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09/11/2007 - 07:30

Colombo ganha quatro Tops de Marketing da ADVB/RS 2007

A rede de Lojas Colombo ganhou quatro Tops de Marketing ADVB/RS 2007, com cases vencedores nas categorias Varejo Nacional, Arquitetura e Decoração, Finanças e Responsabilidade Social. Os premiados, em 15 categorias analisadas pela entidade, foram anunciados em Porto Alegre, no dia 6 de novembro, após terem sido avaliados por um corpo de jurados com auditoria da Ayub e Pohlmann Auditores e Consultores.

No segmento de Finanças, a Lojas Colombo foi distinguida pelo case da Credifar S. A., a financeira do grupo varejista; na categoria Arquitetura e Decoração, foi premiada pelos projetos das lojas nos inovadores conceitos ‘Premium’ e ‘Standard’; no segmento Varejo Nacional, recebeu o Top de Marketing, pelas estratégias e crescimento das vendas pela web; e, na área de Responsabilidade Social, foi reconhecida pelo projeto que criou novas oportunidades de trabalho para pessoas com mais de 50 anos.

Top de Finanças - Para empreender uma estrutura de captação financeira que possibilitasse a entrada de recursos para a Credifar, foi necessário buscar, entre 2005 e o 1° semestre de 2006, um sócio capaz de fazer com que a instituição tivesse capital suficiente para abranger a onda crescente de demanda em crédito. O objetivo era tornar a Credifar, a partir de 2006, a solução financeira para o cliente Colombo, além de gerar crescimento sustentável de receita para o grupo.

Por meio de uma sociedade com o Bradesco e de ações em produto, comunicação, relacionamento e promoção, as estratégias de busca de parceria e ampliação de recursos disponíveis em carteira e trabalho com boa gestão de risco, atuação mais informal junto ao cliente Colombo, novos e exclusivos produtos, comunicação e composto promocional seguindo a filosofia do varejo firmaram o reconhecimento da marca Credifar.

Em 2006, a Credifar recebeu o primeiro lugar em desempenho de financeiras no Prêmio Balanço Financeiro 2007 da Gazeta Mercantil/Austin Rating, um dos mais importantes do setor. Além disso, a revista Valor Econômico classificou a Credifar como uma das 10 maiores financeiras do Brasil, apesar de ser totalmente focada no varejo.

Hoje, a Credifar tem a capacidade para financiar 100% das operações de crédito Colombo. O resultado operacional da Credifar apresentou elevação de 45,3% entre 2005 e 2006.

Arquitetura e Decoração - A evolução da imagem da Colombo, com a inauguração em 2005, da loja Colombo Premium no Shopping Iguatemi Porto Alegre foi a primeira incursão direta do grupo na expansão de um novo estilo de arquitetura e merchandising. A identidade da marca Colombo e as ações de comunicação da empresa, especialmente ligando a propaganda aos produtos expostos nas lojas do Grupo, foi primordial para estabelecer objetivos para atrair e reter um número cada vez maior de consumidores.

Entre os objetivos, destaque para a padronização, até o final de 2007, de 60 lojas da rede - entre operações de rua e de shopping centers - para gerar um aumento médio de 20% no faturamento em cada loja reformada, com uma estrutura interna de arquitetura e merchandising para tornar a Colombo, a partir de 2007, uma referência no varejo nacional em termos de arquitetura e merchandising.

Ações em produto, PDV e merchandising, comunicação e promoção, relacionamento e treinamento elevaram em 40% a base de clientes ativos e em mais de 50% no ticket médio. Com a modernização de lojas, através do projeto Colombo Standard, o faturamento cresceu entre 200 e 300% nas 40 lojas já reformadas em 2007. Com a consolidação de mercado e a diminuição do caráter de novidade, esse faturamento acomoda-se em pelo menos 20% acima do faturamento anterior à reforma.

Varejo Nacional - Reconhecendo o comércio eletrônico como um nicho promissor, o Grupo Colombo criou, em 2005, a sua loja virtual. Com potencial para crescer rapidamente, a empresa estabeleceu estratégias para expandir-se: seleção de mídias específicas nos principais canais de web em âmbito nacional, estabelecer parcerias com fornecedores para conceber novas linhas e tendências de produtos, criar promoções específicas ao mercado de comércio eletrônico, estabelecer ações de inteligência competitiva; qualificar a equipe interna de apoio à venda e readequar a estrutura de distribuição.

O uso de ferramentas de produto, distribuição, comunicação e promoção, preço e capacitação triplicaram em 2006 o índice de faturamento total da Colombo de 0,81%, em 2005, para 2,5%. Hoje, a colombo.com.br é a maior loja da Colombo, representando 4,8% do faturamento da rede. A colombo.com.br também já se tornou um dos três maiores players nacionais no comércio eletrônico no segmento eletrônicos e eletrodomésticos. O grande objetivo de expandir a marca Colombo e torná-la referência no varejo nacional já se reflete no número de visitas ao site: 63% dos acessos vêm de fora do RS. Destes, 20% são apenas do Estado de São Paulo graças ao reconhecimento das especifidades dos clientes internautas.

Responsabilidade Social - O Grupo Colombo tem tradição em investir em ações sociais. Seguindo a filosofia de liderar pelo exemplo, a empresa voltou-se para observar uma realidade bastante específica: o alto índice de rejeição no mercado de trabalho de pessoas na faixa acima dos 50 anos de idade.

Com esta perspectiva, a Colombo institui, dentro do seu Planejamento Estratégico para 2007, o projeto Top Atendimento com o objetivo de contratar atendentes comerciais com mais de 50 anos. Desta forma, a Colombo cumpriu, por iniciativa própria e não por meio de incentivos dedutíveis de impostos, um dever com uma parcela da discriminada no mercado de trabalho. Hoje, 53 lojas Colombo têm em seu quadro de colaboradores os Atendentes Comerciais da Melhor Idade. E os resultados não poderiam ter sido mais satisfatórios: além da melhora do clima nas lojas, muitos clientes verbalizaram, por meio da auditoria, o reconhecimento do desempenho dos Atendentes Comerciais da Melhor Idade.

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