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09/11/2007 - 07:11

Navios de cruzeiros que virão ao Brasil na temporada 2008/2009


Época do ano é a ideal para que as empresas interessadas em realizar eventos corporativos a bordo de transatlânticos apresentem suas propostas e dessa forma usufruam de tarifas e descontos especiais.

A temporada brasileira 2007/2008 de navegação mal começou e as grandes companhias marítimas já têm praticamente fechada a relação dos navios da temporada 2008/2009. Até o momento, MSC Cruzeiros, Costa Cruzeiros, Royal Caribbean e Island Cruises - principais armadores com atuação no país - confirmaram a presença em mares brasileiros de pelo menos 11 transatlânticos na próxima temporada. E esse número vai subir ainda mais em dezembro, quando a CVC também deverá anunciar a sua frota de navios.

De acordo com Rogério Cantoni, gerente comercial da Projeto Aquarius Turismo e Eventos, agência paulistana especializada na organização de cruzeiros de incentivo para o mercado corporativo, a definição da frota marítima com tantos meses de antecedência é uma rotina do setor. Isso acontece porque geralmente as grandes companhias trabalham com agendas apertadas, tendo em vista que suas embarcações navegam uma parte do ano em cada hemisfério do planeta, normalmente aproveitando a estação do verão.

Como a navegação de lazer no Brasil é realizada apenas durante uma parte do ano - entre os meses de outubro e abril, período do inverno no hemisfério norte - Rogério Cantoni lembra que as empresas que desejam organizar viagens de incentivo ou reuniões de trabalho a bordo de navios devem, desde já, começar a organizar o projeto. Do contrário, se deixarem para a última hora, podem simplesmente não conseguir 'locar' espaços nos navios. O executivo lembra que se uma empresa decidisse hoje procurar a Projeto Aquarius para fretar um navio para a temporada até março de 2008, encontraria lotação esgotada.

Ele afirma: "No cronograma anual de eventos de uma empresa várias ações sobem a bordo de um navio, tendo como cruzeiros ideais os de 3 noites, pois otimizam tempo e investimento. Premiar funcionários, reunir colaboradores, prospectar clientes, angariar compradores, realizar encontros de todo o gênero, tudo é possível a bordo. Até mesmo montar uma feira ou organizar um cruzeiro temático. Mas, para que cada etapa seja cumprida com precisão e em tempo hábil é preciso haver um planejamento".

Acostumado à rotina do setor, o gerente afirma que promover um evento a bordo de navio - convenções, congressos, lançamento de produto ou mesmo grupos de incentivo - é uma alternativa que cada vez seduz mais empresas no Brasil, desde as pequenas e médias, passando pelas grandes corporações até as agências de propaganda e associações de classe. Afinal de contas, a infra-estrutura de um navio é tão espetacular que em nada fica a dever aos melhores resorts ou hotéis cinco estrelas em terra firme - nem mesmo no quesito 'preço'.

Espaços e equipamentos adequados como auditórios, salas de conferência, salas de apoio e serviços de comunicações em todos os navios, aliados às inúmeras opções de lazer como piscinas, academia, hidromassagem, spa, discoteca, sauna, biblioteca, sala de jogos, cassino, bares e restaurantes completam a oferta de serviços encontrada a bordo. E como se não bastasse, o cenário é de tirar o fôlego: os navios e os roteiros percorridos são as grandes atrações.

"No cardápio de opções- o Brasil conta com mais de10 navios de diferentes estruturas- o que dá o start a qualquer projeto é dissecar o que cada navio oferece,adaptar as necessidades de produção ao que é oferecido a bordo e acima de tudo, detectar qual transatlântico é o ideal para cada projeto", diz Rogério Cantoni, lembrando que sua empresa entra exatamente nesse momento, planejando o projeto a bordo de ponta a ponta, desde a criação visual, a logística de embarque dos passageiros e da carga, passando pela produção propriamente dita, em seus detalhes.

O executivo também ressalta que é nessa época do ano, o mais tardar nos primeiros meses de 2008, que as empresas devem apresentar suas propostas de realização de ações a bordo para a temporada 2008/2009. "Este é o momento exato de as empresas orçarem seus projetos e discutirem à mesa cada etapa de negociação e produção de suas ações específicas. Dessa forma elas irão usufruir de tarifas mais atraentes e descontos especiais - contando ainda com uma maior disponibilidade para escolher os espaços. Na navegação, o bloqueio efetivo de um espaço a bordo só acontece mediante a sinalização financeira. Caso contrário, uma vez aberta a temporada de vendas, turismo de lazer e corporativo disputam as mesmas acomodações, o que obriga as empresas a agir com antecedência. Mesmo porque qualquer projeto desse porte exige tramitações financeiras, jurídicas, de marketing e de produção com boa margem de planejamento", explica Cantoni.

Sobre a frota 2008/2009 - Em parte pela queda do dólar - que tornou mais baratos os pacotes marítimos - e também pelo glamour que um cruzeiro marítimo representa, o setor de navegação está em franca expansão no Brasil. Atendendo à demanda, os armadores apostam em navios cada vez maiores e mais sofisticados.

Para navegar pelos mares da região Sul do país, na temporada 2006/2007, por exemplo, a Costa Cruzeiros utilizou o navio Costa Romantica, que tem capacidade para 1.680 passageiros; na temporada atual, o navio foi substituído pelo Costa Victoria, que comporta até 2.370 passageiros; por sua vez, na temporada 2008/2009, a mesma rota será operada pelo 'gigante' Costa Mediterranea, que leva cerca de 300 passageiros a mais que o Victoria. Lançado ao mar em 2003, o Costa Mediterranea - que vem ao país pela primeira vez - é conhecido como uma verdadeira galeria de arte flutuante, com ambientes dedicados ao barroco e ao renascimento italianos. Além desse navio, a empresa ainda trará outras duas embarcações ao país: o Costa Magica, que retorna ao Brasil pela segunda vez; e o Costa Marina.

Já a MSC Cruzeiros, empresa de origem italiana cuja operação brasileira cresceu 1000% nos últimos 5 anos, vai trazer quatro navios na próxima temporada - um a mais que na temporada atual. A previsão é que sejam transportados 200 mil passageiros, sendo 160 mil brasileiros. Tal perspectiva comprova a ascensão da empresa no país, já que na temporada 2002/2003 ela transportou 8 mil passageiros, 15 mil em 2003/2004, 25 mil em 2004/2005, 40 mil em 2005/2006, 59 mil em 2006/2007 e -provavelmente - 110 mil turistas na temporada atual (2007/2008). Para a temporada 2008/2009, a grande novidade da MSC é a chegada à América do Sul, pela primeira vez, do novo navio MSC Música, que se juntará à frota formada pelos navios MSC Opera (2004), MSC Sinfonia (2002) e MSC Armonia (2001). Construído em 2006, o MSC Música tem 1.265 cabines e mais de 800 possuem varandas.

Por sua vez, a Royal Caribbean International trará pela primeira vez o Radiance of the Seas, que fará 'dobradinha' em mares brasileiros com outro navio da empresa, o Splendour of the Seas. O Radiance é um dos navios mais inovadores da frota da Royal Caribbean e tem tudo para ser o grande sucesso da temporada de cruzeiros 2008/2009". A empresa já confirmou a presença de outros dois navios no Brasil, o Island Escape e o Azamara Journey.

. Projeto Aquarius Turismo e Eventos, Rua Salvador Corrêa, 99 - Aclimação - São Paulo/SP | www.projetoaquarius.com.br

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