Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/06/2013 - 08:54

Volatilidade da economia impulsiona desenvolvimento do mercado de supply chain, aponta pesquisa da KPMG

A volatilidade da economia mundial está criando novas pressões e oportunidades para os diretores e executivos de empresas de suplly chainde todo o mundo. Isso é o que demonstra a pesquisa “Gerenciando mudanças: um estudo sobre a maturidade da cadeia de suprimentos” (Supply Chain Agility: Managing Change - A study of supply chain maturity, em inglês), realizada pela KPMG Internacional.

“Este é um momento para os responsáveis pela cadeia de suprimentos tomarem medidas para ajudar suas organizações a se prepararem para o desenvolvimento de uma rede mais ágil, flexível e responsável. O Brasil, atualmente, está perdendo R$8 bilhões por ano, apenas na soja e no milho, por problemas logísticos. Resolver os problemas da cadeia de supply chain significa diminuir os custos e aumentar a lucratividade”, afirma Fernando Aguirre, sócio de Management Consulting da KPMG no Brasil.

Com base em entrevistas com 80 organizações da cadeia de suprimento em 11 mercados, o levantamento indica que os executivos estão focado em três temas principais: identificar oportunidades de diminuir custos para gerar lucratividade e, para isso, também entender todos os custos da cadeia de suprimentos; desenvolvimento de respostas mais eficazes à volatilidade da demanda a fim de reduzir as flutuações e reduzir custos; e reorientação de seus processos operacionais para aumentar a flexibilidade, mantendo a eficiência.

“Enquanto algumas empresas parecem ainda estar tomando ações de curto prazo, a fim de resistir à tempestade, outras estão buscando novas abordagens e reorganizando seus modelos operacionais para transformar a volatilidade em oportunidade”, analisa Márcio Ikemori sócio da área de Supply Chain e Logística da KPMG no Brasil.

A pesquisa aponta ainda que este mercado também está cada vez mais volátil e deve apresentar mudanças em breve. O levantamento mostrou que isso acontece pois o setor precisa repensar o seu funcionamento no futuro, estimulado principalmente pela adoção de modelos de computação em nuvem e serviços compartilhados.

Perfil- A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory presente em 156 países, com 152.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. As firmas-membro da rede KPMG são independentes entre si e afiliadas à KPMG International Cooperative ("KPMG International"), uma entidade suíça. Cada firma-membro é uma entidade legal independente e separada e descreve-se como tal.

No Brasil, a organização conta com aproximadamente 4 mil profissionais distribuídos em 20 cidades de 11 Estados e Distrito Federal. [kpmg.com/BR].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira