, ao som e até mesmo a cheiros, e pontos luminosos na visão é mais frequente em mulheres e tem causas variadas.

Porém, a osteopatia ser a salvação para quem sofre com o problema. Segundo o osteopata Bruno Homem de Mello, da Clínica Center Life, a técnica pode controlar os sintomas e até mesmo eliminar a raiz do problema. A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realizou um estudo com 3848 pessoas entre 18 e 79 anos que apontou que 15,2% da população sofrem com o problema, e a região do país que mais concentra casos relatados é o Sudeste, com 20,5%.

Sem utilizar remédios ou qualquer outro método invasivo, a osteopatia pode corrigir o desequilíbrio que causa as crises de enxaqueca. "Após uma avaliação exclusiva para localizar o que está causando a crise no paciente, aplicamos a técnica de forma pessoal e direcionada. Se o problema for o estresse, regulamos as alterações na vascularização, movimento dos ossos do crânio e pescoço e tensões musculares", explica. A tensão muscular causada pelo estresse, que é uma das causas mais relatadas, dificulta a vascularização e a oxigenação craniana e o aumenta da pressão dentro do crânio, gerando a dor. Esse caso é muito comum e pode ser corrigido facilmente pela osteopatia.

A enxaqueca não tem uma causa específica, mas sim uma série de motivos que podem desencadear as dores de cabeça. Estresse, tensão muscular, hipertensão arterial, má alimentação, fatores hormonais, alterações climáticas são alguns exemplos de fatores que podem causar a enxaqueca.

De acordo com Bruno, os fatores são os mais variados e têm uma ligação entre si. É preciso atenção para identificar o motivo que causa as crises, que pode ser o mau funcionamento de algum órgão e isso passar despercebido. Ele explica ainda que há uma técnica para cada caso, como a osteopatia craniana e a visceral, aplicada quando o problema está no fígado ou no estômago. "Podemos reestabelecer o funcionamento do órgão afetado, tirando essa influência e consequentemente a dor", diz.

Mas como saber se as minhas dores de cabeça são, na verdade, enxaqueca? A Sociedade Internacional de Cefaleias orienta para ficar atento a alguns sinais: se as dores durarem de 4 a 72 horas; se a dor for apenas de um lado da cabeça; se a dor vier acompanhada de outros sintomas como náuseas, tontura e visão turva; se a dor for tão intensa a ponto de impedir ou dificultar tarefas diárias. "O ideal é procurar o tratamento logo que sentir os primeiros sintomas. Ninguém precisa sofrer com enxaqueca, já que ela pode ser evitada e até mesmo eliminada", finaliza Bruno.

Perfil- Bruno Homem de Mello Prado Moreira-Fisioterapeuta, especialista em Osteopatia Estrutural pelo Instituto Docusse de Osteopatia e Terapia Manual e pós graduação em Terapia Manual e Técnicas Osteopáticas pela Faculdade Estadual de Educação Física e Fisioterapia de Jacarézinho (Faefija); Formação internacional em Posturologia com Dr. Bernard Bricot (França).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira