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05/06/2013 - 09:50

Comércio Eletrônico: A propaganda continua sendo a alma do negócio

O e-commerce revolucionou completamente a maneira de fazer negócios no século XXI. Contudo, nesses mais de dez anos que tenho acompanhado esse fenômeno, continuo encontrando empresas e empreendedores que acreditam que as coisas na Internet acontecem como num passe de mágica. Iludem-se achando que o simples fato de publicarem um site de vendas na web garantirá que compradores encontrem seus produtos. Invariavelmente seus negócios on-line acabam naufragando.

“A propaganda é a alma do negócio”. Apesar de ser um conceito muito antigo, ele talvez seja o mais importante quando se fala de lojas virtuais. Por isso, quando varejistas começam a planejar o ingresso no e-commerce, é fundamental reservar uma parte importante do investimento para a divulgação da Loja, com condições de bancar um plano de marketing de pelo menos 12 meses.

Sempre comece com uma pequena verba publicitária. O fato de você reservar uma boa quantia para divulgar sua loja não significa que você deve começar com o “pé no fundo”. Na web, a publicidade que funciona, funciona imediatamente. Se uma campanha não gerou vendas nos primeiros dias, interrompa no ato. Isso não significa que você não deva continuar testando modelos diferentes de publicidade. Teste é o mantra do sucesso em vendas on-line.

Assim, dados como cliques, taxas de conversão etc. podem se transformar em uma análise muito útil que pode ajudá-lo a fazer melhorias em suas campanhas, por meio do Google Analytics que, além da publicidade no Google, possibilita controlar todos os tipos de mídia on-line, incluindo banners, links de referência, campanhas de e-mail, busca orgânica e paga.

A publicidade que funciona é direta: “O melhor preço!”, “Frete Grátis!”, “Somente hoje!” “Até 70% de desconto”. Se você não oferecer algo melhor, diferente, especial ou exclusivo, o visitante não vai comprar em sua loja virtual. O frete grátis, comprovadamente uma das melhores táticas de conversão para a loja on-line, é uma boa alternativa para começar.

E por fim, você não pode agradar a todos. Defina quem é o seu público alvo e como seu produto vai beneficiá-lo. E lembre-se sempre que a propaganda também é a alma do negócio online.

.Por: Vinicius Pessin, CEO da e-Smart, empresa provedora de soluções para e-commerce que reúne as melhores experiências de usabilidade, intuitividade e design.

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