Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/06/2013 - 08:35

“Handmade Urbanism”


Dsponível na Alemanha desde abril de 2013, será lançado no Brasil neste mês de junho.

“Handmade Urbanism” examina o potencial transformador existente em iniciativas comunitárias e rascunha uma possível visão de cidade impactada por esses processos segundo referências compiladas em Mumbai, São Paulo, Istambul, Cidade do México e Cidade do Cabo, de 2007 a 2012, a partir da plataforma do Deutsche Bank Urban Age Award.

O objetivo da publicação é realizar uma reflexão sobre o potencial impacto de iniciativas pontuais, e sobre a construção de espaços coletivos através da participação de inúmeros atores. Em uma série de entrevistas nas cinco cidades, a publicação dá voz a diversos atores envolvidos em processos de desenho urbano apresentados – governo, iniciativas comunitárias, academia, artistas e produtores culturais, além de mediadores.

O livro apresenta 15 iniciativas comunitárias realizadas nas cinco cidades, após texto introdutório de Richard Sennett sobre “a comunidade” e conta com as contribuições de especialistas como Ricky Burdett, Fernando de Mello Franco, Elisabete França, Lisette Lagnado, Rahul Mehrotra, Felipe Leal, Jose Castillo, Edgar Pieterse, entre outros. As iniciativas de cada cidade são representadas nos desenhos realizados por Paulo Ayres, que traduzem por meio de uma linguagem comum os recursos, ferramentas e situações encontrados nos projetos, aproximando práticas em cinco diferentes cidades. Os desenhos permitem ainda uma análise sistemática do impacto gerado por cada projeto, visualização dos atores envolvidos no processo, assim como dos espaços criados em coletividade.

O lançamento do livro abrirá a exposição de mesmo nome “Handmade Urbanism”, no PIVÔ, que poderá ser visitada até 5 de julho, e que mostrará os desenhos originais de Paulo Ayres.

A mostra contará também com um jogo coletivo com a intenção de incentivar a participação na construção e formas de usar a cidade. Como em um tabuleiro, um dos projetos do livro será representado em escala. Fazendo o papel de diferentes atores, os participantes poderão brincar com uma série de elementos (como objetos do cotidiano encontrados no projeto: cadeiras, mesas, escadas, etc.) e experimentar ações com a intenção de articular propostas sobre o espaço urbano.

O jogo será apresentado como uma ferramenta para aproximar o visitante dos processos de decisão na organização do espaço. As recomendações e experimentações poderão ser documentadas em tempo real e escala 1:1. Lançamento: Handmade Urbanism. From Community Initiatives to Participatory Models, de Marcos L. Rosa e Ute E. Weiland (eds.) ilustrações de Paulo Ayres.

Dia 6 de junho de 2013 (quinta-feira), às 19h30 às 22 horas, no PIVÔ - Avenida Ipiranga 200, entrada pela galeria comercial do Copan, ao lado do Bloco B. Entrada: livre. A conversa "Urbanismo feito a mão. Chances para a regeneração urbana: de iniciativas comunitárias a modelos de desenvolvimento participativo" contará com a presença dos editores do livro, além de convidados.

Capa dura, formato:19 x 25 cm |224 páginas com ilustrações e imagens em cores e DVD Inglês | R$ 84,00. Durante este pré-lançamento, o livro estará disponível para venda exclusivamente no PIVÔ. | ISBN 978-3-86859-225-2.

Os autores: Marcos L. Rosa é arquiteto e urbanista, autor de "Microplanejamento. Práticas Urbanas Criativas." e organizador de "Handmade Urbanism". Seu trabalho inclui pesquisa, ensino e projeto. É curador do Deutsche Bank Urban Age Award Rio de Janeiro (2013), para o qual criou uma plataforma de mapeamento colaborativo (open source) que busca por iniciativas comunitárias e de design local na cidade. Lecionou na Escola da Cidade (Sao Paulo), na TUM (Munique) e na ETH (Zurique). [www.marcoslrosa.com].

Ute E. Weiland é diretora da Alfred Herrhausen Society, o Fórum Internacional do Deutsche Bank em Berlim, que organiza a série de conferências do Urban Age, em parceria com a London School of Economics, além de Foresight e Denke ich an Deutschland. Ela é organizadora de "Handmade Urbanism". http://www.alfred-herrhausen-gesellschaft.de/en/

Paulo Ayres é artista e arquiteto. Nos últimos anos seus trabalhos incluem experimentações com aquarela, colagem e pintura acrílico, e foram expostos em São Paulo (representado pela galeria Casa da Xiclet) e em Berlim. Em "Handmade Urbanism", Paulo trabalhou com a sobreposição de aquarela, linhas e colagem na construção de um glossário que foi aplicado para representar situações urbanas na escala local. | http://cargocollective.com/pauloayres.

.Livro e conteúdo gratuito online em: www.handmadeurbanism.com e, “Handmade Urbanism”, e redes soc iais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira