Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/11/2007 - 07:46

25° Encontro Econômico Brasil-Alemanha


Ministro Michael Glos participa de abertura.

O ministro da Economia alemão, Michael Glos, chega ao Brasil dia 18 de novembro. Dia 19 abre, junto com o ministro Miguel Jorge, o 25° Encontro Economico Brasil-Alemanha, e em seguida vai para o Chile.

Há 160 anos os primeiros grupos de imigrantes alemães chegaram na região de Blumenau, contribuindo assim para criar raízes profundas nas relações entre os dois países. Relações estas que se intensificaram nos últimos anos e que tornam o Brasil um importante parceiro político, econômico e cultural para a Alemanha. E a presença do ministro da Economia e Tecnologia da Alemanha, Michael Glos, no 25º Encontro Econômico Brasil-Alemanha, em Blumenau, é uma prova de tudo isso.

Glos é um importante ator da cena política alemã atual e antes de assumir o cargo de ministro do governo da Chanceler Angela Merkel (CDU) liderou durante 12 anos a bancada de seu partido, o CSU (União Social Cristã), no Parlamento Alemão (Bundestag). Nascido na Baviera, estado conhecido por sua combinação de antigas tradições e novas tecnologias no sul da República Federal Alemã, ele chega ao Brasil no dia 18 de novembro, em Florianópolis, em um avião da Força Área Alemã. De lá segue para Timbó (SC), onde inaugurará a nova fábrica da KRAH-ICE. A empresa, que fornece equipamentos para a indústria automotiva, escolheu a cidade para se instalar por conta da mão-de-obra qualificada com conhecimentos da língua alemã. Uma situação já recorrente nos estados do Sul do Brasil.

Na parte da tarde ele chega em Blumenau, onde inaugura a nova Casa Alemã (Deutsches Haus), que abrigará uma filial da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha e o escritório do Cônsul Honorário de Blumenau.

Na manhã do dia 19 Michael Glos toma café da manhã com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior brasileiro, Miguel Jorge, e juntos irão abrir o encontro econômico às 8h30.

O ministro Michael Glos segue no mesmo dia para Santiago do Chile, e depois para Córdoba e Buenos Aires, na Argentina.

25º Encontro Econômico Brasil-Alemanha: Será a primeira vez que Blumenau sedia o encontro, que acontece dias 19 e 20 de novembro, e é esperada a presença de mais de 1000 representantes de empresas e instituições afins. Na verdade, esta é a primeira vez que o mesmo acontece fora de uma capital de estado. Paralelamente acontece o 34º encontro da Comissão de Cooperação Econômica Brasil-Alemanha.

O ministro Michael Glos estará acompanhado de uma delegação de cerca de 70 pessoas, que inclui o vice-ministro da Economia Bernd Pfaffenbach, o vice-ministro da Educação e Pesquisa Frieder Meyer-Krahmer, o Embaixador Gerhard Enver Schrömbgens, encarregado do Governo alemão para assuntos políticos da América Latina, e quatro Delegados do Bundestag, o Parlamento Alemão. No entanto a maioria da delegação é composta por representantes de empresas alemãs e da Confederação Nacional da Indústria alemã, a BDI.

O encontro deste ano tem como tema “Cooperação Tecnológica e Inovação: Reforçando a Competitividade Internacional”, e terá representantes de diversas áreas, como indústria automobilística, logística, responsabilidade social, energia, tecnologia da informação, saúde e bem-estar, agronegócio, entre outros.

Na véspera do encontro do dia 18 de novembro, será entregue o prêmio Personalidade Brasil-Alemanha, que terá como contemplados Hans Prayon, presidente do Conselho de Administração da Hering e ex- cônsul Honorário alemão em Blumenau; e Klaus Meves, presidente da Diretoria Executiva da empresa de logística marítima Hamburg Süd.

Relações Comerciais Brasil-Alemanha: O Brasil é o principal parceiro comercial da Alemanha na América Latina. O comércio entre os dois países movimentou no último ano mais de 12 bilhões de dólares, sendo o Brasil o segundo principal parceiro nas Américas. Em 2007, considerando apenas os resultados do primeiro semestre, o total do comércio bilateral (isto é, considerando importações e exportações) cresceu entre 26 e 27%.

No Brasil existem cerca de 1200 empresas com capital alemão, representando investimentos diretos de mais de 20 bilhões de dólares. Algumas delas se instalaram na região de Blumenau, que tem o diferencial de contar com mão-obra-qualificada dotada de conhecimento não só da língua alemã, como também da cultura, o que permite uma fácil assimilação e mistura da mentalidade dos dois países.

Para o embaixador da Alemanha em Brasília, Prot von Kunow, que acompanhará o Ministro Michael Glos na visita ao Brasil, o encontro em Blumenau irá favorecer ainda mais as parcerias Brasil-Alemanha na região:

“Empresas alemãs, especialmente de pequeno e médio porte, terão a oportunidade de descobrir as boas condições de investimento em uma região do Brasil não tão conhecida como as grandes metrópoles. Tenho certeza que deste encontro resultarão bons contratos para ambos os lados”.

Algumas empresas já descobriram estas potencialidades do Brasil, como a Bosch Rexroth, T-Systems e Netzsch , presentes na região de Blumenau e Pomerode.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira