Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/06/2013 - 08:52

Relatório de Mobilidade da Ericsson: adoção de LTE e smartphones impulsiona o crescimento do tráfego de vídeo

Tráfego de vídeo cresce 60% ao ano, impulsionado por mais velocidade nas redes. Assinaturas de smartphones alcançaram a marca de 1,2 bilhão em 2012 e deve chegar a 4,5 bilhões até o final de 2018. No Brasil, o total de assinaturas móveis deve chegar a 350 milhões em cinco anos.60% da população mundial terá cobertura LTE em 2018.Usuários de smartphones passam mais tempo nas redes sociais: uma média de 85 minutos por dia. Tráfego móvel de dados duplicou entre 1o trimestre de 2012 e 1o trimestre de 2013 e ainda pode crescer 12 vezes até 2018.

A nova edição do Relatório de Mobilidade da Ericsson (NASDAQ:ERIC) revela que o tráfego móvel de dados continuará a crescer significativamente nos próximos anos, uma tendência impulsionada principalmente pelo vídeo. Já o tráfego de dados geral deverá crescer 12 vezes até o fim de 2018. O aumento no uso de dados é impulsionado pelo crescimento contínuo do conteúdo disponível, bem como por mais velocidade de rede a partir do desenvolvimento do HSPA e do LTE.

André Gildin, diretor de Inteligência de Mercado da Ericsson para América Latina e Caribe, diz: “Os serviços LTE estarão disponíveis para cerca de 60% da população mundial em 2018. Esperamos que as assinaturas LTE ultrapassem 1 bilhão em 2017, impulsionadas por dispositivos mais sofisticados e pela demanda por serviços com uso intenso de dados, como o vídeo. Com a expansão do WCDMA/HSPA, as velocidades das redes melhoraram e a experiência do usuário também”.

O vídeo já é o maior segmento de tráfego de dados nas redes e espera-se que cresça cerca de 60% ao ano até 2018. O consumo de vídeo é de em média 2,6 GB por assinatura, por mês, em algumas redes. Mesmo com a popularidade do vídeo, os usuários não tendem necessariamente a passar a maior parte do tempo em aplicativos com uso intenso de dados. Os consumidores passam mais tempo em redes sociais: uma média de 85 minutos por dia, em algumas redes.

Os smartphones responderam por cerca da metade de todas as vendas de telefones celulares no 1o trimestre de 2013, em comparação com cerca de 40% em todo o ano de 2012. O número total de assinaturas móveis cresceu 8% globalmente no 1o trimestre de 2013 comparado com o mesmo período do ano passado. Destas, o WCDMA/HSPA ganhou cerca de 60 milhões de assinaturas, as assinaturas exclusivas de GSM/EDGE aumentaram em mais de 30 milhões, e o LTE obteve cerca de 20 milhões de novas assinaturas.

As assinaturas de banda larga móvel cresceram ainda mais rápido ao longo deste período (a uma taxa de 45% ao ano), chegando a cerca de 1,7 bilhão. No Brasil, espera-se que o total de assinaturas móveis chegue a 330 milhões até 2018.

O Relatório de Mobilidade também abrange o conceito de "cobertura de aplicativos” ? qualidade com que os usuários são capazes de acessar seus aplicativos móveis ? e apresenta um novo sistema para explicar os efeitos das variações no desempenho de rede, de uma forma relevante para o usuário.

Nesta edição do relatório, o relacionamento entre o desempenho da rede e a fidelização do cliente também é estudada. O desempenho da rede é o principal impulsionador da fidelização do usuário nas operadoras móveis, seguido pela relação entre custo e benefício. Outras seções do relatório explicam os efeitos da sinalização dos smartphones no tráfego de dados, e analisam o roaming de dados, identificando oportunidades para as operadoras de gerar novas fontes de receita.

A Ericsson é líder mundial no fornecimento de tecnologias e serviços de comunicação. Possibilitamos a Sociedade Conectada com soluções eficientes e em tempo real que nos permitem estudar, trabalhar e viver nossas vidas de uma forma mais livre e em sociedades sustentáveis no mundo todo.

Oferecemos serviços, software e infraestrutura em Tecnologias da Informação e Comunicação para operadoras de telecom e outras indústrias. Hoje, 40% do tráfego móvel global passa pelas redes da Ericsson e prestamos serviço de suporte nas redes de nossos clientes que atendem mais de 2,5 bilhões de assinaturas.

A Ericsson está presente na América Latina desde 1896, quando entregou equipamentos pela primeira vez na Colômbia. No início do século XX, aumentamos nossa presença na América Latina ao firmar acordos na Argentina, Brasil e México. Hoje, estamos presentes em 56 países da América do Sul, América Central, México e Caribe, com instalações completas, como unidade de Produção e Centro de Inovação com atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), além de Centro de Treinamento.

Somos mais de 110.000 pessoas trabalhando com clientes em mais de 180 países. Fundada em 1876, a Ericsson está sediada em Estocolmo, na Suécia. Em 2012, a empresa gerou receitas de US$ 33,8 bilhões (227,8 bilhões de coroas suecas). A Ericsson está listada nas bolsas de valores NASDAQ OMX (Estocolmo) e NASDAQ (Nova York). [www.ericsson.com/br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira