Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/06/2013 - 08:03

Rio de Janeiro sedia evento para discutir a sustentabilidade na Aquicultura

Edição do ProAquas 2013 acontece, em junho, na UFF e já está com inscrições abertas.

Questões sanitárias, de uso racional da água e produção com menor eliminação de resíduo no meio ambiente serão temas do II Simpósio em Produção de Organismos Aquáticos e Desenvolvimento Sustentável – ProAquas, que será realizado, no dia 20 de junho, na Universidade Federal Fluminense (UFF).

O evento, que é coordenado pela médica veterinária Dra. Eliana Mesquita, tem como objetivo discutir o cultivo de organismos marinhos de importância alimentar, de forma menos agressiva à biodiversidade e mais saudável para o consumidor. “A aquicultura no país terá que evoluir, pois nossa pesca ainda apresenta muitas perdas, por isso, precisamos trata bem do tema”, explica Eliana, que também é pesquisadora de Sanidade de Animais Aquáticos.

Para a edição de 2013, o ProAquas recebe sete especialistas do Brasil e do exterior, para tratar da produção de alimentos do gênero tradicionais às carnes exóticas, como jacarés.

De acordo com, Flávia Calixto, do Comitê de Apoio, uma das palestras de destaque será sobre a criação do Bijupirá no Brasil. “É um cultivo já dominado em outras partes do mundo e que requer domínio da técnica no Brasil, assim como estudo da sanidade destes animais”, detalha Flávia, pesquisadora de Tecnologia do Pescado da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), vinculada da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (SEDRAP).

O evento conta com o apoio da BioSafe, consultoria em segurança de alimentos, e com o patrocínio do CAPES, PROPPi/UFF, CRMVRJ e Faperj. As inscrições para o Simpósio podem ser feitas pela internet no site [ http://www.uff.br/mzo/proaquas] ou no local no dia do evento. Para mais informações, a organização do evento disponibiliza os telefones (21) 2629-9518 e 3674-7375.

Sobre Aquicultura no Brasil e no mundo – Segundo dados da Associação Nacional de Piscicultura em Águas Públicas (Anpap), de 2007 a 2009, a produção da aquicultura brasileira cresceu 44%, com registro do recorde de 415 mil toneladas, total equivalente a um terço da produção de pescado no país.

Além disso, a previsão é de que, até 2030, a demanda internacional de pescado aumente em mais 100 milhões de toneladas por ano. O Brasil é um dos poucos países que tem condições de atender à requisição, sobretudo por meio da aquicultura. No entanto, a estimativa é de que até 2030, a produção pesqueira nacional atinja 20 milhões de toneladas.

.[ II Simpósio em Produção de Organismos Aquáticos e Desenvolvimento Sustentável – ProAquas, dia 20 de junho de 2013, na Universidade Federal Fluminense, campus Praia Vermelha – Instituto de Geociências, auditório Geógrafo Milton Santos. Niterói. RJ. Inscrições e informações: Pelos telefones (21) 2629-9518 e 3674-7375 ou pelo site http://www.uff.br/mzo/proaquas].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira